
Segundo o governante, o resultado deste rastreio coloca os Açores ao nível da média nacional, quando um estudo anterior, realizado há alguns anos atrás, indicava que as crianças açorianas eram mais obesas que as do resto do país.
Lembrou, a propósito, que a primeira medida tomada nesta legislatura com vista a combater a obesidade infantil foi a contratação de nutricionistas para todos os centros de saúde da Região, com vista a assegurar, por esta via, “que todas as crianças possam ter acesso a uma consulta de nutrição” no centro de saúde da sua área de residência.
Independentemente do centro de saúde já ter, ou não, contratado um nutricionista, pois há ainda alguns que o não fizeram, todos os jovens a quem é diagnosticado um excesso de peso têm tido o devido acompanhamento nos centros de saúde, afirmou o governante.
Um exemplo disso, foi a recente feira da saúde, que foi realizada em Santa Cruz da Graciosa, na Praça Fontes Pereira de Melo, onde os profissionais de saúde deram conselhos sobre estas e outras matérias.