Traduzir

Rádio Graciosa


19 junho 2018

Bombeiros da Graciosa participaram do Conselho Regional de Bombeiros

O Conselho Regional de Bombeiros reuniu no Faial para analisar desafios futuros.
Neste encontro de auscultação aos parceiros da Proteção Civil participaram 40 representantes de todas as associações humanitárias e comandos de bombeiros dos Açores. A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Ilha Graciosa esteve representada pelo Comandante Carlos Melo e pelo membro da direção Ricardo Ramalho.
O encontro destinou-se a fazer um balanço da atividade de 2017 e uma reflexão sobre os desafios que se colocam às associações de bombeiros.
O Secretário Regional da Saúde afirmou que o novo modelo de financiamento das associações humanitárias de bombeiros e a regulamentação das condições de trabalho das corporações são pilares das políticas de Proteção Civil para 2018.
O titular da pasta da Proteção Civil adiantou que o grupo de trabalho que está a estudar o modelo de financiamento das associações apresentará em breve uma proposta concreta, recordando que este grupo de trabalho envolve, entre outros, a Federação de Bombeiros e os municípios.
A aquisição de equipamentos e os investimentos em infraestruturas também estiveram em análise neste Conselho Regional de Bombeiros, durante o qual os representantes das associações e comandantes também analisaram o regulamento de funcionamento do Serviço de Suporte Imediato de Vida, bem como a portaria sobre o transporte terrestre de doentes, que irá sofrer um aumento durante este ano.

O Conselho Regional de Bombeiros é um órgão consultivo que reúne uma vez por ano, sendo constituído pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, Federação de Bombeiros dos Açores e pelos representantes e comandantes das Associações Humanitárias de Bombeiros.

Twitter Facebook Favorites More