Traduzir

Rádio Graciosa


20 junho 2018

Sistema ‘Costa Segura’ será instalado na Graciosa ainda este Verão

O sistema ‘Costa Segura’, que permite o controlo da navegação junto aos portos, estará concluído até ao final de 2018 em todo o país e ainda este verão nos Açores e na Madeira, adiantou o diretor-geral da Autoridade Marítima.
Ao todo, existem já estações, com radar e câmara, em cinco ilhas dos Açores (Santa Maria, São Miguel, Terceira, Faial e Corvo), estando previsto o alargamento destes meios às ilhas de São Jorge e Graciosa, bem como a instalação de uma segunda câmara na ilha Terceira, na baía de Angra do Heroísmo.
“À medida que vamos operando e tirando experiência vamos adaptando o que serão as futuras estações”, disse Luís Sousa Pereira, em declarações aos jornalistas, admitindo que está a ser estudada a possibilidade de instalação de outras câmaras nos Açores.
O projeto previa inicialmente a criação de 24 estações em todo o país, estando já equacionadas 30.
Desenvolvido na sequência de um acidente que vitimou cinco pescadores na Figueira da Foz, o sistema ‘Costa Segura’ controla a navegação de recreio e pesca junto aos portos, através de câmaras, radares e de uma carta eletrónica.
“Os portos são locais em que a navegação conflui e é importante que em situações limite, situações de mau tempo, que não são normais, nós possamos de algum modo aconselhar a forma de as pessoas poderem entrar e sair dos portos (pescadores, veleiros, etc.) de maneira a diminuir o risco de acidentes”, salientou o diretor-geral da Autoridade Marítima.
Nos Açores, o sistema já foi utilizado, por exemplo, no acidente do navio de transporte de passageiros e viaturas ‘Mestre Simão’, que encalhou no porto da Madalena, na ilha do Pico, em janeiro.
“Nós não antecipámos o acidente, mas assim que ele ocorreu conseguimos ver o que se estava a passar”, disse Luís Sousa Pereira, acrescentando que o sistema ajudou a definir a localização das barreiras antipoluição.

Twitter Facebook Favorites More