Traduzir

Rádio Graciosa


15 junho 2019

Resumo semanal de 10 a 14 de Junho de 2019

Projeto Quinta Mágica já arrancou na Graciosa

O projeto consta de uma formação para 25 pessoas, com dificuldade de inserção no mercado de trabalho.
Esta iniciativa, que consiste num plano formativo na área da agricultura biológica, contempla um conjunto de outras componentes formativas em áreas mais genéricas, como competências pessoais e sociais, técnicas de procura de emprego, empreendedorismo ou alimentação saudável.
Com um investimento de cerca de 24 mil euros, o projeto “Quinta Mágica” assegura uma vertente de trabalho de caráter intergeracional, através da troca de conhecimentos sobre práticas agrícolas tradicionais, que privilegia as culturas com tradição e potencial local, na ótica da valorização da produção e dinamização da economia local.
O Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Luz é a entidade gestora deste projeto.
Para além da vertente formativa, para transmissão de conhecimentos da área de especialidade, este projeto assegura também uma componente prática, que será liderada por José Orlando Santos.
O técnico agrícola, já reformado, afirma que vai passar os seus conhecimentos aos formandos, com destaque para a forma tradicional graciosense de se cultivar.
Nos campos, onde decorrerão as aulas práticas, haverá culturas ao ar livre e em estufa. No terreno existem algumas árvores de fruto, que serão também tratadas e trabalhadas e haverá também uma aposta em algumas culturas tradicionais que caíram em desuso, como é o caso das lentilhas e dos xixaros.
O projecto decorre na sede da Associação Cultural Desportiva e Recreativa da Ilha Graciosa, na Freguesia da Luz. Em meados de julho, os formandos já estejam a frequentar a componente prática da formação em agricultura biológica, com certificação ‘Modo de Produção Biológico’ (MPB), que será ministrada pela Bioazórica – Cooperativa de Produtos Biológicos, e que proporcionará ainda a realização de outras iniciativas abertas à comunidade, como showcooking, biofeiras e visitas a produtores locais.
Os formandos mostram-se entusiasmados com esta iniciativa que agora se inicia.
Regina Ferreira afirma que sempre gostou de trabalhar a terra, faz alguns cultivos para a família e por isto vê esta formação com um enriquecimento para a sua vida.
Para além da Secretaria Regional da Solidariedade Social e do Núcleo de Ação Social da Graciosa, este projeto envolve uma vasta quantidade de outros parceiros, assim como de departamentos governamentais, como o serviço local da Secretaria Regional da Agricultura e Florestas e o serviço de ilha da Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial.
A esta iniciativa, juntaram-se ainda outros parceiros que vão colaborar nas formações teóricas na vertente social, como são a Unidade de Saúde, o Projeto Envelhecer Ativo e os Bombeiros Voluntários da Graciosa.





Beatriz Martins foi 7ª no lançamento do martelo e 8ª no lançamento de peso no Torneio Olímpico Jovem Nacional 2019

A jovem graciosense Beatriz Martins foi escolhida para integrar a Seleção Açores de Atletismo, para participar no Torneio Olímpico Jovem Nacional 2019, que decorreu nos dias 8 e 9 de Junho em Lagos no Algarve.
A atleta graciosense foi chamada a participar nas provas de lançamento de martelo e de peso.
A jovem atleta, em representação da seleção dos Açores, obteve um resultado excelente no lançamento do martelo na final nacional do Torneio Olímpico Jovem e alcançou o 7° lugar da geral. A atleta bateu o seu recorde pessoal, com a marca de 30,67m.
No segundo dia do torneio, Beatriz Martins realizou o lançamento do peso, alcançando no 3° ensaio 8,67m, estabelecendo uma nova marca pessoal. Ficou classificada no 8°lugar da geral, entre 20 atletas provenientes de todas as regiões do país.
Mais uma excelente prestação para esta atleta, que se tem sido revelação no atletismo.





Natal Cordeiro é a nova presidente do Graciosa Futebol Club

No encontro dos sócios, foram aprovadas as contas do último mandato e foi eleita Natal Cordeiro como Presidente da nova Direção.
Na página do clube foi anunciado que o regresso ao Campeonato de Futebol dos Açores é o objetivo principal da próxima época desportiva.






Armadilhas para térmitas estão a ser colocadas em Santa Cruz e São Mateus

Até ao final do mês de Junho, serão colocadas cerca de 30 armadilhas em candeeiros de iluminação pública, com especial incidência nas juntas de freguesia de Santa Cruz e de São Mateus.
O objetivo desta iniciativa é capturar insetos atraídos pela luz, a fim de verificar a eventual ocorrência de térmita de madeira seca, espécie Cryptotermes brevis.




Maria de Jesus Félix foi condecorada a título póstumo com a Insígnia Autonómica de Mérito Industrial

Na cerimónia oficial do Dia da Região Autónoma dos Açores, que foi celebrado a 10 de Junho, em São Jorge, Maria de Jesus Félix foi condecorada, a título póstumo, com a Insígnia Autonómica de Mérito Industrial, homenagem recebida pelo filho Paulo Félix.
Maria de Jesus Félix faleceu em 2014, mas a sua empresa é sinónimo de sucesso até aos dias de hoje.




Universidade Aberta- João Costa defende apoios e oportunidades iguais para as várias ilhas da Região

O grupo parlamentar do PSD/Açores quer saber se o Governo Regional está disponível para, em colaboração com as escolas das ilhas onde não se realizam exames da Universidade Aberta e a própria instituição, “encontrar soluções que evitem as deslocações dos formandos para a realização dessas mesmas provas”.
Segundo o deputado João Bruto da Costa, “apenas na Graciosa e no Corvo não se realizam exames presenciais para conclusão dos blocos formativos daquela universidade”, adianta.




Graciosa em destaque fotográfico no Festival Fringe

Foram dez os participantes representando seis ilhas dos Açores e a Madeira, que investiram do seu tempo para pesquisar, aprender e dar destaque à ilha branca.





Néné assinou contrato pelo Santa Clara por 3 épocas


Rui Filipe da Cunha Correia, de 24 anos, mais conhecido por Nené, é o primeiro reforço da temporada 19/20 da Santa Clara Açores, Futebol S.A.D para a nova temporada.
O jovem Graciosense, antes de chegar à Santa Clara Açores, Futebol S.A.D passou pela formação do Sporting Clube de Guadalupe, SC Braga e pela sua equipa B,  CDC Montalegre e, por último, a AD Fafe.




Gustavo Melo e Tomás Santos sagram-se campeões regionais pela Seleção da AFAH em Sub 14

A Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (AFAH), anfitriã do Torneio Inter Associações Sub 14 Futebol realizado nos dias 7, 8 e 9 de Junho na ilha Terceira, foi a grande vencedora da prova.
No Inter Associações Sub 14 participaram os atletas graciosenses Tomás Santos do Graciosa FC e Gustavo Correia Melo do GD Luzense, chamados a representar a Associação de Futebol de Angra do Heroísmo.






Desembarques no Aeródromo da Graciosa voltaram a subir em Maio

Em Maio de 2019, desembarcaram nos aeroportos dos Açores, 149.572 passageiros, um
aumento de 5,5% face ao mesmo mês de 2018. A ilha que apresentou maior crescimento homólogo mensal foi a da Terceira com 10,6%, seguindo-se a de Santa Maria com 7,5%, Faial (7,3%) e São Miguel com 5,0%. Em sentido inverso, as ilhas do Pico, São Jorge e Corvo registaram decréscimos mensais homólogos no desembarque de passageiros de 7,0%, 3,1% e 2,4%, respetivamente.
No passado mês de Maio, desembarcaram no Aeródromo da Graciosa 2.286 passageiros, mais 58 desembarques, que os 2.228 registados em igual mês de 2018.
Segundo os dados do Serviço Regional de Estatística, em Maio foram registados 2.375 embarques, mais 228 que os 2.147 ocorridos em igual mês do ano passado.




PSD alerta que falhas nas ligações da SATA com a Graciosa impede desenvolvimento local

O PSD/Graciosa considerou hoje que “todas as falhas existentes em torno das ligações aéreas para a nossa ilha impedem ou atrasam o desenvolvimento local”, referindo-se “a uma realidade que, estando mal servida por transportes marítimos, depende em quase 100% dessas ligações aéreas no seu dia a dia. É isso que acontece na Graciosa”.
Segundo António Reis, presidente da comissão política de ilha, “as reivindicações dos graciosenses são conhecidas e, nesta altura do ano, a nossa preocupação tem a ver também com o turismo, com os poucos turistas que ainda cá chegam, e com as dificuldades que encontram”. Refere ainda que “2018 foi um ano dramático. É uma opinião geral, e isso prejudicou-nos ao nível do nosso melhor turismo, que são os nossos emigrantes”, referiu o social democrata.




Governo assinala Dia Europeu da Música com iniciativa inédita na ilha Graciosa

O Governo dos Açores, através do Gabinete do Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas, assinala no Sábado, 15 de Junho, na ilha Graciosa, o Dia Europeu da Música.
Esta comemoração, que pretende destacar a cultura e a música como elementos da identidade europeia, envolve, numa ação inédita, as quatro bandas filarmónicas da ilha, que serão coordenadas pela professora e maestrina Vânia Bettencourt.
No total, estarão envolvidos cerca de uma centena de músicos da Sociedade Filarmónica União Praiense, da Filarmónica União Progresso de Guadalupe, da Filarmónica Recreio dos Artistas e da Sociedade Filarmónica União Popular Luzense.
A iniciativa conta com a colaboração da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa e será apresentada por Helder Tristão da Cunha.
O evento, que decorre na Praça Fontes Pereira de Melo, pelas 20H00, é aberto a toda a população.
Em paralelo, decorrem também atividades educativas e culturais na praça central da vila de Santa Cruz, nomeadamente uma mostra expositiva sobre os instrumentos tradicionais dos países da União Europeia e uma oficina de pinturas faciais e desenhos alusivos à UE.






ProEnergia com majoração para projetos nas ilhas Reserva da Biosfera

A segunda alteração ao Decreto Legislativo Regional que estabelece o sistema de incentivos à produção de energia a partir de fontes renováveis nos Açores (Proenergia), tendo em vista reforçar o incentivo a conceder aos Açorianos para maximizar a adoção de fontes de energia limpa, em detrimento do recurso a combustíveis fósseis, bem como a sua produção a nível local, foi publicada em Diário da República.
Atendendo às crescentes necessidades dos promotores dos projetos, financia-se, assim, a produção e o armazenamento de energia elétrica, a produção de águas quentes através de solar térmico, bombas de calor e sistemas com recurso a biomassa, bem como investimentos para produção de energia calorífica utilizando recursos endógenos para aquecimento ambiente.
O diploma procede também à alteração do montante mínimo de investimento, bem como da taxa de incentivo concedida a sistemas para produção de águas quentes.
Por outro lado, é introduzida uma majoração para projetos dedicados a energias renováveis cujos investimentos se realizem em territórios abrangidos pela Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO, designadamente as ilhas do Corvo, Flores, Graciosa e São Jorge, tendo como objetivo contribuir para a salvaguarda e valorização do património natural destes territórios.





José Ávila diz que “aproveitamento político do PSD/A não resolve problemas dos Açorianos”

O deputado do PS/Açores reagiu ao comunicado do PSD/Açores, o qual acusava o Governo dos Açores de falta de profissionalismo, referindo-se aos constrangimentos na operação marítima sazonal nos Açores.
O deputado graciosense afirma que “mais uma vez temos um PSD que se regozija cada vez que há imprevistos, mas esquece que este seu constante aproveitamento político não resolve os problemas dos Açorianos”, afirmou José Ávila.

“É preciso seriedade e é preciso pôr mãos à obra para resolver questões que surgem inesperadamente. É isso que o Governo dos Açores está a fazer, a resolver o problema de forma a haver o mínimo de constrangimentos. Já o maior partido da oposição, tudo o que faz é apontar o dedo ao mesmo tempo que esfrega a barriga de satisfação”, acusou José Ávila, salientando que os socialistas entendem que não é deste modo que se faz “política séria e para o bem dos cidadãos”.

Twitter Facebook Favorites More