O Presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP Açores,
Artur Lima, anunciou, esta segunda-feira, a apresentação de uma iniciativa que
visa dotar e aumentar o número de terapeutas da fala nas Unidades de Saúde de
Ilha do Serviço Regional de Saúde como forma de reverter as dificuldades
criadas “pelo atual Secretário da Saúde que, ao mudar as regras dos reembolsos,
impôs austeridade socialista às famílias açorianas”.
Numa conferência de imprensa, em Angra do Heroísmo,
Artur Lima registou que “o crescente número de relatos sobre a incapacidade do
Serviço Regional de Saúde para satisfazer as necessidades dos Açorianos
relativamente à terapia da fala, facto sobremaneira agravado com a
implementação do novo regime de reembolsos, pois, muitas famílias que recorriam
a serviços privados de terapia da fala viram-se impossibilitados de continuar a
usufruir desses serviços, por se tornar incomportável para os seus orçamentos
familiares”.
Por outro lado, acrescentou, “os 15 profissionais de
terapia da fala no Serviço Regional de Saúde são manifestamente insuficientes
para as necessidades identificadas”, esmiuçando que “cinco terapeutas da fala
nas unidades de saúde da Ilha de São Miguel são insuficientes; na Unidade de
Saúde da Ilha Graciosa o único terapeuta da fala não tem vínculo profissional,
encontrando-se a realizar um estágio profissional; a Unidade de Saúde da Ilha
das Flores ainda não tem no seu quadro de pessoal um terapeuta da fala,
recorrendo a prestação de serviços; no Hospital da Horta dos dois terapeutas da
fala, um encontra-se a realizar um estágio profissional e as Unidades de Saúde
do Corvo, do Faial e da Terceira não têm terapeutas da fala nos seus quadros,
pelo que os utentes destas unidades vêm-se discriminados no acesso a este
serviço de saúde”.
Ora, defendem os parlamentares populares, “as
perturbações da fala dificultam o processo de aprendizagem, para além da
socialização do indivíduo o que condiciona gravemente o seu desenvolvimento
pessoal”, pelo que “o despiste precoce dos problemas da fala em crianças em
idade pré-escolar, por profissionais especializados, possibilita uma
intervenção atempada nas suas perturbações, reduzindo os constrangimentos
sociais e tem um papel determinante no sucesso escolar destas crianças”.