O sistema ‘Costa
Segura’, que permite o controlo da navegação junto aos portos, estará concluído
até ao final de 2018 em todo o país e ainda este verão nos Açores e na Madeira,
adiantou o diretor-geral da Autoridade Marítima.
Ao todo, existem
já estações, com radar e câmara, em cinco ilhas dos Açores (Santa Maria, São
Miguel, Terceira, Faial e Corvo), estando previsto o alargamento destes meios
às ilhas de São Jorge e Graciosa, bem como a instalação de uma segunda câmara
na ilha Terceira, na baía de Angra do Heroísmo.
“À medida que
vamos operando e tirando experiência vamos adaptando o que serão as futuras
estações”, disse Luís Sousa Pereira, em declarações aos jornalistas, admitindo
que está a ser estudada a possibilidade de instalação de outras câmaras nos
Açores.
O projeto previa
inicialmente a criação de 24 estações em todo o país, estando já equacionadas
30.
Desenvolvido na
sequência de um acidente que vitimou cinco pescadores na Figueira da Foz, o
sistema ‘Costa Segura’ controla a navegação de recreio e pesca junto aos
portos, através de câmaras, radares e de uma carta eletrónica.
“Os portos são
locais em que a navegação conflui e é importante que em situações limite,
situações de mau tempo, que não são normais, nós possamos de algum modo
aconselhar a forma de as pessoas poderem entrar e sair dos portos (pescadores,
veleiros, etc.) de maneira a diminuir o risco de acidentes”, salientou o
diretor-geral da Autoridade Marítima.
Nos Açores, o
sistema já foi utilizado, por exemplo, no acidente do navio de transporte de
passageiros e viaturas ‘Mestre Simão’, que encalhou no porto da Madalena, na
ilha do Pico, em janeiro.
“Nós não
antecipámos o acidente, mas assim que ele ocorreu conseguimos ver o que se
estava a passar”, disse Luís Sousa Pereira, acrescentando que o sistema ajudou
a definir a localização das barreiras antipoluição.