Traduzir

Rádio Graciosa


16 março 2018

Resumo Semanal de 12 a 16 de Março de 2018


Curso de Planeamento e Gestão de Emergência de Proteção Civil na Graciosa

A iniciativa pretende dotar os participantes com conhecimentos teóricos e práticos que lhes permitam desenvolver competências no âmbito municipal da gestão de emergências em Proteção Civil, contextualizar a elaboração de Planos de Emergência nos processos de planeamento, além de interpretar e aplicar os critérios e normas técnicas para a elaboração e execução dos Planos de Emergência de Proteção Civil.
O Curso de Planeamento e Gestão de Emergência de Proteção Civil, ministrado por formadores acreditados do SRPCBA, prevê 15 ações e vai certificar cerca de três centenas de agentes municipais de Proteção Civil de todos os concelhos dos Açores, num total de 180 horas de formação, sendo este o segundo curso desta natureza.
Para esta iniciativa, a realizar na ilha Graciosa, estarão presentes colaboradores e operacionais do Município, agentes de Proteção Civil e entidades com especial dever de colaboração na área da Proteção Civil.




PSD quer ligações diárias entre todas as ilhas do Grupo Central

O grupo parlamentar do PSD defende que seja assegurada – através da Linha Amarela da Atlânticoline – “pelo menos uma ligação marítima diária a todas as ilhas do Grupo Central, com especial atenção para a Graciosa, que há muito vem reivindicando ligações diárias com as restantes ilhas daquele grupo do arquipélago”.
Luís Rendeiro acrescenta que, “de acordo com o que já foi divulgado pelo Governo Regional, o navio que irá substituir o Mestre Simão, só estará disponível num período nunca inferior a dois anos”e considera que a suspensão em causa, mesmo que temporária, “é mais uma decisão, entre tantas outras, tomadas pelo Governo e pelas empresas do Sector Público Empresarial Regional, que diminuem as acessibilidades à Terceira. E que têm impacto direto também nas ilhas de São Jorge e Graciosa que, de forma mais próxima, têm as suas economias interligadas, e utilizam as gateways da Terceira como ferramenta de apoio às suas populações, necessidades e negócios”.




Desembarques diminuíram 1% em Fevereiro

Em fevereiro de 2018 desembarcaram nos aeroportos dos Açores 80.653 passageiros, um aumento de 1,3% face ao mesmo mês de 2017.
A ilha que apresentou maior crescimento homólogo mensal foi a de Santa Maria com 5,8%, seguindo-se a Terceira com 4,5%, Corvo com 2,9% e São Jorge com 2,6%. A ilha de São Miguel registou um crescimento homólogo de 0,2%. Em sentido inverso, as ilhas do Faial, Graciosa e Flores registaram decréscimos homólogos no desembarque de passageiros, -2,7%, -1,0% e -0,8% respetivamente.
Segundo dados do Serviço Regional de Estatística, em Fevereiro desembarcaram por via aérea na Graciosa, um total de 1.659 passageiros, um decréscimo de 17 desembarques, em comparação com o mesmo mês de 2017.
Nos embarques, registaram-se 1. 697, mais 258 do que em comparação com igual período de 2017.
Em Fevereiro, a Graciosa foi escalada por 48 aviões.




Fundo Pesca foi acionado e deverá contemplar 27 pescadores graciosenses

O Diretor Regional das Pescas adiantou que cada beneficiário vai receber 304,5 euros por 15 dias de quebra de rendimento, tendo sido analisado o período entre 3 de fevereiro e 9 de março deste ano.
As pré-candidaturas ao Fundopesca para 2018 estiveram a decorrer durante o mês de dezembro de 2017 e na Graciosa inscreveram-se 75 pescadores.
Segundo informação que recolhemos junto da Associação de Pescadores Graciosenses deverão estar aptos a receber neste momento o FundoPesca, cerca de 27 pescadores graciosenses.





Sata diminui escalas com a Graciosa ao fim de semana

Os novos horários do Verão IATA da Sata, revelam a perda de duas ligações com a Graciosa, ao fim de semana.
Em comparação com o horário praticado nos últimos verões, a Sata reduz de duas para apenas uma, as ligações ao Sábado e ao Domingo com a Graciosa.
De Segunda a Sexta-feira, continuarão as duas ligações diárias, já mantidas durante o horário de Inverno, sendo que às segundas, quartas e sextas-feiras o primeiro voo é logo de manhã cedo, com chegada às 8h50 e os últimos voos diários saem da Graciosa sempre de pois das 17 horas.
Ao Sábado mantém-se o voo pela hora de almoço, com saída pelas 13h05 e ao Domingo é mais tarde, com chegada às 16h40 e descolagem às 17h05.





João Costa defende que “precisamos de mais voos e não de uma redução da oferta”

João Costa questiona “como pretende o Governo nesta situação que prejudica, novamente, a mobilidade dos residentes e dos que queirem visitar e conhecer a ilha?”.
O deputado graciosense salienta que a decisão da transportadora aérea regional, empresa pública detida pela Região, é contrária às expetativas da população e dos empresários da ilha, que têm vindo a reclamar mais acessibilidades.
“Precisamos de mais voos e não de uma redução da oferta. É isso que reclama a população e os empresários da Graciosa. Portanto, não se compreende esta decisão, quando o Governo e o PS, partido que o suporta, anunciam continuamente melhorias nas acessibilidades à ilha, algumas ainda que virtuais”, conclui o deputado do PSD/Açores eleito pela Graciosa.






António Zambujo atua na Graciosa a 16 de Maio no âmbito de uma digressão regional

O cantor e compositor António Zambujo vai fazer uma digressão nos Açores entre 02 e 20 de maio, percorrendo as nove ilhas do arquipélago, revelou o próprio num evento em Ponta Delgada.
A Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa associou-se ao evento Azores Tour'18 e apoia a vinda do artista português António Zambujo à Graciosa.
O concerto na Graciosa terá lugar no Centro Cultural da Ilha Graciosa.





Produção artesanal de spirulina na Graciosa arranca oficialmente

A empresa 5essentia Spirulina Azores, anunciou esta semana, na sua página de Facebook, que recebeu a licença de exploração, tornando-a em produtor artesanal de spirulina.
A unidade de cultivo de algas em tanques no interior de uma estufa, pretende produzir uma média diária de spirulina seca na ordem dos sete gramas por metro quadrado, ou seja, numa temporada entre abril e setembro, o objetivo é que a capacidade de produção seja de 1.200 quilos.
A primeira aquacultura dos Açores, pertence a Sónia Kaenel, a sua instalação decorreu em 2017 e desde então tem decorrido uma fase de testes, para a partir de agora se iniciar a produção e venda do produto.





Acidente grave na Graciosa resulta na morte de uma criança

A Graciosa ficou em choque na tarde de Quarta-feira, depois de um acidente resultou na morte de uma criança de 12 anos de idade.
Do sinistro, que ocorreu pelas 13H36 no cruzamento da Rua Engenheiro Manuel Rodrigues Miranda com a Rua Dr. Vasco Rodrigues (rotunda junto à Unidade de Saúde), resultaram ferimentos graves, no menor, de 12 anos de idade, que viria, lamentavelmente, a falecer já na Unidade de Saúde.





Hotelaria graciosense registou descida de 13,5% nas dormidas de Janeiro

Na Região Autónoma dos Açores, no mês de janeiro, os estabelecimentos hoteleiros registaram 68,0 mil dormidas, representando um acréscimo homólogo de 12,4%.
Em termos de variações homólogas acumuladas, em janeiro, as ilhas que apresentaram variações homólogas positivas foram as da Terceira, do Faial, de São Jorge, do Pico, do Corvo, das Flores e de São Miguel, respetivamente com, 38,2%, 31,6%, 27,0%, 20,0%, 8,9%, 3,7% e 3,3% As ilhas da Graciosa e de Santa Maria apresentaram uma variação homóloga negativa, respetivamente de, 13,5% e 11,6%.
Na Graciosa, foram registadas em Janeiro, 743 dormidas, menos 116 dormidas do que as registadas no mesmo mês de 2017.
Segundo o Serviço Regional de Estatística, no primeiro mês deste ano a taxa de ocupação foi de 13,7%, uma redução de 2,1% e estada média de 2,18 noites, -11,4%.
Os proveitos totais foram de 26.423 euros, sendo que apenas 1.999 euros foram de proveitos na restauração e 24.424 euros de proveitos por aposento.





Comissão Nacional das eleições emite aviso a autarcas socialistas

A Comissão Nacional de Eleições advertiu a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa sobre o uso de meios institucionais em tempo de campanha eleitoral, noticiou a Antena 1 Açores.
A advertência surgiu na sequência de uma queixa, de que nos meses de julho, agosto e Setembro, o Boletim Municipal divulgou várias iniciativas camarárias, com a CNE a considerar que se trata de publicidade institucional proibida por lei.
Ainda de acordo com a notícia da Antena 1 Açores, o mesmo aviso foi também feito às Juntas de Freguesia da Luz, São Mateus e Santa Cruz, que através das suas páginas de Facebook, publicitaram anúncios e projetos a concretizar ou já promovidos pelas autarquias.
A Comissão Nacional de Eleições advertiu os autarcas, para não voltarem a infringir a lei.


Twitter Facebook Favorites More