Traduzir

Rádio Graciosa


05 dezembro 2018

Governo apela aos caçadores para colaborarem na recolha de amostras em coelhos-bravo

A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, através da Direção Regional dos Recursos Florestais, lançou hoje um apelo aos caçadores das ilhas de São Miguel, Graciosa e Terceira para colaborarem, durante este mês, na recolha anual de amostras em coelhos-bravos, no âmbito do programa de monitorização do impacto da nova variante da Doença Hemorrágica Viral (DHV) nas populações desta espécie.
Na Graciosa, a recolha vai decorrer de 11 a 14 de dezembro, enquanto na Terceira terá lugar de 15 a 16 de dezembro.
Uma vez que o impacto da DHV sobre a abundância de coelho-bravo tem sido diferente de ilha para ilha e, em alguns casos, entre diferentes zonas da mesma ilha, esta iniciativa é essencial para uma gestão cinegética que se pretende cuidada e ajustada à realidade regional.
Com esta quarta recolha de amostras de coelho-bravo durante a caça será possível avaliar a evolução de uma resposta imunitária adaptativa à doença e assim dar continuidade ao estudo sobre a forma como a DHV está a afetar as populações de coelho-bravo nos Açores.
O programa de monitorização do impacto da nova variante da DHV nas populações de coelho-bravo nos Açores foi implementado em 2015 pela Direção Regional dos Recursos Florestais, com a colaboração do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto (CIBIO-UP).
A nova variante do vírus da Doença Hemorrágica Viral, identificada em França em 2010 e que, em 2012/13, desencadeou um surto no continente português com uma elevada taxa de mortalidade, chegou aos Açores em novembro de 2014, tendo sido a ilha Graciosa a primeira a ser afetada.

Os interessados podem obter mais informações na página da Direção Regional dos Recursos Florestais na Internet, em http://drrf.azores.gov.pt.

Twitter Facebook Favorites More