Traduzir

Rádio Graciosa


16 março 2018

Último dia de greve dos professores provoca encerramento de algumas escolas na Graciosa

A Greve dos Educadores de Infância e dos Professores dos ensinos básico e secundário, a exercer a atividade profissional em serviços públicos, está hoje no último dia.
Aos docentes, cabia a escolha de fazer greve na totalidade ou em parte destes dias.
Segundo informação que recolhemos junto da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz da Graciosa, a greve durante a semana tem sido pouco significativa, verificando-se esta Sexta-feira o dia de maior adesão, que levou ao encerramento de algumas escolas.
Assim, estão encerradas as escolas do pré-escolar e do 1º ciclo de São Mateus e de Guadalupe. Na escola da Luz está encerrada apenas 1 sala e em Santa Cruz, estão sem aulas o pré escolar e 1 sala do ensino básico.
Na escola secundária, não é ainda possível apurar a adesão à greve nesta Sexta-feira.

Motivos da Greve convocada pelo Sindicato Democrático dos Professores dos Açores:
Pelo descongelamento das progressões em carreira, sem constrangimentos.
Pela validação da totalidade do tempo de serviço congelado (2011 a 2017).
Pela alteração das normas de transição entre carreiras, na garantia de uma carreira de equidade, não superior a 34 anos.
Pela limitação da contratação sucessiva de docentes a termo resolutivo, conducente à sua integração em quadro vinculativo, no cumprimento da legislação comunitária.
Pela definição de um modelo justo e exequível de redução da componente letiva para os educadores de infância e professores do 1.º Ciclo do ensino básico, a partir dos 40 anos de idade e 15 anos de serviço.
Pela antecipação da redução da componente letiva para os professores do 2.º e 3.º Ciclos do ensino básico e do ensino secundário, a partir dos 40 anos de idade e 15 anos de serviço.
Pelo direito à compensação devida por caducidade dos contratos de trabalho a termo resolutivo, sem restrições.
Pelo estabelecimento de condições específicas de aposentação no reconhecimento das particularidades inerentes ao exercício da profissão docente.

Twitter Facebook Favorites More