Traduzir

Rádio Graciosa


15 junho 2018

Resumo semanal de 11 a 15 de Junho de 2018

 
Graciosense Elisia Saab condecorada Oficial da Ordem de Mérito

Marcelo Rebelo de Sousa condecorou várias personalidades oriundas dos Açores, no âmbito das comemorações do Dia de Portugal.
Elisia M. Saab recebeu a distinção de Oficial da Ordem de Mérito.
Elisia M. Saab é cofundadora da Advanced Polymers, Inc., empresa localizada em New Hampshire.
Nasceu na ilha Graciosa, tendo ido para os EUA aos quatro anos de idade para Lowell, Ma. Frequentou as escolas públicas. Durante o ensino secundário, Lisa Saab frequentou uma escola profissional de cabeleireira ao mesmo tempo que tinha outras atividades profissionais. Após ter finalizado o Lowell High School em 1980 e o curso de cabeleireira, optou por trabalhar em contabilidade.
Durante mais de vinte e quatro anos, Lisa tem desempenhado um papel relevante e fundamental no sucesso da companhia, que hoje é líder mundial no desenvolvimento de componentes de dispositivos médicos, incluindo balões médicos, tubos termo retrácteis, extrusão e cateteres.




Câmara Municipal vai reativar quiosque de turismo na Praça

O executivo camarário de Santa Cruz da Graciosa reuniu, na passada Quinta-feira, nos Paços de Concelho.
No período antes da ordem do dia, o vereador António Reis, do PSD, alertou para a falta que faz um centro de informação turística em Santa Cruz.
Conceição Cordeiro, Vice-presidente da Câmara Municipal, disse concordar com essa necessidade, mas como o coreto da Praça Fontes Pereira de Melo não tem as condições necessárias, por necessitar obras profundas, informou que a autarquia pretende reativar o antigo quiosque da ART, por já se encontrar preparado para o efeito.




Município aumentou apoios às festas tradicionais da Graciosa

A Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa aprovou, por unanimidade, a nova tabela de apoio às festas tradicionais e populares da Graciosa.
Assim, as festas sede de freguesia vão receber 2.000 euros, os Curatos recebem 1.250 euros e as festas de Lugares são apoiadas em 600 euros.





Desembarques com aumento de 2% em Maio

De Dezembro de 2017, a Maio de 2018, desembarcaram na Graciosa, por via aérea, um total de 11.626 passageiros, um aumento de 427 passageiros.
No mês de Maio desembarcaram 2.228 passageiros, mais 45 desembarques, que os 2.183 registados em Maio do ano passado, o que resulta numa variação homóloga positiva de apenas 2%. Apesar da subida ser ligeira, o mês transato foi até ao momento o melhor mês de 2018, no que se refere a movimento no Aeroporto da Graciosa.
Nos embarques, depois da diminuição de Abril, em Maio houve um aumento de 27 embarques, ao passar dos 2.120 de Maio de 2017, para os 2.147 embarques do mesmo mês deste ano.





Trabalhos de Artesãos da Graciosa expostos na Terceira

A GRATER – Associação de Desenvolvimento Regional inaugurou, no Museu de Angra do Heroísmo, a exposição “Craft & Art”, uma mostra de trabalhos de artesãos das ilhas Terceira e Graciosa.
As peças foram desenvolvidas, no âmbito do projeto de cooperação “Craft & Art”, que integra, ainda, parceiros da Madeira, das Canárias e de Cabo Verde e que tem o objetivo central de revitalizar o artesanato local de cada uma das regiões.
Nesse sentido, a GRATER tem vindo a promover encontros e ateliês entre artesãos e designers reconhecidos em áreas que vão da tecelagem, aos acessórios de moda, embalamento e vitrinismo.





Câmara Municipal aprovou 2º revisão do orçamento e contas consolidadas de 2017

O executivo camarário de Santa Cruz da Graciosa reuniu de forma extraordinária na Quarta-feira, dia 13 de Junho.
Na ordem de trabalhos destacou-se a provação, por unanimidade, da 2ª revisão orçamental de 2018. Desta revisão consta anulações na receita, no valor de 334.244 euros, reforços na despesa em 54.820 euros e anulações de 389.064 euros.
Por unanimidade, foram também aprovadas as contas consolidadas de 2017.
Ambos os documentos vão seguir para apreciação e votação, em Assembleia Municipal.




JSD Graciosa apresentou proposta para implementação do Cartão Jovem Municipal

A JSD/Graciosa fez chegar, ao Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, uma proposta de implementação do Cartão Jovem Municipal, por se tratar de “um programa que só beneficiará os jovens Graciosenses”, pedindo ao município que avalie “os extensos benefícios deste programa” e que “torne-se num dos muitos municípios do país a estarem integrados neste programa nacional e internacional.”
Segundo a JSD, são várias as vantagens para todos os jovens, graciosenses e visitantes, da nossa ilha, não só dentro do nosso Município, mas também no resto do pais e na Europa. Dessas vantagens destacam-se descontos em unidades de alojamento aderentes, principalmente, em pousadas da juventude; descontos na restauração local, bem como, nas principais marcas de restauração internacionais; em serviços de turismo,  culturais/desporto/educação aderentes e ainda no Serviços Municipais (taxas, Cinema, touradas, piscina, etc).




Deputados Graciosenses intervêm no plenário da Assembleia Legislativa Regional

No âmbito de um recurso para plenário, de autoria do BE, sobre a reforma da autonomia, o deputado do PSD, eleito pela Graciosa, João Costa, interveio para lamentar, que se discute em plenário da Assembleia, “aquilo que é óbvio”, ou seja que todos devem ter igual tratamento.
João Costa afirma que a reforma da autonomia se tornou numa “questão politica” e questionou se deve continuar a comissão para a reforma da autonomia.
Da bancada PS, José Ávila, interveio sobre as negociações do novo quadro comunitário, no âmbito do POSEI Pescas.
O deputado graciosense, vice-presidente do Grupo Parlamentar Socialista, disse que é importante que se consiga “uma dotação financeira capaz, tendo como objetivo executar as políticas de proximidade necessárias para garantir a sustentabilidade das pescas nos Açores, e autonomizar o POSEI Pesca”.
Também da bancada socialista, Manuel José Ramos apresentou um voto e congratulação a Pedro Araujo, Campeão Regional de Caça.
Pedro Miguel Pereira de Araújo Correia e o parceiro, Pluto, já por três vezes representaram os Açores no Campeonato Nacional de Caça, em 2015, 2016, 2017, repetindo o feito também em 2018.
O voto destaca o “trabalho meritório na Ilha Graciosa em termos desportivos e profissionais” por parte de Pedro Araujo.




Agraprome realiza prova de natação em águas abertas

A Agraprome, Associação Graciosense de Promoção de Eventos, vai realizar uma prova de natação, em águas abertas, no dia 21 de Julho.
O evento intitula-se “No Reino do Painho-de-Monteiro”, vai realizar-se entre o Ilhéu da Praia e a Vila da Praia e resulta de uma parceria com outras entidades locais e regionais.
As inscrições decorrem até 30 de Junho e são limitadas.
Com este evento, a nova direção da Agraprome cumpre o objetivo de trazer outras modalidades à Graciosa, para além do mergulho e dos ralis.




Obras estão atrasadas

Devido a atraso na obra de reabilitação da Rua Almeida Garrett e da Rua Dr. Gregório Júnior, a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa informou que as alterações efectuadas ao trânsito, se manterão até ao dia 23 de junho de 2018.
Assim vão continuar fechadas ao trânsito as Ruas Almeida Garrett e a Rua Dr. Gregório Júnior.
Estarão abertas ao trânsito (pesados e ligeiros) nos dois sentidos e com estacionamento proibido a Rua Marquês de Pombal, Rua D. João IV e a Rua da Boavista.
Neste período, será permitido o estacionamento na Rua D. Afonso Henriques.
Também na obra da rede de águas Grotas II, há atrasos e são maiores. A Tecnovia pediu prorrogação do prazo da obra, pela segunda vez. Assim, depois da prorrogação para 19 de Junho não ter sido suficiente, a empresa pediu nova prorrogação até 16 de Julho, prazo que a Câmara Municipal aprovou em reunião extraordinária, realizada esta semana.


Twitter Facebook Favorites More