Traduzir

Rádio Graciosa


24 julho 2021

Resumo Semanal de 19 a 23 de Julho de 2021

Fórum da Agropecuária Biológica - Açores Bio 21- trouxe à Graciosa formação em produção biológica


O Fórum da Agropecuária Biológica - Açores Bio 21- trouxe à Graciosa especialistas de topo em produção biológica.

Os temas em destaque foram Fruticultura e Viticultura Biológicas, com workshops e visitas no terreno a pomares e vinhas.





Vandalismo no Barro Vermelho


A situação foi denunciada pela Junta de Freguesia da Santa Cruz da Graciosa, que publicou uma foto de uma das portas das casas de banho danificada e apelou a quem possa ter alguma informação, que seja útil na identificação dos responsáveis por tal acto, para que o façam.





Abertura das Termas do Carapacho adiada devido a anomalias nas análises das águas


A Direção Regional do Turismo tinha previsto reabrir as Termas do Carapacho nesta Sexta-feira, dia 23 de Julho, mas as análises realizadas à água vão levar a um atraso na reabertura.

A Rádio Graciosa pediu informação à Direção Regional do Turismo, que tutela as Termas do Carapacho, sobre a previsão da sua reabertura e foi-nos informado na Terça-feira que devido à conclusão dos trabalhos de reabilitação e conservaçãop, a reabertura seria esta Sexta-feira. Na Quinta-feira, recebemos nova informação de que “devido a anomalia nas análises da água, a reabertura será adiada para data a indicar, após resultados das novas análises efetuadas”.

Rosa Costa, Diretora Regional do Turismo, informou-nos que a reabertura será “apenas com a piscina interior a funcionar”, estando, ainda, a direção regional “a diligenciar pelo procedimento relativo à concessão do bar, a partir do próximo mês de Agosto”.





GRATER- 26 anos dedicados ao desenvolvimento das ilhas Graciosa e Terceira


A GRATER – Associação de Desenvolvimento Regional comemorou o seu 26º aniversário, no dia 21 de Julho.

A data estava para ser assinalada com uma sessão no Auditório do Ramo Grande, mas foi cancelada, atendendo a situação pandémica que se vive na ilha Terceira.

Fátima Amorim, Presidente do Conselho de Administração da GRATER, disse em entrevista à Rádio Graciosa que a missão desta associação é desenvolver o mundo rural e costeiro.

Ao longo destes 26 anos a associação tem crescido, tal como o número de projetos aprovados e financiados por fundos comunitários.

Quanto aos projetos para o futuro, a GRATER foca-se em criar emprego, fixar as pessoas, coesão social e territorial e património cultural e natural.

Quanto à Graciosa em concreto, a GRATER deseja que aumente o número de projetos afetos à nossa ilha.

Muitos já foram implementados, mas segundo Fátima Amorim, muito ainda pode ser feito e esclarece que os projetos e áreas são explorados de acordo com a necessidade do território onde serão implementados.





Museu da Graciosa promove “O Museu está na Rua”


O Museu da Graciosa, promove, nos meses de Julho e Agosto, a iniciativa “O Museu está na Rua”, uma iniciativa que pretende divulgar junto da comunidade, peças representativas do acervo desta instituição museológica.

Desta forma, até 25 de julho, o Museu da Graciosa vai expor a primeira peça, uma “Traquitana”, uma carroça de tração animal, de caixa fechada, puxada por um cavalo, peça que foi utilizada na ilha Graciosa nos anos 60 e 70 do século passado, para venda de diversos produtos de mercearia e petróleo.

Este projeto visa, também, a preservação, o registo e a divulgação da memória coletiva da vivência graciosense.







Subiu para dois o número de casos ativos de Covid 19 na Graciosa 

 

Na Sexta-feira foi registado um novo caso na Graciosa e segundo informou a Direção Regional da Saúde, “ foi diagnosticado um novo caso positivo, em Santa Cruz, no âmbito de atividade laboral, ainda por aferir”.


Twitter Facebook Favorites More