Traduzir

Rádio Graciosa


15 julho 2019

Madeirense Filipe Pires venceu o XI Rali Ilha Graciosa que ficou marcado por acidente que deixou criança ferida

O piloto Madeirense Filipe Pires venceu o XI Rali Ilha Graciosa, prova que decorreu nos dias 12 e 13 de Julho, numa organização do Terceira Automóvel Clube (TAC) com a parceria da Associação Graciosense de Promoção de Eventos (AGRAPROME).
A grande reviravolta na liderança da prova deu-se ao início da 6ª prova especial, quando o Piloto Graciosense Cláudio Bettencourt, que se estava a distanciar dos outros adversários mais diretos, teve um acidente na zona do Tanque. O toque com o Ford Fiesta R5 resultou na projecção de algumas tábuas, tendo uma delas atingido uma criança de 12 anos, na cabeça. A criança foi evacuada para o Hospital de Ponta Delgada, onde está a recuperar favoravelmente.
O piloto da Madeira Filipe Pires, pela primeira vez na Graciosa, assegurou a vitória no XI Rali Ilha Graciosa, com o tempo de 27 minutos, 43 segundos e 6 décimas. Em segundo ficou o piloto Terceirense Carlos Andrade, a uma diferença de 48 segundos e 3 décimas de Filipe Pires e em terceiro ficou Pedro Lança, piloto continental, a 1 minuto, 10 segundos e 3 décimas do vencedor e a 22 segundos do segundo classificado.
O vencedor do XI Rali Ilha Graciosa esteve pela primeira vez na Graciosa e mostrou-se satisfeito pelas suas primeiras participações nos ralis açorianos.
Filipe Pires conseguiu, na Graciosa, a sua segunda vitória no Campeonato de Asfalto dos Açores.
Ana Isa Cabral, Presidente do TAC, estava satisfeita com a elevada participação registada nesta 11ª edição. O acidente que fez um ferido e alguns despistes ocorridos durante o rali, marcam esta edição, mas a dirigente destaca que são coisas que acontecem neste desporto.
O crescente número de pilotos Graciosenses leva o TAC a pensar em organizar mais algum evento de menor dimensão, que dê oportunidade aos pilotos graciosenses de correrem mais alguma vez durante o ano.
Francisco Andrade, Presidente da Agraprome afirma que os procedimentos de segurança estavam todos assegurados nesta prova.
O rali da Graciosa tem todas as condições para continuar a crescer, sendo já um evento de grande importância económica para a ilha.
O melhor graciosense em prova foi o Alexandre Mendonça, que ficou na 20ª posição da geral.
O piloto afirma que a semana foi de azar, uma vez que depois de bater com o carro na segunda-feira, teve de o preparar rapidamente, para conseguir participar na prova.
A maior parte dos pilotos Graciosenses teve dificuldades técnicas durante a prova, o que prejudicou a sua prestação, tendo Avelino Coutinho desistido já na última prova especial.

Novidade no rali deste ano foi a atribuição do "Gancho Azores Touch", tendo o publico votado em Rogério Veiga, que com 115 votos foi eleito como o piloto que fez a melhor passagem junto ao posto da GNR.
















Fotos: ABett.Rallys

Twitter Facebook Favorites More