Traduzir

Rádio Graciosa


21 junho 2018

Morreu Artur Cunha de Oliveira

Faleceu Cunha de Oliveira, ontem em Angra do Heroísmo, aos 93 anos de idade.
Artur Cunha de Oliveira nasceu a 30 de Setembro de 1924 em Lawrence - Massachusetts - Estados Unidos da América.
Filho de mãe Graciosense e de Pai Micaelense, Cunha de Oliveira muito cedo veio para a Graciosa, com 7 anos de idade, para a freguesia de Guadalupe, onde frequentou a escola primária. Saiu da Graciosa ainda jovem para prosseguir os estudos.
Homem inquieto, Artur Cunha de Oliveira foi sacerdote, pensador, teólogo, emigrante e deputado ao Parlamento Europeu.
Cunha de Oliveira foi um homem sempre muito ligado à Cultura, muito estudioso e culto, sendo Co-fundador do Instituto Açoriano da Cultura, Conselheiro da Orientação Profissional no Centro de Emprego de Angra do Heroísmo e, Presidente da Comissão.
Em relação à Graciosa era um grande entusiasta da nossa música tradicional e dizia sempre que guardava “as melhores recordações da música popular tradicional da nossa ilha”.

O Presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, manifestou hoje profundo pesar pelo falecimento de Artur da Cunha Oliveira, salientando o seu “profundo carácter humanista que sempre norteou a sua ação intelectual, cívica e política”.

Também o Partido Socialista dos Açores manifestou profundo pesar pelo falecimento de Artur da Cunha Oliveira, uma figura marcante da nossa história, da nossa cultura e da vida política.

Twitter Facebook Favorites More