Traduzir

Rádio Graciosa


08 maio 2021

Resumo Semanal de 3 a 7 de Maio de 2021

Consignada empreitada de requalificação do largo 1.º de Dezembro


Esta empreitada adjudicada à empresa Tecnovia, tem como objetivo tornar o espaço apto não só a festividades, mas a mais usos, respeitando o histórico chafariz. O custo é de cerca de 66 mil euros e um prazo de execução de cerca de 150 dias.

Ana Carvalho, Secretária Regional das Obras Públicas e Comunicações, afirmou que “as obras não precisam de ser de grande dimensão e sim de grande utilidade”.






Conselho de Ilha unânime em que Açores necessitam de novo modelo de transportes de mercadorias


O Grupo Parlamentar do CDS-PP propõe ao Governo Regional a realização de um estudo de viabilidade económica, de diferentes modelos de transporte marítimo de mercadorias, que contemple o transporte do Continente para os Açores e a distribuição e transporte de carga inter-ilhas.

Os conselheiros entenderam por unanimidade que a proposta deve seguir, porque os transportes marítimos necessitam de alterações.

Vítor Mendes, Presidente do Conselho de Ilha Graciosa, afirma que o parecer favorável, vai seguir com a recomendação que o estudo volte a passar pelos conselhos de ilha, para que assim todas as ilhas tenham uma palavra a dizer.

Já houve várias iniciativas para que fosse elaborado um novo modelo de transportes para os Açores sem qualquer resultado, no entanto o Conselho de Ilha Graciosa espera que desta vez seja célere e que se chegue a uma conclusão.






Conselheiros preocupados com atrasos nos CTTs  e estragos na vinhas


Em causa estão atrasos de cerca de uma semana para correspondência que vem por exemplo da ilha Terceira, sendo ainda muito maiores no caso de ser remetida do continente.

Vítor Mendes, Presidente do Conselho de Ilha Graciosa, afirma que será pedido um esclarecimento sobre a situação que está a afetar a ilha.

Os estragos provocados pela tempestade Lola na agricultura, sobretudo na vinha também foram abordados, embora o assunto já tenha chegado ao Governo Regional através das associações de agricultores.






Junta de Freguesia de São Mateus preocupada com acessibilidades e abastecimento de água à Lavoura


A Junta de Freguesia alerta que há a necessidade de entre os dois troços de estrada Barreiro/ Vales/ Ventosa, efetuar uma intervenção para melhorar a circulação e critica o fato de não ter sido aprovado no parlamento regional uma proposta nesse sentido, esclarecendo ainda que “a responsabilidade dos acessos, abastecimento de água e energia às explorações são da Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, que conta com fundos comunitários para esta finalidade”.

A Junta de São Mateus alerta ainda para a urgência na “reparação do reservatório do Encanamento”, que sabe a junta já estão os materiais na ilha, “mas a aguardar que a IROA envie os técnicos para a sua colocação”, o que entretanto está a provocar demoras no enchimento dos tanques de água.






Projeto Graciólica é visto como exemplo para a Europa 


O Plano de Recuperação e Resiliência contempla as regiões autónomas com um envelope de 185 milhões para as renováveis e descarbonização e uma fatia importante desses apoios está destinada a sistemas de armazenamento de energia

Segundo o Jornal Expresso, “a EDA - Eletricidade dos Açores terá direito a 22,5 milhões de euros para dotar seis ilhas com baterias, designadamente Corvo, Flores, Faial, Pico, São Jorge e Santa Maria, com dimensões diferentes, que vão dos 0,5 MW no Corvo aos 9 MW no Faial e no Pico”.

Estes sistemas vêm juntar-se ao projeto Graciólica, na Graciosa, juntando baterias de lítio e produção solar e eólica, e a outros projetos em curso para instalar baterias nas ilhas de São Miguel e Terceira.

O PRR contempla ainda outras importantes rubricas de financiamento para a descarbonização da energia nos dois arquipélagos, com os Açores a terem direito a 71 milhões de euros para expandir o aproveitamento da energia geotérmica, bem como 3,5 milhões de euros para um projeto específico no Corvo que combina energia eólica e solar.

O projeto Graciólica é assim tido como exemplo, não só pelo país, mas também pela Europa, para o futuro das energias renováveis em ilhas e arquipélagos.


Fonte: Expresso





Governo investirá este ano 300 mil euros em estradas e ajudas pontuais 


Na visita realizada esta semana à Graciosa, a Secretária Regional das Obras Públicas e Comunicações, revelou que o valor destina-se a arranjos em estradas e apoio a algumas entidades, como por exemplo ajuda à colocação de novo teto na Casa do Povo de Guadalupe.

Este valor inclui a execução do projecto para reabilitação da estrada regional entre São Mateus e Santa Cruz. No caso da estrada entre Guadalupe e Santa Cruz, a intervenção seguir-se-á às obras programadas pelo município para a rede de águas.

Ana Carvalho garantiu que os compromissos são para cumprir.





Presidente da Câmara recebeu Comandante do NRP António Enes


Em comunicado, a Marinha refere ter recebido do autarca Graciosense, “uma sentida mensagem de agradecimento por todo o apoio prestado à população da Ilha Graciosa ao longo dos anos”.





Sistema de partilha de bicicletas eléctricas pode ser alargado a outras freguesias


O regulamento municipal de partilha de bicicletas eléctricas, que não recebeu qualquer proposta durante o período de discussão pública, foi já enviado para publicação em Diário da República.

Nesta fase inicial são 15 as bicicletas disponibilizadas, nos três pontos de carregamento junto à Câmara, Escola Secundária e Aeroporto.

No âmbito do encontro, os deputados municipais entenderam que seria frutífero que este sistema também chega-se ao centro das outras 3 freguesias da Graciosa, tendo a vice-presidente Conceição Cordeiro explicado que se trata de um projeto piloto, com possibilidade de alargar a outras localidades da ilha. O projeto foi candidatado pelo Governo dos Açores ao PO2020, cabendo à Câmara Municipal a gestão e manutenção.

As bicicletas elétricas a disponibilizar tem uma autonomia para 40 Km e atingem uma velocidade de 25 Km/hora.





Junta de Freguesia da Luz queria alterações ao projeto do Largo 1ª de Dezembro


Em nota de imprensa, o autarca da Luz afirma que “embora tivesse sido apresentada, anteriormente, a maquete do projeto” e tivesse solicitado o projeto de execução, “o pedido foi indeferido”. O intuito do pedido era que “um maior conhecimento por parte desta Autarquia, bem como dos cidadãos da Freguesia”.

George Ortins lamenta “que o piso não seja em calçada portuguesa, com outra arte e qualidade, semelhante aos centros de outras freguesias e vilas”, entendo que “a opção escolhida de utilizar cantaria no chão torna menos confortável e nobre o espaço”. 

Entende que “também os passeios adjacentes, em betonilha, deveriam ser alvo de uma intervenção mais cuidada, de forma a dar um enquadramento mais harmonioso” e  no que concerne ao mobiliário urbano, espera “que sejam colocadas papeleiras e que continuem presentes os bancos clássicos de jardim, com costas, proporcionando maior conforto”.

Como aspeto positivo anunciado pela Secretária Regional das Obras Publicas e Comunicações, o autarca da Luz destaca “o reforço da iluminação publica, pois, desde que foi instalada a nova iluminação led, houve um decréscimo significativo da iluminação na zona central da nossa Freguesia, o Largo 1.° de Dezembro”.






Graciosa vai ser estudada para prática de parapente


Trata-se de uma iniciativa do Clube Asas de São Miguel, que vai contar com o apoio da Câmara Municipal da Santa Cruz da Graciosa.

O objetivo do projeto “Desafio” é realizar prospeção e registo de possíveis locais de voo para a prática de parapente na Graciosa.

Os participantes desta iniciativa estarão na Graciosa entre 13 de 21 de Agosto.




Junta de São Mateus prepara freguesia para nova época balnear


Na praia, foi iniciada esta semana a limpeza de sargaços da zona balnear, tornando-a limpa para os primeiros banhistas.

Também no centro da freguesia está a ser feita a manutenção de espaços verdes.



Twitter Facebook Favorites More