Traduzir

Rádio Graciosa


18 setembro 2021

Resumo Semanal de 13 a 17 de Setembro de 2021

Ano letivo 2021/2022 arrancou com aumento de alunos na Graciosa


As aulas do novo ano letivo (2021/2022) iniciaram-se na Graciosa, para 581 alunos.

João Pedro Costa, Presidente do Conselho Executivo da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz da Graciosa, afirma que o novo ano escolar arranca com esperança de que as escolas não voltem a encerrar devido à pandemia e voltar ao ensino à distância, apesar de na Graciosa este tipo de ensino ter corrido bem, em comparação com outras escolas.

Contrariamente à tendência dos últimos anos, de redução de alunos, a unidade orgânica da Graciosa regista um aumento de 14 alunos, neste ano letivo.

João Pedro Costa explicou que contribui para este aumento a Escola de São Mateus e cada vez mais alunos com 18 anos a procurar concluir o ensino secundário.







Contrato para empreitada de requalificação e ampliação de aerogare na ilha Graciosa já foi assinado


A Secretaria Regional dos Transportes, Turismo e Energia informou que, no dia 12 de Agosto, foi assinado pela SATA - Gestão de Aeródromos o contrato referente à requalificação e ampliação da aerogare do aeródromo da ilha Graciosa, no valor de 6.164.447,80 euros.

A empreitada visa dimensionar a aerogare do aeródromo da Ilha Graciosa para a utilização simultânea de 120 passageiros, correspondentes a 75% da lotação máxima de dois DASH Q400, que estará a cargo da TREPA, Construção Civil Lda., com um prazo de execução de 20 meses.

Segundo a Secretaria Regional dos Transportes, Turismo e Energia, a obra será executada numa fase única, mas com a programação intrínseca à garantia do normal funcionamento do aeródromo e instalações conexas, ressalvando-se, em particular, que a demolição da atual aerogare só ocorrerá após a conclusão e funcionamento incondicional da nova aerogare.






Balanço negativo da vindima na Adega e Cooperativa da Graciosa 


A vindima na Adega e Cooperativa Agrícola da Ilha Graciosa já terminou e o balanço é mau, devido á grande quebra de cerca de 70% na quantidade de uva.

As menos de 5 toneladas de uvas que foram entregues na Adega foram escolhidas à mão e tudo está a ser feito para que o Pedras Brancas de 2021 tenha a habitual excelente qualidade.

João Picanço, Presidente da Adega e Cooperativa Agrícola da Ilha Graciosa, afirma que o mau tempo de Abril prejudicou muito a produção deste ano.

A produção de meloa correu melhor, embora as chuvas também tenham prejudicado no final da época deste fruto.

A Adega e Cooperativa Agrícola da Ilha Graciosa comercializou cerca de 45 toneladas de meloa este ano.






Já existem 3 Antepropostas para a Graciosa ao OP 2021


O projeto “CicloGraciosa”, tem como objetivo “a criação de uma ciclovia à volta da ilha Graciosa, pela zona costeira da ilha”, num custo de cerca de 38 mil euros.

“Graciosa 4 U” é o projeto que visa “a inclusão social nas zonas balneares da ilha Graciosa, mais concretamente no areal da Praia de São Mateus, localidade ideal para criar um acesso para pessoas com mobilidade condicionada”.

A terceira proposta para a Graciosa intitula-se “GracePark” e pretende que “seja criado um skatepark, com rampas, escadas, corrimões, manual pad, pirâmide, ledges e outros obstcáulos”. Com objectivo de ser atrativo para aos turistas, o skatepark “deve ser criado para a prática de skate, mas também de outros desportos como, BMX, , trotinetes, patins”.

São estas as antepropostas, das áreas de inclusão social, juventude e turismo, que já estão disponíveis para consulta no site do Orçamento Participativo 2021, mas mais podem surgir. Até ao final deste mês decorre ainda a apresentação de antepropostas, o que pode ser feito através do Portal OP.AZORES.GOV.PT ou nos encontros participativos online.






Ação de voluntariado na Baía dos Homiziados celebra 14º aniversário da Reserva da Biosfera da Graciosa


A ilha Graciosa foi classificada como Reserva da Biosfera em 2007,  passando a fazer parte da Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO por decisão do Conselho Internacional de Coordenação do Programa MAB (O Homem e Biosfera). Este Programa foi estabelecido em 1971 e visa melhorar, a nível mundial, as relações entre as populações e o ambiente.







Campanha Eleitoral- Candidaturas iniciaram o porta-a-porta


A campanha oficial para as eleições autárquicas, que se realizam a 26 de Setembro, começou oficialmente em todo o país e na Graciosa, as candidaturas de PS e Coligação PSD, CDS e PPM iniciaram já o périplo pelas freguesias, com o contacto porta-a-porta.







Hotéis da Graciosa registaram até Julho cerca de metade das dormidas de 2019


Na Graciosa, os estabelecimentos de hotelaria tradicional registaram 1.730 dormidas em Julho de 2021 e um total de 5.544 dormidas entre Janeiro e Julho. Quanto a outros tipos de alojamento, em Julho foram registadas 535 dormidas em Alojamento Local da Graciosa.

Segundo o Serviço Regional de Estatística dos Açores, no acumulado dos primeiros 7 meses deste ano, há uma franca melhoria em relação às 2.524 dormidas de igual período de 2020, mas inferior às 9.974 dormidas registadas entre Janeiro e Julho de 2019.


De Janeiro a Julho de 2021, todas as ilhas apresentaram variações homólogas positivas, nomeadamente as ilhas do Faial (222,0%), do Pico (161,4%), das Flores (150,4%) de São Jorge (147,7%), da Graciosa (119,7%), do Corvo (106,8%), de São Miguel (61,9%), de Santa Maria (42,8%) e da Terceira (26,5%).  





Santa Cruz da Graciosa no top 10 da  7ª edição do Portugal City Brand Ranking


O Ranking açoriano é dominado por Ponta Delgada, seguindo-se Angra do Heroísmo, Ribeira Grande, município açoriano que mais subiu em relação à última edição, Horta e Praia da Vitória. Madalena e Vila Franca do Campo mantêm as suas posições, enquanto Lagoa e Povoação trocam de posições no 8º e 9º lugares respetivamente. 

Apesar da subida de duas posições no ranking nacional, Santa Cruz da Graciosa mantém o mesmo lugar e fecha o Top 10 açoriano e chega ao Top 5 de Negócios da Região, especialmente devido ao seu desempenho nas pesquisas (D2©) e na performance online. 






Graciosa FC venceu Super Taça Graciosa


O Graciosa Futebol Clube venceu 3-1 ao Luzense, numa partida em que o resultado que mais perdurou no placard foi o empate a 1 bola. O Graciosa assegurou a vitória já nos últimos 15 minutos da partida.

O troféu foi entregue por João Picanço, vice-presidente da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo para a Graciosa.






Covid 19- Graciosa mantém-se no nível de muito baixo risco


A Autoridade de Saúde Regional atualizou os níveis de risco de transmissão do SARS-CoV-2 nos Açores, mantendo todas as ilhas do arquipélago em muito baixo risco (o nível mais baixo de cinco).

A Graciosa é uma das ilhas que não tem de momento casos ativos de Covid 19.


Twitter Facebook Favorites More