Traduzir

Rádio Graciosa


07 dezembro 2018

Resumo Semanal de 3 a 7 de Dezembro de 2018

Associação Equestre Graciosense consegue 3º lugar na Taça de Portugal de Ensino 2018

O Diogo Raimundo e cavalo Iuca alcançaram assim um terceiro lugar da geral, na Taça de Portugal de Ensino 2018.
Um projeto da Associação Equestre Graciosense que continua a dar bons frutos para a equitação Graciosense no panorama nacional.




PSP deteve jovem por tráfico de droga

Segundo informação do Comando Regional, foi feita a detenção de um indivíduo do género masculino, de 20 anos de idade, tendo sido apreendidas 30 doses de haxixe e outros objetos que indiciam a prática ilícita.



Chumbo de 7 propostas para a Graciosa gera troca de acusações entre PSD e PS

No total foram apresentadas 7 propostas para a Graciosa, cinco propostas pelo PSD e o CDS e o Bloco de Esquerda uma cada um.
Entre as propostas destaca-se a iluminação para operação noturna no aeródromo da Graciosa, projetos para a Beira Mar da Luz, para o Porto Afonso e para nova Gare de passageiros do Porto da Praia e ainda projeto para tornar a baía da Barra uma Marina pois o projeto em curso não contempla esse investimento.
Os deputados graciosenses do PS, manifestaram através de comunicado, que se “o deputado João Costa estivesse interessado no desenvolvimento da Graciosa, teria votado favoravelmente o Plano Anual e o Orçamento Regional, para 2019, que contempla investimento superior a 30 milhões de euros, na nossa Ilha.”
Também em comunicado, o PSD Graciosa lamentou a atitude dos deputados socialistas eleitos pela Graciosa, “que chumbaram todas as propostas dos partidos da oposição que eram positivas para a Graciosa” e afirma que se pudessem “contar com os votos dos deputados do PS da Graciosa algumas dessas propostas poderiam até ser aprovadas.”
A terminar o comunicado, o PSD afirma que “a Graciosa não merece estas atitudes dos deputados do PS que só se preocupam em atacar o deputado do PSD eleito pela nossa ilha e que é o único que defende a Graciosa contra tudo e contra todos” e vai mais longe dizendo que “se tivessem vergonha, os deputados do PS pediam desculpa ao povo que os elegeu.”





Assembleia Municipal aprovou por maioria plano e orçamento do município para 2019

O documento no valor de 6 milhões, 62 mil, 724 euros, tendo a despesa corrente uma previsão de 3 milhões e 92 mil euros, enquanto o montante destinado ao investimento é de 2 milhões e 354 mil euros.
Nas obras previstas para 2019, destaca-se a empreitada do Centro Histórico, Pauis e Zonas Envolventes, a construção do canil municipal, o inicio dos procedimentos para concurso da obra do Passeio Marítimo, a compra da nova viatura de recolha de resíduos, investimento na rede viária municipal, o projeto de requalificação da Escola de São Mateus e continuar com investimento em equipamentos desportivos e no Parque de Campismo, continuar com os programas de emprego, apoios às instituições da ilha, a atividades e eventos que e se realizam, bem como os apoios sociais.
O documento foi aprovado por maioria, com votos a favor do PS e abstenção do PSD, tal como já tinha acontecido em reunião da Câmara Municipal.
António Reis, vereador do PSD, afirma que a mudança no sentido de voto, uma vez que tinham votado a favor do orçamento de 2018, tem a haver com o atraso verificado nas obras mais importantes, pois vão todas transitar para 2019.
A bancada PS, destacou na sua declaração de voto, que as medidas previstas para 2019, vão prosseguir com a melhoria de vida dos graciosenses, pois as obras a realizar são muito importantes.
Avelar Santos, Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, reconheceu o atraso nas maiores mais importantes, que explicou com demora nos vistos do Tribunal de Contas.
O edil destaca as obras relevantes que vão ocorrer no Centro de Santa Cruz, ao longo de 2019 e também a saúde financeira do município.





Votos de congratulação pelo mérito desportivo de César Bettencourt

Em causa está o titulo alcançado recentemente nas Canárias, em mergulho livre, com o atleta Graciosense e ser já detentor de diversos títulos nacionais e internacionais.




Voto de Pesar pelo falecimento de Carlos Melo

Foi prestada homenagem ao empresário e cantador graciosense, pelo seu papel relevante e contributo nas áreas sociais e culturais da ilha e em particular na Freguesia de São Mateus, com a Assembleia Municipal a considerar que com a sua morte, a cultura graciosense ficou mais pobre.




Câmara Municipal vai promover nova distribuição de raticida

A informação foi dada pela vice-presidente Maria da Conceição Cordeiro, em reunião da Assembleia Municipal que se realizou na semana passada.
Dos 3 mil Kg de raticida que o município adquiriu, apenas foram levantados 1.600 Kg pela população e por isso, vai haver nova distribuição de raticida pelos munícipes.
No encontro foi ainda sugerido pela deputada municipal Lizete Albuquerque, que a campanha não seja só de distribuição de raticida, mas que se faça também sensibilização. A deputada sugeriu parceria entre os vários serviços públicos, para sensibilizar a população para a higiene e cuidados que a população deve ter para evitar os ratos, bem como prevenir a existência de casos de leptospirose.
Do Município, a Vice-presidente concordou com a sugestão e reforçou que se trata de um problema que atinge todos e que por isso também deve ser um trabalho de todos, concluindo que a campanha pode ser feita através de um esforço de do gabinete de Ambiente da autarquia, com outros serviços da ilha.





Câmara Comércio mostra preocupação com transportes aéreos e marítimos

Relativamente à ligação aérea da DELTA AIRLINES, a Direção da CCAH demonstra uma vez mais a sua preocupação com falta de acordo Interline da SATA AIR Açores com a DELTA, colocando em causa o desenvolvimento do turismo nas ilhas do grupo central e alerta que o período de maior venda de pacotes turísticos nos Estados Unidos da América é Janeiro e Fevereiro, pelo que é urgente a resolução deste entrave ao desenvolvimento da economia do grupo central.
Por outro lado, a CCAH congratula-se pelo início, esta semana, do transporte aéreo de carga, através do Consórcio Mais da Madeira Air.
No Transporte Marítimo, tendo em conta as greves contínuas e prolongadas dos estivadores, que afetam igualmente os Portos da Região, os empresários demonstram preocupação com as consequências nefastas no tecido empresarial, com os atrasos de entrega das suas mercadorias, que são agravadas neste período de Natal, altura do ano essencial à sobrevivência de muitas empresas açorianas. Nesse sentido, entende a Direção que devem ser tomadas medidas urgentes de forma a diminuir os constrangimentos existentes na operação de carga dos Portos da Região.




Teresa Reis é a nova presidente da Sociedade Filarmónica União Praiense

No passado dia 02 de dezembro de 2018 decorreram eleições para os novos Corpos Gerentes para o mandato de 2018/2019 da Sociedade Filarmónica União Praiense.
A nova Direção que recentemente tomou posse, é presidida por Teresa Cristina Medeiros Reis, são Vice-Presidentes Manuel Maria Ramos Sousa, João Manuel da Silva Melo, como Secretários Rui Fernando Ataíde Silva, José Paulo Bettencourt Santos, José Gregório Oliveira de Sousa e Antonino Manuel dos Santos Silva Bettencourt. São ainda Tesoureiros Teresa Mota Sousa e Bruno Miguel Medina Anjos.
Em comunicado enviado à nossa redação, a nova presidente afirma que “é com grande sentido de responsabilidade que esta equipa assume o compromisso de liderar o futuro próximo desta edilidade.”





Twitter Facebook Favorites More