Traduzir

Rádio Graciosa


22 junho 2018

Resumo Semanal de 18 a 22 de Junho de 2018

Dormidas desceram 10,2% entre Janeiro e Abril


Em termos de variações homólogas acumuladas, de janeiro a abril, as ilhas que apresentaram variações homólogas positivas foram as ilhas do Pico, da Terceira, de Santa Maria, do Faial, de São Jorge, de São Miguel, das Flores e do Corvo, que apresentaram variações respetivamente de, 8,4%, 8,3%, 7,4%, 6,5%, 4,6%, 2,9%, 1,1 e 1,0%. A ilha Graciosa apresentou uma variação negativa de 10,2%.
Nos primeiros 4 meses de 2018, a hotelaria graciosense registou 3.655 dormidas, uma perda de 415 dormidas, em relação a 2017.
No entanto, em Abril registaram-se 1.040 dormidas, um aumento de 14,8%, em comparação com igual período de 2017.
Em Abril, a taxa de ocupação foi de 19,8%, um aumento de 2,5% e a estada média foi de 2,82 noite, um aumento de 15,1%.
Segundo os dados do Serviço Regional de Estatística, em Abril, os proveitos totais foram de 34.084 euros, sendo 31.516 euros de proveitos por aposento e 2.568 euros de proveito na restauração.




Terminado restauro do Retábulo Mor e Painéis Quinhentistas da Igreja Matriz

Sérgio Mendonça, pároco da Igreja Matriz, disse que o objetivo foi fazer um trabalho sério e digno, uma ideia que vinha já desde o pároco anterior, Machado Alves.
A obra custou 75 mil euros, metade dos quais apoiados pela Direcção Regional da Cultura, que acompanhou todo o processo através do seu gabinete técnico. A outra metade do orçamento foi conseguida através de jantares e eventos realizados para angariação de fundos e também de muitas ofertas anónimas.
Há outros altares e estrutura da Matriz a necessitar restauro.
Os seis painéis quinhentistas, que tem como tema a Paixão de Cristo, são a grande “jóia” da Igreja Matriz de Santa Cruz da Graciosa, um dos monumentos mais visitados da ilha.
Odilia Teixeira, responsável pelo Atelier de Conservação e Restauro de São Jorge, disse que foi um orgulho para o atelier fazer este trabalho, que durou cerca de 1 ano.
A diretora da AcroArte afirma que o estado da estrutura era pior, do que o inicialmente previsto, mas que com os trabalhos efetuados terá a duração de “uma vida”.
Para continuar a manter aquela estrutura de grande valor, há uma série de cuidados que deverão ser tidos em conta, entre eles evitar uso de produtos de limpeza e contato com água.





Meles da Graciosa arrecadaram prémios no Concurso da Feira Açores 2018

Na categoria de mel claro, Fernando Rui Silva recebeu o 2º lugar e João Manuel Ramos ficou em 3º lugar. O primeiro lugar desta categoria foi atribuído a um produtor da Terceira.
Na categoria de mel escuro, Luis Vasco Silva ficou em segundo lugar, tendo sido o concurso vencido por um mel de São Miguel.
O Parque Multissetorial da Ilha Terceira recebeu a edição de 2018 da Feira Agrícola Açores, entre 15 e 17 de Junho.





Bombeiros da Graciosa participaram do Conselho Regional de Bombeiros

Neste encontro de auscultação aos parceiros da Proteção Civil participaram 40 representantes de todas as associações humanitárias e comandos de bombeiros dos Açores. A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Ilha Graciosa esteve representada pelo Comandante Carlos Melo e pelo membro da direção Ricardo Ramalho.
O encontro destinou-se a fazer um balanço da atividade de 2017 e uma reflexão sobre os desafios que se colocam às associações de bombeiros.
O Secretário Regional da Saúde afirmou que o novo modelo de financiamento das associações humanitárias de bombeiros e a regulamentação das condições de trabalho das corporações são pilares das políticas de Proteção Civil para 2018.





André Silva eleito presidente do Graciosa Futebol Club

Os sócios do Graciosa Futebol Clube reuniram em Assembleia-geral e na ordem de trabalhos estava a aprovação de contas e a eleição de uma nova direção.
André Silva, foi designado presidente do Graciosa Futebol Club, no entanto deverá apresentar, ainda a constituição da nova direção. O jovem santacruzense já pertenceu às últimas direções, no entanto é a primeira vez que será presidente. José Picanço deverá ser o vice-presidente.
Na próxima época desportiva, o Graciosa Futebol Club vai se estrear no Campeonato de Futebol dos Açores, prova para o qual a equipa manteve a confiança no treinador Pedro Gil Silva.





Sistema ‘Costa Segura’ será instalado na Graciosa ainda este Verão

Ao todo, existem já estações, com radar e câmara, em cinco ilhas dos Açores (Santa Maria, São Miguel, Terceira, Faial e Corvo), estando previsto o alargamento destes meios às ilhas de São Jorge e Graciosa, bem como a instalação de uma segunda câmara na ilha Terceira, na baía de Angra do Heroísmo.
Desenvolvido na sequência de um acidente que vitimou cinco pescadores na Figueira da Foz, o sistema ‘Costa Segura’ controla a navegação de recreio e pesca junto aos portos, através de câmaras, radares e de uma carta eletrónica.





Deputado José Ávila na delegação açoriana nas Jornadas Parlamentares Atlânticas

Os deputados socialistas José Ávila, José San-Bento, Bárbara Chaves e Susana Goulart Costa integram a delegação dos Açores, chefiada pela Presidente da Assembleia Legislativa, Ana Luís.
A nona edição destas Jornadas, que terminaram na Quarta-feira, permitem aos parlamentares das várias Regiões Insulares da Macaronésia, debater as seguintes matérias: As regiões Ultraperiféricas, os Estados e a União Europeia; As economias da Macaronésia no contexto da Economia Global: especial incidência do Turismo, Comércio e Sector Primário; A Macaronésia e as alterações climáticas e Educação, Cultura e Igualdade de Género.





Comissão de Assuntos Sociais esteve na Graciosa

No âmbito do grupo de trabalho “Análise e avaliação das respostas públicas regionais na área da promoção dos direitos e proteção das crianças e jovens com mais de 12 anos”, a Comissão de Assuntos Sociais, reuniu na Terça-feira com o Clube Desportivo Escolar da Ilha Branca e com a Escola Básica e Secundária de Santa Cruz da Graciosa.
A deputada do Grupo Parlamentar do PS Açores, Isabel Quinto, coordena este Grupo de Trabalho, de que fazem parte os deputados graciosenses João Costa, do PSD e Ricardo Ramalho, do PS.




Ação de sensibilização sobre segurança nas férias percorreu escolas

Uma nova ação de sensibilização tem percorrido as escolas da Graciosa, durante as últimas semanas de aulas.
Com as férias de verão a caminho, o objetivo da ação foi relembrar regras de segurança em casa, na rua, na praia e em recintos de festas e arraiais.
A iniciativa percorreu todas as escolas do 1º ciclo e esteve a cargo de Sofia Mendonça, técnica superior de proteção civil, da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Ilha Graciosa.




Zonas balneares da Graciosa prontas para o Verão 2018

As autarquias da Graciosa preparam as zonas balneares e de lazer da Graciosa, para mais um verão.

A Junta de Freguesia de Guadalupe continua com trabalhos de melhoramento na zona dos Poceirões da Vitória. Este ano foi construído um passadiço em madeira, para facilitar o acesso à piscina maior e também já foram colocados estrados. Ainda até ao final deste mês vão prosseguir os trabalhos de melhoramento naquela zona, que não foram possíveis de realizar mais cedo, devido à agitação marítima.

A Junta de Freguesia da Luz, procedeu a trabalhos de limpeza, pintura e colocação de mobiliário nas piscinas do Carapacho. O Parque de Campismo também está limpo e pronto a receber veraneantes e campistas.

A Junta de São Mateus, procedeu a diversos trabalhos na zona de praia. Foram realizadas pinturas, construída uma nova zona de duches exteriores e melhorado o bar. Foi adquirido mais mobiliário urbano, nomeadamente guarda-sóis e cadeiras. Este ano, em colaboração com a Portos dos Açores, que realizou dragagem de areia no porto, foram colocados cerca de 200 metros cúbicos de areia, no areal.

A Junta de Freguesia de Santa Cruz da Graciosa, em colaboração com o município, procedeu aos trabalhos de colocação de corrimões, escadas, guarda-sóis e espreguiçadeiras, na Calheta.
No Barro Vermelho, foram colocados os estrados, que nos últimos dias têm sido pintados.
No cais da Calheta e no Barro Vermelho foi ainda efetuada uma lavagem, com jacto de água e colocados alguns remendos em cimento, de forma a melhorar os acessos à agua.

As zonas balneares da Graciosa estão limpas e arranjadas para a nova época balnear.
A qualidade da água em todas estas zonas balneares também está comprovada, de acordo com análises realizadas às águas, já este mês.
Segundo os resultados das análises, publicados pela Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, as quatro zonas balneares classificadas na Graciosa, tem águas próprias para banhos. A zona do Barro Vermelho destaca-se ao ter a melhor água, mantendo a classificação excelente nos últimos 4 anos. As zonas de Praia, Carapacho e Calheta tiveram classificação Boa, em 2017.




Criado regulamento de acesso ao Ilhéu da Praia

O regulamento de acesso ao Ilhéu da Praia define um trilho de visitação na parte leste e restringe as visitas ao período entre 1 de julho e 15 de abril, com um máximo diário de 20 visitantes, 2 dias por semana, no período de 1 de julho a 15 de novembro, e 5 dias por semana, no período de 16 de novembro e 15 de abril, com os grupos serem obrigatoriamente acompanhados por um Guia de Parques Naturais e um Vigilante da Natureza.
A visita ao Ilhéu da Praia é efetuada, obrigatoriamente, entre as 10 horas e as 16 horas,
respeitando o trilho assinalado no terreno e com a permanência dos visitantes na área
protegida a não poder ultrapassar uma hora e meia.
O acesso está sujeito ao pagamento da taxa de conservação da natureza, € 4,00 por cada visitante, exceto se o visitante for residente nos Açores.





São 37 os inscritos no X Rali Ilha Graciosa

A 6 e 7 de julho estará nas estradas de asfalto da ilha Graciosa a 10ª edição do RALI ILHA GRACIOSA/ALÉM MAR.
São 37 as equipas inscritas para a prova de comemoração do décimo aniversário do rali graciosense.
Entre as participações destaca-se o piloto continental Pedro Lança e 7 pilotos graciosenses.
Da Graciosa, participam Cesar Bettencourt, Alexandre Mendonça, Dércio Bettencourt, Avelino Coutinho, Laudalino Furtado, Jorge Pinto e Cláudio Bettencourt.
O X Rali Ilha Graciosa será a terceira prova pontuável para o Troféu de Ralis Asfalto Açores 2018.

Twitter Facebook Favorites More