Traduzir

Rádio Graciosa


23 maio 2019

Artesanato da Graciosa presente nas Festas de Santo Cristo dos Milagres

O Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA), promove a realização da mostra 'Açores Artesanal', integrada na Feira Lar, Campo e Mar, que decorre entre 24 e 30 de Maio na Alameda do Mar, em Ponta Delgada.
Este ano, o certame apresenta produtos de 52 empresas artesanais das ilhas de São Miguel, Pico, Terceira, Graciosa e Flores que se candidataram ao Sistema de Incentivos para o Desenvolvimento do Artesanato dos Açores (SIDART).
Vão estar em exposição trabalhos de várias áreas artesanais, designadamente Registos do Senhor Santo Cristo dos Milagres, lapinhas, bordados, rendas, têxteis, osso de baleia, escamas de peixe, bijuteria, trabalhos em estanho, ferro, vidro, madeira, vimes, figurado, ervas aromáticas e medicinais e fibras vegetais.

 O projeto 'Açores Artesanal' visa a realização de uma série de mercados em diferentes ilhas, que constituem uma mostra diversificada do que melhor se produz nos Açores, aumentando a visibilidade das empresas artesanais açorianas, afirmando uma identidade própria inerente ao território, testando assim a viabilidade económica dos produtos, procurando garantir e promover a imagem da sua qualidade e a introdução de conceitos atuais aplicados à produção artesanal.
Esta mostra visa também dar visibilidade aos produtos certificados ao abrigo da marca coletiva Artesanato dos Açores, através das 21 empresas certificadas presentes.
Nesse sentido, a certificação é crucial para a estratégia regional de preservação e apoio ao artesanato tradicional, assumindo-se como garantia da qualidade e autenticidade da produção.
Atualmente, a marca Artesanato dos Açores abrange 22 áreas artesanais certificadas e cerca de uma centena de empresas artesanais com o selo de certificação.
O certame pode ser visitado nos dias 24, 28, 29 e 30 de maio, das 18h00 às 00h00, e nos dias 25, 26 e 27 de maio, das 16h00 às 00h00.

                                                                                   

Twitter Facebook Favorites More