Traduzir

Rádio Graciosa


11 maio 2021

Manuel José Ramos questiona Governo sobre reparação de reservatório de água para a lavoura

Os deputados do PS/Açores eleitos pela Ilha Graciosa querem que o Governo Regional confirme “para quando está prevista a instalação da tela de cobertura e a reparação do reservatório de abastecimento de água à lavoura, na Freguesia de São Mateus, alertando para o facto que a inoperacionalidade destas instalações provocar sérias dificuldades aos agricultores”. 

Manuel Ramos e José Ávila entregaram já, um requerimento na Assembleia Legislativa dos Açores, a solicitar mais informações.

O deputado Manuel Ramos realça que “a água é um recurso vital para a sobrevivência das explorações”, é “fundamental para a produção de alimentos” e que “o abastecimento de água às explorações agrícolas é um fator importante para a sua rentabilidade”. 

Tendo em conta que, na Freguesia de São Mateus, “só existe um único reservatório de abastecimento de água à Lavoura”, no Pinheiro (Encanamento), e que “depois de detetado o problema que impede a sua utilização, foram promovidas diligências no sentido de adquirir uma tela de cobertura”. Agora, acrescenta o deputado, “tendo em conta que a referida tela já se encontra na ilha Graciosa, desde o início do ano”, não se percebe a demora na sua instalação.

Manuel Ramos alerta para “as sérias dificuldades que provoca a inoperacionalidade destas instalações e que se podem agravar com a aproximação do verão, época em que aumentam os consumos de água”, pelo que exorta o atual Governo a concretizar a reparação ou a esclarecer quando podem os agricultores da Graciosa contar com essa intervenção”.

Twitter Facebook Favorites More