Traduzir

Rádio Graciosa


19 maio 2022

Graciosa tem potencialidades para produzir café- Delta entregou estudo que mostra "potencial" para produção de café nos Açores

O grupo Nabeiro - Delta Cafés entregou um estudo desenvolvido nos últimos dois anos ao Governo Regional dos Açores, que mostra o "potencial" daquela região para a produção de café.

Segundo noticia divulgada pela Lusa, o presidente executivo do grupo, Rui Miguel Nabeiro, indicou que o estudo foi entregue "há 15 dias" ao Governo Regional dos Açores, tendo o mesmo sido desenvolvido pela International Coffee Partners.

"Nós não somos ainda um país produtor de café, estamos a trabalhar com o Governo Regional dos Açores e com a Associação de Produtores Açorianos de Café (APAC) para tornar possível produzir café nos Açores", disse.

Rui Miguel Nabeiro, que falava à Lusa à margem de uma visita às empresas do grupo, em Campo Maior (Portalegre), pela Casa da América Latina e dos embaixadores latino-americanos acreditados em Portugal, explicou que o estudo foi feito pela International Coffee Partners, sendo o mesmo "detalhado", e que revela "as melhores origens, os melhores solos, a melhor forma de produção" de café na região açoriana.

"Neste momento há um relatório que está entregue sobre tudo o que se pode e não pode fazer, como deve e não deve fazer para se produzir café nos Açores. A partir daqui estamos a começar a trabalhar naquilo que é a fase dois, que é, de facto, arrancar com o processo, mas ainda há aqui um trabalho administrativo grande", disse.


O grupo Nabeiro - Delta Cafés pretende "apoiar" os agricultores interessados em produzir café, no sentido de se poderem estabelecer, criar o seu negócio, estando o grupo disponível também para colaborar na criação de estruturas para aumentar a produção.

"O 'governance' deste projeto terá de ser da APAC e do Governo Regional dos Açores” e a partir deste momento, a Delta está disponível para acompanhar os próximos passos", acrescentou.

No dia 10 deste mês, o secretário regional da Agricultura nos Açores, António Ventura, afirmou ter identificado, na Graciosa, diversas "potencialidades" por ser uma "reserva da biosfera", indicando que "está a ser realizado um curso para produção de café".

Apesar da aposta na diversidade, o café continua a ser a alma do grupo Nabeiro que importa 27 mil toneladas deste produto ao ano de 60 países, entre os quais, Brasil, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Jamaica, Honduras, Nicarágua, México, Panamá, Perú e Venezuela.



Fonte: Noticias ao Minuto

Twitter Facebook Favorites More