Traduzir

Rádio Graciosa


06 julho 2022

Bandeiras Azuis hasteadas na Graciosa - Associação de Nadadores Salvadores da Costa Norte de São Miguel assegura vigilância em 3 zonas balneares

A época balnear 2022 arrancou oficialmente na Graciosa a 1 de Julho, com a cerimónia de hasteamento da Bandeira Azul na zona Balnear do Barro Vermelho e da Calheta.

Para além da Bandeira Azul, registou-se também o hastear da bandeira de zona balnear de qualidade de Ouro no Barro Vermelho.

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente a praias fluviais e costeiras que se candidatem ao galardão e que cumpram um conjunto de critérios. Os Critérios do Programa Bandeira Azul para praias estão divididos em 4 grupos: Informação e Educação Ambiental; Qualidade da Água;  Gestão Ambiental e Equipamentos; Segurança e Serviços.

Em nota, a Câmara Municipal fez saber que “é objetivo … trabalhar de forma a que mais zonas balneares da nossa ilha consigam ser abrangidas com este galardão”.

Já a Junta de Freguesia de Santa Cruz da Graciosa enaltece que “importantes investimentos nestas duas zonas balneares” tem permitido obter “avaliações de excelente na qualidade das águas” mas, com  “consciência que este será sempre um trabalho inacabado” e por vão continuar a “desenvolver iniciativas com vista à melhoria destas duas importantes zonas balneares”.

A segurança e vigilância através de nadadores salvadores, está a ser assegurada pela Associação de Nadadores Salvadores da Costa Norte com base na ilha de São Miguel, que trouxe para a Graciosa 6 profissionais.

São 3 os postos, na Piscina Municipal, Calheta e Barro Vermelho.

Na Piscina Municipal, a associação já começou com “ brincadeiras lúdicas e ensinando sobre salvamento aquático”, estando previstas para este mês instruções para várias idades. A instrução decorrerá por faixas etárias, dos 6 aos 9 anos, entre 10 a 13 e 14 a 16 anos, contando ainda com a presença de pais.



Twitter Facebook Favorites More