A Graciosa é uma das duas ilhas do Açores que vai ter um sistema privado de gestão de resíduos.A informação foi avançada por Ana Paula Marques na apresentação do projecto de valorização dos resíduos na ilha do Pico.
Segundo explicou a secretária regional, o ecocentro a construir no Pico terá várias valências e visa resolver “todos os problemas que existem de tratamento e valorização de resíduos naquela ilha” do Grupo Central.
Para a secretária regional do Ambiente e do Mar, os vazadouros são, infelizmente, ainda necessários por falta de solução local para algumas tipologias de lixos mas essa é uma imagem que vai acabar, em definitivo, na ilha do Pico.
Revelou, ainda, que duas das nove ilhas açorianas ficarão com sistemas privados de gestão de resíduos, tendo o Governo assumido a responsabilidade de construir ecocentros nas ilhas onde os municípios revelassem maiores dificuldades na construção das infra-estruturas necessárias.Nos casos das Ilhas Graciosa e Flores, decorre presentemente o concurso para a construção dos ecocentros nas duas ilhas, num investimento que deverá ultrapassar os oito milhões de euros.


quinta-feira, setembro 11, 2008
Rádio Graciosa