Traduzir

Rádio Graciosa


24 maio 2019

Resumo Semanal de 20 a 24 de Maio de 2019

Autópsia a Graciosense encontrado morto em Moçambique afasta hipótese de assassinato

O homem de 40 anos de idade, natural da ilha Graciosa, que foi encontrado sem vida em Maputo, capital de Moçambique, onde trabalhava, afinal não foi assassinado conforme julgavam as autoridades, noticiou a RTP.
A noticia a televisão pública revela ainda que “de acordo com o resultado da autópsia do Serviço de Medicina Legal do Hospital Central de Maputo, que a RTP Açores teve acesso, o graciosense de 40 anos encontrado morto no Bairro do Triunfo, foi vítima de doença pulmonar”. “O relatório indica também que o corpo não apresentava sinais de lesões externas ou internas”.
Apesar de no relatório da autópsia vir referido que o Serviço Nacional de Investigação Criminal suspeitava de homicídio, que o corpo apresentava sinais de agressão e que no local tinha sido encontrada uma faca, “o médico especialista concluiu que Alexandre Pamplona morreu de doença pulmonar, não especificada”.





Projeto piloto de monitorização da pesca de pequena escala decorre na Graciosa até Julho

A Associação de Pescadores Graciosenses acolheu na Segunda-feira, uma sessão pública de apresentação do projeto-piloto “Por Uma Pesca Rumo ao Desenvolvimento Local Costeiro”, com vista ao conhecimento das representações sociais dos atores da pesca local açoriana sobre políticas públicas para a gestão sustentável dos recursos haliêuticos e habitats marinhos nas ilhas da Reserva da Biosfera (Graciosa, S. Jorge, Flores e Corvo).
Este projeto arranca com uma iniciativa de projeto-piloto para as Ilhas da Biosfera, o qual decorrerá na ilha Graciosa entre Maio e Julho de 2019, a fim de testar possíveis soluções para a gestão local sustentável da pesca de pequena escala, através de uma ferramenta de recolha e monitorização de dados das operações de pesca.





Júlia Inácio na Seleção Açores de Voleibol nos Jogos das Ilhas

A Graciosense Júlia Inácio foi convocada para a Seleção Açores de Voleibol Feminino, que está esta semana a participar nos Jogos das Ilhas.
A atleta de formação do Santa Cruz Sport Club, já tinha participado nos dois estágios da seleção.
São dois os Graciosenses que este ano participam nestes jogos, pois para além de Júlia Inácio no voleibol feminino, João Gil Silva foi convocado para a Selecção Açores de Futebol.





Dormidas na Graciosa subiram 29,2% em Março

Na Região Autónoma dos Açores, no mês de Março, no conjunto dos estabelecimentos hoteleiros, turismo no espaço rural e alojamento local, as dormidas atingiram 161,0 mil dormidas, representando um acréscimo homólogo de 7,2%.
Em termos de variações homólogas acumuladas, de Janeiro a Março, as ilhas Graciosa, São Miguel, Faial, Flores e Pico, apresentaram variações homólogas positivas, respetivamente de, 34,2%, 20,8%, 12,7%, 12,0% e 11,1%. As ilhas da Terceira, de Santa Maria e de São Jorge, apresentaram variações homólogas negativas, respectivamente de, 17,3%, 16,3% e 5,8%.
Na Graciosa, o conjunto dos estabelecimentos hoteleiros turismo no espaço rural e alojamento local, registou entre Janeiro e Março, 3.893 dormidas, um aumento de 34,2%. Deste total de dormidas, 3.603 foram registadas nos estabelecimentos hoteleiros (37,8%)
Analisando somente o mês de Março, registaram-se 1.469 dormidas (496 hóspedes), uma variação homóloga positiva de 29,2%, das quais 1.407 nos estabelecimentos hoteleiros (30%), 45 dormidas no alojamento local e 17 dormidas no turismo em espaço rural.
Em Março, a taxa de ocupação na Graciosa foi de 25,8% e a estada média de 2,94 noites, já os proveitos totais nos estabelecimentos hoteleiros, de Janeiro a Março de 2019, atingiram 113.712 euros (35,5%), tendo os proveitos de aposento atingido, no mesmo período, 106.605 euros, (43,8%).





César Bettencourt espera qualificação para o Mundial de Imersão Livre de 2019

César Bettencourt é detentor do recorde nacional pela CMAS (World Confederation of Underwater Activities) em imersão livre, na profundidade de 70m e recorde pela AIDA (Associação Internacional para o Desenvolvimento da Apneia) a 65m.
César Bettencourt igualou ainda o recorde em peso constante sem barbatanas – 50m.
A qualificação será confirmada a 15 de Junho.





Câmara Municipal instalou equipamento de recreio na Escola de São Mateus

O Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, Manuel Avelar Santos, visitou a Escola Básica e Jardim-de-infância de São Mateus, afim de inaugurar o novo equipamento de recreio instalado pelo Município, nesta escola.
O autarca mostrou-se muito satisfeito com a aceitação por parte das crianças e vincou a importância destas infra-estruturas na educação, por serem um estímulo à criatividade e bem-estar destes jovens, num local onde estes devem sentir-se motivados para aprender.




Escola Segura da PSP faz sensibilização no âmbito da Prevenção Rodoviária

A Escola Segura, da PSP de Santa Cruz da Graciosa está a promover ações de sensibilização, no âmbito da Prevenção Rodoviária 2019.
Os sinais de trânsito, o álcool e a condução, com simulação de situações reais, foram ações que decorreram na Escola Secundária de Santa Cruz da Graciosa, numa parceria do Grupo de Saúde Escolar, Clube de Protecção Civil e Clube Desportivo Escolar.
A iniciativa será desenvolvida novamente no Dia Mundial da Criança, com um novo circuito.



Artesanato da Graciosa presente nas Festas do Santo Cristo dos Milagres

O Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA), promove a realização da mostra 'Açores Artesanal', integrada na Feira Lar, Campo e Mar, que decorre entre 24 e 30 de Maio na Alameda do Mar, em Ponta Delgada.
Este ano, o certame apresenta produtos de 52 empresas artesanais das ilhas de São Miguel, Pico, Terceira, Graciosa e Flores que se candidataram ao Sistema de Incentivos para o Desenvolvimento do Artesanato dos Açores (SIDART).




Centro de Santa Cruz com alterações no trânsito devido às obras

Segundo nota da Câmara Municipal, será encerrada ao trânsito, em ambos os sentidos, a Rua Jacinto Cândido em toda a sua extensão, bem como o Largo Vasco da Gama.
Durante o mesmo período, a Rua Serpa Pinto e a rua D. Afonso Henriques são consideradas ruas sem saída.
O Município alerta que “os munícipes circular com precaução nas ruas contíguas às que se encontram em obra” e “agradece a compreensão” perante estes constrangimentos.





Graciosenses cumprem 302 anos de voto na Procissão de Penitencia da Senhora de Guadalupe ao Monte da Ajuda

Este voto do povo graciosense surgiu no ano de 1717, altura em que a Graciosa foi atingida por uma forte crise sísmica, que deixou muitas famílias sem abrigo.
A procissão liga as freguesias de Guadalupe e de Santa Cruz, num percurso que totaliza 10 quilómetros, e que, todos os anos, é percorrido por gente de todas as idades.





Junta de Freguesia de São Mateus hasteou bandeira de Eco Freguesia

A cerimónia contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal e dos alunos da escola da freguesia. Durante o evento, o autarca de São Mateus, Manuel José Ramos,  falou às crianças sobre a importância do correto tratamento dos resíduos, dos danos que provoca no ecossistema marinho e por fim as duas delegadas de turma, içaram a bandeira até ao topo do mastro.
Um encontro que pretendeu mostrar às crianças que as questões do ambiente são assuntos sérios.





Graciosenses Gustavo Melo e Tomás Santos convocados para a Seleção Sub 14 da AFAH

Da Graciosa são dois os atletas convocados, Tomás Roque Santos do Graciosa FC e Gustavo Correia Melo, do Desportivo Luzense.
Os estágios (5º e 6º) realizam-se a 27 e 28 de Maio, no Campo de Jogos dos Leões.





Twitter Facebook Favorites More