Traduzir

Rádio Graciosa


23 abril 2019

Assembleia Municipal aprovou contas da autarquia de 2018 e 2ª revisão ao orçamento

A Assembleia Municipal de Santa Cruz da Graciosa reuniu na noite de Segunda-feira, nos Paços de Concelho.
No período antes da ordem do dia, não houve pedido de esclarecimentos e o encontro passou logo à fase de ordem do dia, onde estavam quatro pontos a discussão e votação.
Destacou-se o relatório de contas e gestão de 2018, que o Presidente da Câmara Municipal disse evidenciar “uma situação financeira estável e equilibrada”.
No ano transato, a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa teve uma execução global de 90%, para a receita e de 85%, para a despesa.
As receitas correntes arrecadadas em 2018 foram de 3 milhões e 745 mil euros e as receitas de capital de 1 milhão e 179 mil euros, com execuções de 99,68% e de 65,71%, respetivamente.
A execução orçamental da despesa foi, nas despesas correntes de 3 milhões e 61 mil euros (88,33%) e das despesas de capital de 2 milhões e 40 mil euros (80,5%). Na despesa, sobressaem três valores, 1 milhão e 282 mil euros para pessoal, 163 mil euros para empréstimos e 677 mil euros em apoios concedidos.
As contas da Câmara Municipal apresentaram um resultado líquido positivo, de 488 mil euros.
O documento foi aprovado por unanimidade, tendo a bancada PS emitido uma declaração de voto em que destaca a “gestão rigorosa e criteriosa” da autarquia, com uma taxa de execução que tem vindo a subir. Os socialistas congratularam ainda a “excelente execução financeira” do atual executivo camarário.

Por maioria, com abstenção do PSD, foi aprovada a 2ª revisão do orçamento de 2019, PPI e AMR.
O reforço do valor de 488 mil euros é distribuído por várias rubricas, destacando-se o projecto do canil e gatil municipal, obra para a qual o município vai recorrer à banca. Outro ponto reforçado, tem a haver com o projeto de reabilitação da estrada velha do Quitadouro, que no entanto, será alvo de um estudo do LREC, para assegurar as condições, nomeadamente ao nível de estabilidade dos solos, da estrada a intervencionar.

A reunião da Assembleia Municipal de Santa Cruz da Graciosa, realizada na Segunda-feira, dia 22 de Abril, decorreu na sala de reuniões do Paços de Concelho, depois de concluídas as obras de requalificação.
As obras promovidas pela Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, constaram de pinturas e melhorias ao nível do teto, paredes, piso, portas, janelas, electricidade e comunicações, dando mais dignidade àquele espaço e adequando-o ao fim para o qual é utilizado.

Twitter Facebook Favorites More