Traduzir

Rádio Graciosa


07 dezembro 2018

Câmara Comércio mostra preocupação com transportes aéreos e marítimos

Tendo em conta as últimas notícias veiculadas acerca dos Transportes Aéreos e Marítimos, a Direção da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH) emitiu um comunicado, mostrando algumas preocupações.
Nos Transportes Aéreos, a Direção da CCAH estranha as notícias divulgadas em vários jornais que dão conta de declaração do ex-Embaixador dos EUA, Robert Sherman referindo que a ligação aérea da DELTA AIRLINES a São Miguel surgiu como contrapartida do “downsizing” da Base das Lajes. Recordamos que, no início deste ano, a Direção da CCAH emitiu comunicado a pedir esclarecimentos à Embaixada dos EUA e ao Presidente do Governo Regional dos Açores, tendo obtido respostas claras no sentido contrário ao que agora é veiculado. Perante estas declarações, a Direção considera que as entidades competentes deverão esclarecer, com total transparência, todo o processo de negociação estabelecido.
Ainda relativamente à ligação aérea da DELTA AIRLINES, a Direção da CCAH demonstra uma vez mais a sua preocupação com falta de acordo Interline da SATA AIR Açores com a DELTA, colocando em causa o desenvolvimento do turismo nas ilhas do grupo central e alerta que o período de maior venda de pacotes turísticos nos Estados Unidos da América é Janeiro e Fevereiro, pelo que é urgente a resolução deste entrave ao desenvolvimento da economia do grupo central.
Por outro lado, a CCAH congratula-se pelo início, esta semana, do transporte aéreo de carga, através do Consórcio Mais da Madeira Air, com cinco ligações aéreas entre Lisboa e Ponta Delgada, com extensão à ilha Terceira três vezes na semana. O transporte aéreo de carga é uma revindicação antiga da CCAH e essencial para o desenvolvimento da economia da Região. A Direção está a acompanhar este assunto e aguarda a todo o momento uma reunião com a empresa responsável pelo transporte da carga.
No Transporte Marítimo, tendo em conta as greves contínuas e prolongadas dos estivadores, que afetam igualmente os Portos da Região, os empresários demonstram preocupação com as consequências nefastas no tecido empresarial, com os atrasos de entrega das suas mercadorias, que são agravadas neste período de Natal, altura do ano essencial à sobrevivência de muitas empresas açorianas. Nesse sentido, entende a Direção que devem ser tomadas medidas urgentes de forma a diminuir os constrangimentos existentes na operação de carga dos Portos da Região, estando disponível para colaborar no que for necessário nesse sentido.




Twitter Facebook Favorites More