Traduzir

Rádio Graciosa


10 outubro 2018

Aprende para a Vida e Quinta Magica foram projetos vencedores para a Graciosa no Orçamento Participativo 2018


Na manhã de Terça-feira foram apresentadas as 29 ideias vencedoras de 2018, ao 1º Orçamento Participativo dos Açores, no valor de cerca de 700 mil euros.
Serão agora implementadas 29 propostas, 12 na área da juventude, oito de inclusão social, seis de turismo e três de ambiente, sendo que na divisão por ilhas São Miguel contou com seis projetos aprovados, a Terceira cinco, o Pico quatro, São Jorge e Flores três e as restantes ilhas (Santa Maria, Graciosa, Faial e Corvo) duas.
Na Graciosa, as duas propostas mais votadas das 14 finalistas, foram a Oferta formativa "Aprende para a vida" e a “Quinta Mágica”.

A “Quinta Mágica”, ideia da autoria de Carlos Côrte-real Silva, terá a duração de 12 meses e um custo de 24.800 €.
Na sessão pública de apresentação das propostas vencedoras, que decorreu em Angra do Heroísmo, Carlos Silva explicou que a proposta visa o desenvolvimento, na ilha Graciosa, de um projeto formativo, destinado preferencialmente, a jovens desempregados e a outros públicos com dificuldade de integração no mercado de trabalho, na área da agricultura biológica.
Contemplará uma vertente de trabalho de caráter intergeracional, através da troca de conhecimentos sobre práticas agrícolas tradicionais, e que privilegie as culturas com tradição e potencial local, na ótica da valorização da produção e dinamização da economia local. Para além da vertente formativa, para transmissão de conhecimentos da área de especialidade, pretende-se que o projeto assegure, também, uma componente prática com acompanhamento individualizado que permita o treino de competências pessoais e sociais aos formandos, enquanto condições promotoras de uma inserção profissional de sucesso.

A Oferta formativa "Aprende para a vida", da autoria de Patrícia Bettencourt Silva, terá a duração de 18 meses e um valor de 6.200 euros.
 A proposta apresentada consta de cursos básicos nas áreas de Costura, Informática, Cozinha e Inglês. São destinatários deste projeto da área da Junventude, a população em geral da Ilha Graciosa.
Esta proposta tem como objetivo desenvolver competências básicas ao nível pessoal / profissional e facilitar a inserção no mercado de trabalho.

Entretanto, o Governo Regional dos Açores anunciou que vai aumentar em 100 mil euros a verba disponível no primeiro orçamento participativo da região, que colocará em prática os 29 projetos vencedores.






Twitter Facebook Favorites More