A época balnear começou oficialmente em todo o país ontem, dia 1 de Junho.
No entanto, no concelho de Santa Cruz da Graciosa, a época só terá início a 9 de Junho, conforme nos confirmou Manuel Avelar Santos, Presidente da Câmara Municipal.
A novidade este ano, vai para as bandeiras azuis nas zonas da Calheta e areal de São Mateus, que serão hasteadas um pouco mais tarde de modo a que a marinha esteja presente neste acto.
Nas zonas balneares quer da Calheta e Praia, irão trabalhar 4 nadadores salvadores, tal como exigem os parâmetros do galardão da bandeira azul.
O facto de não haver mais nadadores salvadores na ilha, impossibilitou que candidatassem o Carapacho a bandeira azul.
Na Piscina Municipal decorrem ainda as obras de darão maior higiene a salubridade àquela água, obras que Avelar Santos espera que estejam prontas a 9 de Junho.
A preparação desta época balnear vai custar à autarquia mais de 60 mil euros, dos quais a maior parte, cerca de 50 mil euros, vão ser investidos nas obras da Piscina Municipal e os restantes 10 mil para manter as condições exigidas para se ter as duas bandeiras azuis na ilha.
Um investimento que segundo o autarca não deixa de ser considerável para a nossa autarquia e por isso mesmo não garante que a Câmara possa continuar de futuro a ter este tipo de despesas para a manutenção das bandeiras azuis.
Resta aguardar também que todas as pessoas que utilizam as zonas balneares respeitem aqueles espaços e cumpram as suas regras de utilização.