Traduzir

Rádio Graciosa


10 junho 2011

Resumo Semanal 6 a 10 Junho de 2011.

PSD vence nesta ilha e a nível Nacional.

PSD venceu com maioria absoluta as legislativas nacionais 2011, na ilha Graciosa, obtendo 53,4% dos votos contra 32,6% do PS. Ainda com pouca expressão, o CDS/PP obtêm 4,41% e o BE 2,28%.
Quanto à abstenção atingiu-se um valor demasiado alto, que se situou nos 56,45%, aqui na nossa ilha.
Em todas as freguesias da ilha, o PSD venceu com uma larga maioria, mesmo em Santa Cruz, que tradicionalmente vota PS, o que mostra a desilusão dos contribuintes quanto às políticas do governo de Sócrates.
No tocante a votos, o PSD obteve 1030 votos, o PS 629 e o CDS 85 votantes.
O PSD venceu as legislativas nos Açores, conquistando três dos cinco deputados deste círculo eleitoral e vencendo em todos os concelhos, exceto no Corvo, onde ganhou o PS, enquanto o CDS-PP voltou a falhar a eleição de um deputado.


PSD pretende um País com mais desenvolvimento e PS reconhece a sua derrota.

João Bruto da Costa, Presidente da comissão politica de ilha do PSD diz que a vitória do PSD, é uma vitória da verdade e da seriedade na política.
Acrescentou ainda que não prometem aquilo que não podem cumprir, não usando falsas promessas e ilusões sobre o futuro, não sendo necessário fazer campanhas de mentira e tentar enganar as pessoas com o medo. Porque os Açorianos estão atentos e sabem quem diz a verdade.
Presidente da comissão politica de ilha do PSD, afirma que as pessoas na Graciosa demonstraram que sabiam o que estava em jogo e o que se passa pelo país e que votaram consoante a sua consciência e consoante aquilo que sabem que é melhor para o País e para a Graciosa.
Avelar Santos, Secretário Coordenador do PS Graciosa diz que o partido socialista reconhece a sua derrota, e acrescenta que a alternância democrática assim é que funciona e que vamos ver o que um governo de direita terá para o nosso País, assim como para a Região Autónoma dos Açores e para a Graciosa em particular.
Avelar Santos, afirma que o povo, chamado a pronunciar-se sobre a governabilidade do país, optou pela mudança, num voto de protesto pelas medidas duras que o governo do Partido Socialista teve de tomar neste difícil período de crise.
Citou ainda que cada eleição é uma eleição e, como tal, não devemos extrapolar estes resultados para outros escrutínios, pois o povo, a coberto da sua sabedoria, entende o que está em causa em cada um dos processos eleitorais e age em conformidade.



Sinais na estrada de São Mateus foram vandalizados.

No passado sábado, 4 de Junho, os sinais na estrada de São Mateus foram vandalizados.
Mais casos de vandalismo na ilha Graciosa, durante a madrugada de Domingo, onde foram destruídos vários sinais que sinalizam o entroncamento da estrada de São Mateus, para o caminho do pinheiro e lagoa.
Estão a aumentar os casos de vandalismo e de destruição de bens públicos, na ilha Graciosa.



Quota do Goraz já foi atingida por alguns pescadores.

As embarcações “Conde do Mar” e “ Ermelindo” pertencentes a João Manuel da Silva Benjamim estão proibidas de capturar, manter a bordo, transbordar e desembarcar qualquer exemplar da espécie Goraz, em virtude de terem ultrapassado a respectiva quota.
Esgotadas que estão as quotas do goraz, os pescadores devem pescar outras espécies de peixe para poderem continuar a pescar.



Já começaram a ser feitas obras nas esplanadas da praça.

Já estão a decorrer trabalhos para dotar as esplanadas da praça, com painéis de acrílico, para que estas fiquem mais abrigadas e a funcionar de uma forma mais cativante para os seus utentes.
Neste momento, no centro de Santa Cruz, não existe nenhuma esplanada aberta o que para o turismo e residentes não é bom.
Dada a dificuldade que se tem feito sentir, em explorar as atuais esplanadas, seria de bom-tom, estudar a possibilidade de novamente o coreto da praça, depois de devidamente requalificado, voltar a ser um bar com uma agradável zona ao ar livre no verão como já o foi antigamente.
Quanto à sua exploração deveria ser por concurso público ou limitado.




A partir deste mês já são esperados turistas.

Tradicionalmente, é a partir deste mês de Junho, que os nossos emigrantes do mercado da saudade, começam a chegar à ilha Graciosa, para gozarem os seus dias de férias, e por outro lado, visitarem a família e os amigos.
Também os turistas estrangeiros, já começam a ser vistos por estas paragens, e não voltarão ou divulgarão a nossa ilha, se não encontrarem boas instalações hoteleiras ou de turismo rural, bons restaurantes, boas esplanadas, bons trilhos pedestres, boas zonas balneares etc.
Desta forma esperamos que chegada a época tudo esteja nos devidos lugares e a funcionar na sua plenitude.




Foi detido um homem, por se recusar a efectuar o teste de álcool e outro por distúrbios e agressão a agente de autoridade.

No passado sábado, 4 de Junho, foi efectuada uma operação de fiscalização rodoviária, no Concelho de Santa Cruz da Graciosa, tendo sido fiscalizados 41 veículos. Como consequência desta operação, foi detido um homem, por recusa de efectuar teste de álcool, e terem sido detectadas duas infracções de natureza contra-ordenacional, em concreto, pela condução sob a influência de álcool, com uma TAS de 0.82 g/l e por falta da inspecção do veículo.
No dia 7 de Junho, foi detido um homem de 34 anos de idade, que após ter provocado desacatos no interior de um estabelecimento de restauração e bebidas, e já no interior da esquadra para onde foi transportado, ameaçou contra a integridade física do Agente da Autoridade no exercício das suas funções. São situações que de modo algum devem ser toleradas, numa sociedade democrática em que vivemos, e que devem ser punidas de acordo com a lei.




Casa de Povo do Guadalupe tem nova direção.

Realizou-se no dia 2 de Junho de 2011, pelas 20.30 horas, na sede da Casa do Povo de Guadalupe, uma reunião para eleger os novos corpos directivos.
Nesta reunião foi eleito Presidente da Assembleia Geral, Manuel Florentino Silva Picanço e para Presidir ao Concelho Fiscal, Franklim Vieira Bettencourt.
Quanto ao corpo diretivo, ficou constituída por Arlindo Lobão Vasconcelos como presidente, o secretário é José João Silva Mendonça e o tesoureiro é Manuel Eduardo Bettencourt Silva.
Casa do Povo de Guadalupe com nova direção para servir os seus sócios.



Governo atribui apoio superior a 348 mil euros em habitação.

Concedidos ao abrigo do programa de apoio à recuperação de habitação degradada, os novos financiamentos visam proporcionar melhores condições de segurança e de habitabilidade.
Na Graciosa o montante total para este apoio é de 51 177,18euros e atinge 3 agregados familiares, dos quais dois no Guadalupe e um na Luz.



Carlos Corte Real é Campeão de xadrez desta Ilha.

Neste torneio apurou-se o campeão de Ilha, que irá disputar o Campeonato Regional, que se realiza em Ponta Delgada, entre os dias 22 e 26 deste mês.
O campeão de Ilha, é o xadrezista Carlos Côrte-Real, e o vice campeão, é Ricardo Montes.
Nesta competição participaram 8 atletas, todos do Clube Desportivo Escolar Ilha Branca e na classificação final ficou em 1.º lugar Carlos Côrte-Real com 6 pontos, em 2.º Ricardo Montes também com 6 pontos, e em 3.º Paulo Estorninho com 4 pontos. Nos lugares seguintes classificaram-se em 4.º lugar Nuno Bettencourt também com 4 pontos, em 5.ºlugar ficou Fernando Malheiro com 3,5 pontos, em 6.º Brivaldo Melo com 3 pontos, em 7.º Luis Nascimento com 1,5 pontos e em 8.º e último lugar, Franco Ceraolo que não obteve nenhum ponto.




Direção do S. C. Guadalupe é presidida por José Rodrigo Espínola.

Na eleição dos novos órgãos sociais do Clube, na Direcção ficou como Presidente José Rodrigo Espínola, o Vice-Presidente Ascénio Martins, e Sérgio Melo como Secretário.
Os Vogais da Direcção são José João Picanço, Pedro Picanço, Filipe Ramos, Jorge Zagaia e Erundino Nogueira.
A Assembleia Geral é constituída por Cláudio Bettencourt, João Oliveira e José da Silva.
Ainda nos novos corpos sociais do Sporting Clube do Guadalupe, o Conselho Fiscal é constituído por Jorge Medina, Carlos Brum e Vânia Medina.



Novo tanque para distribuição de água vai ser construído em São Mateus.

A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas adjudicou, a execução da empreitada de construção de um Reservatório e Posto de Distribuição de Água à Lavoura em São Mateus, beneficiando cerca de 30 explorações agrícolas e uma área aproximada de 210 hectares de pastagem permanente.
Os trabalhos terão um custo de mais de 50 mil euros e contempla a construção de um reservatório metálico com uma capacidade de armazenamento de 250 metros cúbicos e ponto de distribuição de água à lavoura.
No Perímetro de Ordenamento Agrário de Santa Cruz/Guadalupe, está a decorrer neste momento a elaboração de três projectos de construção e beneficiação de caminhos agrícolas (construção do piso em betão betuminoso numa extensão de um quilómetro, melhoria da rede de drenagem e um quilómetro de condutas de distribuição de água), abastecimento de água à lavoura e electrificação agrícola de uma sala de ordenha, com vista ao lançamento das respectivas empreitadas, as quais têm um custo estimado de 640 mil euros.




Pescadores e armadores “ainda não receberam” apoios do governo regional.

O deputado social-democrata João Costa, citou na Assembleia Legislativa dos Açores que há ainda muitos pescadores e armadores que não receberam o que lhes é devido em termos de apoio aos juros com o investimento em embarcações ou o valor devido para apoio ao pagamento de seguros”, afirmou.
O parlamentar do PSD/Açores salientou que esta situação demonstra o grande desnorte do governo socialista na gestão da política de pescas na Região, “quer na parte de gestão de recursos, quer especialmente na relação com os profissionais da pesca”.
O Graciosense João Costa deu como exemplo, o FUNDOPESCA que apenas foi pago, pela metade, a uma semana das eleições, e em pleno mês de junho”, disse.
João Costa falava no debate sobre um projeto de resolução do PSD/Açores, chumbado pela maioria socialista, que propunha a alteração do novo regime contributivo para os pescadores proprietários de embarcações de pesca local e costeira, alegando que a “contribuição fixa” agora definida na lei é “injusta e insustentável”.
Mais uma vez, o PS, teimosa e isoladamente, não deixou que se pudesse ter em atenção uma situação que se revela injusta e penalizadora de alguns pequenos armadores, sublinhou o Graciosense João Costa.
Marcelo Pamplona, Sub-Secretário Regional das Pescas disse que qualquer armador com uma actividade inferior a 25 mil euros, é taxa com o mínimo para a segurança social, que é de cerca de 60 euros.
José Gaspar Lima, da bancada PS justificou o chumbo da proposta da bancada social-democrata dizendo que a Assembleia Regional não tem competências para alterar o código de contribuições e explicou aquilo que o governo fez para tentar atenuar aquele regime.

Twitter Facebook Favorites More