Traduzir

Rádio Graciosa


09 junho 2018

Resumo semanal de 4 a 8 de Junho de 2018

Unidade de Saúde promoveu Mercado da Saúde

Localizado na entrada da unidade de saúde, o Mercado da Saúde tem como objetivo sensibilizar a população para o importante papel do potássio, na redução da pressão arterial.
Para além de promover a acessibilidade, o Mercado da Saúde pretende incentivar o consumo de hortofrutícolas locais frescos, como forma de assegurar uma ingestão adequada de potássio pela população, não esquecendo, a redução da adição de sal e a utilização de ervas aromáticas na confeção culinária, pilares fundamentais do combate à hipertensão. 
O lema desta iniciativa é “- Sal + Frescos = Mais sabor à Vida”.






Deputados do PS visitaram obras de restauro dos painéis quinhentistas da Igreja Matriz

Os painéis do século XVI fazem parte do património cultural, religioso e turístico da ilha, tendo esta obra de restauração sido apoiada e acompanhada pela Direção Regional da Cultura, tendo recebido um forte contributo da comunidade graciosense.
Realizou-se, assim, a limpeza e proteção da camada pictórica dos painéis quinhentistas, respeitando sempre a pintura original e preservando esta obra-prima única na ilha.






Daniel Silva é o novo presidente do Sporting Club de Guadalupe

No Sábado, dia 2 de Junho, decorreram eleições para a Direção do Sporting Clube de Guadalupe.
A Assembleia-geral decorreu na sede do clube e na ordem de trabalhos esteve a eleição dos novos órgãos sociais do clube e outros assuntos de interesse para a coletividade.
Foi apresentada uma única lista, que por unanimidade foi eleita para liderar os destinos do clube da Freguesia de Guadalupe.
Daniel Silva é o presidente desta nova direção e tem como objetivo fazer “tudo o que estiver ao seu alcance para que os sócios e simpatizantes se orgulhem do seu clube”.




Pedro Araujo sagrou-se Campeão Regional de Santo Huberto

O Graciosense Pedro Araújo, acompanhado do cão Pluto, venceu o apuramento regional de Santo Huberto.
O evento decorreu durante o último fim-de-semana na ilha Terceira, com a dupla graciosense a conseguir o apuramento ao Campeonato Nacional de Santo Huberto, organizado pela FENCAÇA, que decorrerá em Arronches, nos dias 16 e 17 de junho.
Esta é já a quarta vez que o caçador graciosense, acompanhado do seu cão Pluto, se sagra campeão regional de caça, com cão de parar.





11ª Festa de Cinema Italiano na Graciosa de 15 a 17 de Junho

Na Ilha Graciosa, o festival realiza-se no Centro Cultural Da Graciosa.
Do programa do evento, consta na Sexta-feira, dia 15 de JUNHO, pelas 21h00, a exibição de “A CASA TUTTI BENE (Cá por casa tudo bem) de Gabriele Muccino.
No Sábado, pelas 16H30, será a vez de “FIRENZE W GLI UFFIZI (Florença e a Galeria dos Ofícios) de Luca Viotto” e pelas 21H00 “IN GUERRA PER AMORE (Em guerra por amor), de Pierfrancesco Diliberto.
No último dia do festival haverá duas sessões, a primeira às 16H30, com “NUOVO CINEMA PARADISO (Cinema Paraíso), de Giuseppe Tornatore e às 21H00,  THE PLACE,  de Paolo Genovese.
O evento é organizado pela Associação Il Sorpasso e co-produzido pela Associação Cross-over Azores. Conta com o com o apoio da Embaixada de Itália, do Istituto Italiano di Cultura di Lisbona, a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa e o Graciosa Resort- Biosphere Island Hotel.





Azores Touch abriu quiosque em Santa Cruz da Graciosa

A Azores Touch, de Sérgio Cota, a primeira empresa incubada na Startup Angra, está a alargar a sua área de intervenção à Graciosa.
No dia 1 de Junho, a empresa abriu um quiosque na Praça Fontes Pereira de Melo, em Santa Cruz da Graciosa.
Esta empresa dedica-se a proporcionar ao turista uma boa experiência desde a sua chegada à sua partida, facilitando acesso a todos os serviços e atividades, para que nada falhe.
Esta agência, que trabalha sobretudo com turistas franceses e americanos, organiza tudo para o turista, desde o transporte, estadia, passeios de barco, roteiros e atividades, trabalhando assim em parceria com as empresas de maritimo-turistica, restaurantes e proprietários de habitações em zonas rurais.





Feira de Empreendedorismo da Escola foi um sucesso

Alunos de todos os níveis de ensino, a partir do 4º ano, foram empreendedores por um dia, criando o seu próprio negócio.
De tudo havia à venda na Praça Fontes Pereira de Melo, desde snacks, salgados, doces, batidos e bebidas, jogos, produtos artesanais, produtos hortícolas, plantas e até animais de estimação.





Empreitada de equipamentos de frio do Matadouro da Graciosa concluída dentro de cinco meses

A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas informou hoje que as obras da empreitada de fornecimento e instalação dos equipamentos de frio do novo Matadouro da ilha Graciosa, orçada em 440 mil euros, tem um prazo de execução de cinco meses após o ato de consignação, tendo já recebido o visto da prévio da Secção dos Açores do Tribunal de Contas.
O concurso público realizado pelo IAMA - Instituto de Alimentação e Mercados Agrícola para a adjudicação das câmaras de refrigeração do Matadouro da Graciosa, e respetiva instalação, foi adjudicado à empresa RACE – Refrigeration & Air Conditionning Engineering.
Em causa está a aquisição e a instalação de todo o sistema de frio do matadouro, que inclui três grandes câmaras frigorificas, com uma capacidade global de cerca de 80 bovinos.





Crianças aprendem como agir em caso de sismo

As Escolas da Graciosa têm recebido ao longo deste ano letivo várias ações de informação e sensibilização, em todos os níveis de ensino, sobre incêndios urbanos, riscos naturais, medidas gerais de autoproteção e número de emergência 112.
Nas últimas semanas decorreu a campanha de sensibilização para ensinar às crianças “o que fazer em caso de um sismo?”
A escola do 1º ciclo da Luz recebeu a formação esta semana e também colocou em prática o plano interno de emergência.
Esta iniciativa também já passou pelas escolas do 1º ciclo de Guadalupe e São Mateus e é da responsabilidade da Técnica Superior de Proteção Civil, Sofia Mendonça.





Acção de sensibilização e limpeza de ribeira na Freguesia da Luz

Integrado no programa Eco-Freguesia 2018, projeto “Minha Ribeira”, a Junta de Freguesia da Luz promoveu uma ação de sensibilização e limpeza da ribeira existente na Freguesia.
O evento decorreu em parceria com o Parque Natural da Graciosa e teve como público alvos os alunos do 3º ano, da Escola Básica da Luz. Na iniciativa, as crianças procederam à limpeza, numa ação conjunta para assinalar o Dia Mundial do Ambiente.






Twitter Facebook Favorites More