Traduzir

Rádio Graciosa


13 maio 2021

PSD elogia estabilização do quadro docente nas ilhas mais pequenas

O grupo parlamentar do PSD/Açores destacou a ação do novo governo regional para “a estabilização do quadro docente nas ilhas de menor dimensão”, que se pretende “resolva uma situação que se arrasta há vários anos”.

Após uma visita à Escola Básica e Secundária da Graciosa, os deputados João Bruto da Costa, Rui Espínola, Luís Soares e Paulo Silveira, frisaram a necessidade, precisamente, “de estabilizar os quadros do corpo docente na ilha”, onde se notam dificuldades na contratação de professores, “sobretudo de Matemática e Ciências da Natureza” e dizem esperar que o novo concurso de pessoal docente, que cria os quadros de ilha, “consiga resolver esta situação”.

Em relação à escola da Ilha Graciosa foi apontada a necessidade “de um reforço de técnicos especializados na área da educação, isto face às necessidades daquela escola, que só tem um psicólogo, um terapeuta da fala e um técnico de psicomotricidade, todos em contrato a termo resolutivo”.

Relativamente à pretendida estabilidade profissional dos assistentes operacionais, os parlamentares referiram que “uma parte significativa está ao abrigo de programas ocupacionais, sendo que o Orçamento para 2021 já irá permitir solucionar algumas dessas situações”, disseram.

Sobre a estrutura física da EBS da Graciosa, foram apontadas algumas intervenções tidas como urgentes, “é o caso da reparação do teto do ginásio da escola, que tem várias infiltrações, que estão a causar a sua deterioração, bem como as coberturas exteriores que interligam os pavilhões, igualmente com elevado estado de degradação”.

Aos deputados do PSD/Açores presentes foi também transmitida a vontade “de uma maior aposta no ensino artístico na ilha, que tem tradições culturais próprias e muito abrangentes”, concluíram.

Twitter Facebook Favorites More