Traduzir

Rádio Graciosa


23 junho 2021

OceanXplorer tem explorado mar e costa da Graciosa

O OceanXplorer, considerado o navio de investigação mais avançado do mundo, percorre o mar dos Açores até ao final de Julho. 

Já desenvolveu trabalho junto à costa da ilha Terceira e da Ilha do Faial e nos últimos dias tem estado pela costa da Graciosa.

A embarcação de 87 metros está numa expedição de investigação científica e de recolha de material audiovisual e o resultado deve ser incluído numa série com projeção global de seis episódios, para os canais NationalGeographic e Disney Plus. O programa tem o nome provisório de "OceanXplorers".

A região deu parecer favorável à expedição do OceanXplorer, na qual participam investigadores da Universidade dos Açores/IMAR, que estão a realizar projetos, por exemplo, no campo dos cetáceos.

O OceanXplorer é o navio de bandeira da frota da OceanX, uma organização sem fins lucrativos criada pelos bilionários norte-americanos RayDalio e Mark Dalio. Conta com uma estação científica de topo e um estúdio de media desenvolvido em parceria com o realizador James Cameron.

Equipamento de sonar de alta tecnologia, quatro laboratórios, helicóptero, veículos para explorar o oceano profundo e um centro de mergulho são os argumentos principais da embarcação.

Fonte: IloveAzores

Twitter Facebook Favorites More