Traduzir

Rádio Graciosa


16 abril 2018

Alertas Amarelo e Laranja para mau tempo- depressão Irene

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informou que, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), foi elevado o nível de aviso relativo ao mar para o Grupo Central.
Assim para o Grupo Central, foi emitido Aviso AMARELO referente a VENTO, de Direção de sudoeste, rodando para oeste (rajadas até 90 km/h), no período entre as 06H30 e as 15H00 de hoje, 16 de abril.
Aviso AMARELO referente a AGITAÇÃO MARITIMA, com ondas de oeste de seis a sete metros, passando a noroeste, até às 12H00 de hoje, 16 de abril.
Aviso LARANJA referente a AGITAÇÃO MARITIMA, com ondas de noroeste de sete a oito metros, no período entre as 12H00 de hoje e as 00H00 de terça-feira, 17 de abril.

As Capitanias do Porto de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória, alertaram já para o previsível agravamento do estado do mar,  a partir da tarde de hoje, 16 de abril, nas ilhas Terceira e Graciosa.
Prevê-se a ocorrência de ondulação de oeste, que poderá ultrapassar os 7 metros de altura significativa, rondando para noroeste a partir da tarde de 17 de abril, com uma progressiva diminuição da intensidade e altura significativa da ondulação.

Segundo o IPMA- Delegação dos Açores, "a depressão IRENE encontra-se centrada a norte do arquipélago (49ºN32ºW), bastante cavada, e provoca hoje segunda-feira, dia 16 de abril, um agravamento do estado do tempo em todo o arquipélago, particularmente nas ilhas do grupo Ocidental com rajadas superiores a 100 km/h e ondas de 9 metros. No grupo Central as rajadas devem chegar aos 95 km/h e as ondas aos 8 metros. Já as ilhas do grupo Oriental serão as menos afectadas, onde se prevê rajadas até 80 km/h e as ondas devem apenas atingir os 6 metros de altura significativa."

Foto: IPMA- Delegação Açores  (Prognóstico de Superfície válido para as 12h TUC de 16 de abril de 2018)

Twitter Facebook Favorites More