Traduzir

Rádio Graciosa


27 outubro 2021

Conselho de Ilha satisfeito com respostas do Governo Regional às necessidades da Graciosa

A reunião entre Conselho de Ilha Graciosa e Governo dos Açores foi o ponto alto do segundo e último dia, da visita estatutária à Graciosa.

Perante o memorando preparado pelos conselheiros, o Governo dos Açores informou que no que respeita aos transportes marítimos vai ser feito um estudo, que identifique as dificuldades e soluções reais. No Porto Comercial serão feitas obras de requalificação do piso e o projeto da nova gare marítima de passageiros está a ser elaborado.

Nos transportes aéreos, o Governo garante que continuarão a ser feitas alterações nos horários, sempre com objetivo de melhorar. A obra da nova aerogare deverá arrancar no inicio de 2022.

Quanto às Termas do Carapacho, em 2022 estará tudo contratualizado para o seu funcionamento em pleno, o atraso deve-se a problemas com a extração de água termal.

Na área do emprego, os programas vão ser aprofundados e remodelados, como o objetivo de combater a precariedade e com criação de novos programas para combater a sazonalidade de alguns sectores, como por exemplo do turismo.

Na educação, o ensino profissional poderá ser ampliado na escola secundária, estando o governo a trabalhar ideias para as ilhas sem escolas profissionais. A requalificação da escola básica de São Mateus será uma situação a analisar em conjunto com a Câmara Municipal. A escola secundária recebeu 67 portáteis e 25 tablets e um reforço ao nível de pessoal não docente, neste ano letivo.

Na cultura, a reabilitação do património religioso é para continuar, não tendo havido candidaturas até ao momento. Formações e eventos variados vão continuar a decorrer na área da cultura.

Na vertente de mar e pescas, foi anunciado que o projeto para requalificar o Porto Afonso está em fase final, no entanto sobre o porto de recreio, orla costeira e videovigilância do Porto de Pescas, não houve resposta, porque o secretário do setor não esteve na visita, por se encontrar infetado com Covid 19.

Na reabilitação de estradas, ficou o compromisso de que em 2022 será feito projeto para a estrada Santa Cruz-São Mateus, já o de Santa Cruz-Guadalupe ficará para depois de concluída a obra da rede de águas.

Na saúde, até ao final do ano será contratada uma empresa especializada para acabar com as infiltrações graves do Centro de Saúde. Serão abertos concursos para 2 médicos de medicina geral e familiar, 1 psicólogo, 1 técnico de informática e 1 técnico de higiene e saúde no trabalho. Em equipamentos, será adquirido um novo ecógrafo, com sonda cardíaca.

No ambiente, o centro de resíduos vai sofrer obras de manutenção e alguns equipamentos novos e sobre a água está a ser concluído um estudo que indica que não há escassez de água na Graciosa, havendo sim, dificuldade no acesso. Para a solução do escoamento da Grota do Moio, o governo está disponível para encontrar uma solução técnica.

Na agricultura, apoios que estão em atraso serão pagos, sinergias entre serviços serão criadas para dar apoio técnico á Adega e estão a ser desenvolvidos programas para que os agricultores se candidatem ao armazenamento e captação de água. A 2ª fase de Barreiro/Vales está em fase de projeto e será candidatada em 2022 e no Poço do Latino será feita uma intervenção.

Na área social, ambos os lares de idosos terão aumento de camas, haverá apoios á habitação degradada e à construção com custos controlados em São Mateus.

Perante estas respostas, Vítor Mendes, Presidente do Conselho Ilha Graciosa disse estar satisfeito com a abertura “quase total” perante os assuntos que os conselheiros abordaram.

Vítor Mendes afirma que as respostas nunca são suficientes, mas que foram satisfatórias.

Twitter Facebook Favorites More