Traduzir

Rádio Graciosa


19 março 2018

Bombeiros celebraram 37 anos

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Ilha Graciosa assinalou o 37º aniversário, no último Sábado.
Do programa das celebrações constou o hastear das bandeiras, desfile de viaturas, missa na Igreja Matriz e no Quartel do Charco da Cruz, com formatura e receção das entidades, promoção dos bombeiros estagiários a bombeiros de 3ª classe e um jantar convívio.
José Bettencourt, presidente da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Ilha Graciosa, destacou a renovação do corpo de bombeiros, com a entrada de novos elementos.
A corporação necessita nesta altura de um melhoramento no quartel, passando por ampliação para a criação de mais garagens e de camaratas femininas. Em termos de viaturas é urgente a aquisição de um auto-tanque, mas também o apoio das autoridades locais e a regulação da carreira de bombeiro.
José Bettencourt afirmou que os bombeiros da Graciosa não se tem deparado com grandes catástrofes, mas tem que estar preparado para quando elas acontecerem.
O Secretário Regional da Saúde, Rui Luís, esteve presente nestas comemorações, em que destacou o trabalho desenvolvido pelos bombeiros dos Açores na resposta em operações relacionadas com fenómenos naturais, assistência em saúde, incêndios e acidentes industriais e tecnológicos.
Rui Luís enalteceu a participação do corpo de bombeiros da Graciosa no exercício 'Açor 2017', promovido pelo Comando Operacional dos Açores, onde o seu desempenho foi alvo de elogios por parte do Comandante Operacional dos Açores e do Presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.
Rui Luís salientou ainda a formação que tem sido levada a cabo nesta ilha, e em toda a Região, como é exemplo o Curso de Planeamento e Gestão de Emergência de Proteção Civil, uma iniciativa que teve lugar aqui, na ilha Graciosa, no dia 15 de março“, com objetivo de “criar uma maior e melhor articulação entre o serviço regional e os serviços municipais de Proteção Civil.”
A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Ilha Graciosa, fundada a 17 de março de 1981, conta atualmente com 46 elementos, tendo acudido no último ano a 446 ocorrências.




Twitter Facebook Favorites More