Traduzir

Rádio Graciosa


22 abril 2019

Grater esteve na Graciosa para apresentar Festival do peixe Seco e para reunião de Assembleia-geral

A Administração da Grater, Associação de Desenvolvimento Regional esteve na semana passada em visita à Graciosa.
Destacou-se a apresentação do Festival do Peixe Seco da Graciosa, que vai decorrer a 7 e 8 de Agosto. O Presidente da GRATER Mar, Tibério Dinis, afirmou que a iniciativa “pretende dar projeção a um produto emergente e de valor acrescentado”
Este festival, financiado no âmbito dos custos operacionais e de animação do GAL pescas, pelo FEAMP, resulta de uma parceria entre a GRATER Mar e a Associação de Pescadores Graciosenses.
O evento abordará temáticas relacionadas com a Pesca, nomeadamente o papel do movimento associativo nas pescas, assim como a valorização e inovação dos produtos associados à pesca. No primeiro dia do evento decorrerá um seminário, com um painel de debate, com a presença de jornalistas, revistas da especialidade e representação do governo. A 8 de Agosto, haverá um momento de degustação com vários tipos de peixe seco, cozinhado de várias formas, mostrando assim esta tradição Graciosense. O evento contará com a presença de diversos oradores que desempenham funções profissionais com relevância para o desenvolvimento do setor das Pescas na Região Autónoma dos Açores, nomeadamente, da Federação das Pescas dos Açores.

A Graciosa acolheu ainda a reunião de Assembleia-geral da GRATER, que decorreu no Multiusos de Santa Cruz da Graciosa, na freguesia.
No encontro, foram sujeitos a apreciação e votação pelos associados da GRATER: o Relatório de execução do PRORURURAL + referente a 2018; o Relatório de Gestão e Contas referente ao exercício de 2018; assim como, foi realizada a avaliação intercalar da Estratégia de Desenvolvimento Local ao DLBC Rural.

Twitter Facebook Favorites More