Traduzir

Rádio Graciosa


20 abril 2019

Resumo Semanal de 15 a 19 de Abril de 2019

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios celebrado com atividade “À descoberta do Farol da Ponta da Barca”

O Museu da Graciosa dinamizou, a 18 de abril, uma atividade intitulada “À descoberta do Farol da Ponta da Barca”, um roteiro turístico-cultural que teve início no museu, passou pelo Barro Vermelho, incluiu a observação de aspetos ligados à paisagem rural do norte da ilha e terminou com uma visita ao Farol da Ponta da Barca.



Associação de Futebol de Angra do Heroísmo propõe “Torneio Quadrangular” para incluir seleções que não participaram de Torneio Sub 12

As dificuldades da realização de voos devido a mau tempo e avariadas de aviões, levaram a que a equipa graciosense não conseguisse participar na prova, acontecendo o mesmo às equipas de São Jorge e das Flores.
Paulo Gomes, Presidente da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo, lamentou a situação que afetou as selecções das três ilhas e anunciou uma alternativa.
O dirigente afirmou que a AFAH, solicitou à Direção Regional do Desporto que as verbas destinadas à participação das 3 equipas, sejam canalizadas para que se realize um torneio "quadrangular".
Paulo Gomes afirma que a prova se irá realizar nas próximas semanas, na cidade de Angra e espera que a Direção Regional seja sensível, de modo a não penalizar as equipas das ilhas mais pequenas.




Apresentação de ideias para o Orçamento Participativo dos Açores de 2019 decorre até ao final de Abril- Graciosa já conta com 25 antepropostas

Este ano, o OP Açores 2019 dispõe de um milhão de euros para execução de projetos resultantes das ideias propostas e posteriormente escolhidas pelos cidadãos, através do voto.
Podem ser apresentadas ideias de investimento público a executar em cada uma das nove ilhas dos Açores ou ideias de âmbito regional, ou seja, neste último caso, em, pelo menos, duas ilhas e de forma equitativa.
As propostas podem ser feitas por cidadãos nacionais ou estrangeiros residentes nos Açores, a partir dos 14 anos de idade.
Desde 22 de fevereiro é também possível submeter online as ideias, através do endereço eletrónico https://op.azores.gov.pt, tendo sido já recebidas 44 antepropostas, de cerca de 60 cidadãos proponentes e coproponentes.
Para a Graciosa, estão já formalizadas um total de 25 antepropostas.




Festival de Peixe Seco da Graciosa decorre a 7 e 8 de Agosto

A Grater Mar e a Associação de Pescadores Graciosenses apresentaram o Festival do Peixe Seco da Graciosa, que se vai realizar nos dias 7 e 8 de Agosto.
No primeiro dia do evento decorrerá um seminário, com um painel de debate, com a presença de jornalistas, revistas da especialidade e representação do governo.
A 8 de Agosto, haverá um momento de degustação com vários tipos de peixe seco, cozinhado de várias formas, mostrando assim esta tradição Graciosense.
Tibério Dinis, da Grater Mar, afirma que o objetivo do evento é colocar na agenda regional, um produto que é preciso valorizar mais.
Lázaro Silva, Presidente da Associação de Pescadores Graciosenses, destacou a importância deste evento, a que se associa a Grater Mar, numa parceria que a Associação de Pescadores entende que será muito proveitosa.
O festival vai decorrer na semana em que se inicia a Festa de Santo Cristo dos Milagres, festas concelhias de Santa Cruz da Graciosa, altura em que a ilha tem mais visitantes, com objetivo de dar a conhecer o produto ao maior número de pessoas possível.





Exposição 'A Depressão na objetiva de um Fotógrafo' na Biblioteca Municipal até 29 de Abril

Trata-se de uma mostra de vinte fotografias da autoria de dez membros da Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores (AFAA).
A iniciativa nasceu de um esforço articulado entre a Delegação Regional dos Açores da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) e a AFAA.
A Depressão é um problema de saúde grave que afeta todas as pessoas de todas as idades, de todas as profissões, estatutos socioeconómicos e culturas. É atualmente, recorda a Organização Mundial de Saúde (OMS) , a segunda principal causa de morte entre os 15 e os 29 anos de idade. Apesar da realidade assustadora dos números, predomina o desconhecimento sobre a doença e o estigma associado aos problemas associados à saúde psicológica. Esta situação origina que muitas pessoas não procurem tratamento ou o façam em estádios muito avançados da doença tendo como consequência uma intervenção mais prolongada e um maior risco de recaída.





Voluntários Caixa limparam o Porto Afonso

No âmbito da comemoração do 143º aniversário da Caixa Geral de Depósitos a agência da Graciosa promoveu no passado sábado uma ação de Voluntariado corporativo.
Entre colaboradores, familiares e amigos, cerca de 30 Voluntários Caixa, efetuaram a recolha de resíduos na orla costeira do Porto Afonso.
Foi recolhido um total de 235,23kg de lixo marinho, que teve como destino final o Centro de Processamento de Resíduos da ilha Graciosa.
A iniciativa contou com a colaboração do Parque Natural, da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Guadalupe.




Graciosa recebeu a estreia da «Geração Europa»

O objetivo foi falar e discutir o futuro do projeto europeu.
A «Geração Europa» é a mais recente iniciativa da JS Açores, procurando estabelecer-se como um veículo de debate e de partilha sobre o futuro da União Europeia.





Infantis do Sporting de Guadalupe representam bem a Graciosa na Madeira

A equipa de infantis do Sporting Clube de Guadalupe teve uma participação muito meritória no Torneio Marítimo Centenário.
Na maioria dos jogos disputados houve vitórias, havendo a registar um empate e apenas duas derrotas,
A equipa graciosense garantiu o 1º lugar, no grupo dos terceiros classificados. Na partida de apuramento do 9º e 10º lugar da geral, o Sporting Clube de Guadalupe ganhou 4-2 ao Ribeira Brava, conseguindo o 9º lugar da geral.

Twitter Facebook Favorites More