Traduzir

Rádio Graciosa


17 fevereiro 2018

Resumo Semanal de 12 a 16 de Fevereiro de 2018

Desfile do Domingo Gordo mostrou alegria e qualidade do nosso Carnaval

No Pavilhão da Escola Secundária, desfilaram na tarde de Domingo Gordo cerca de 595 figurantes, divididos por 20 fantasias de grupo, apresentadas por 7 colectividades.
O balanço do evento era por isso muito positivo para a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, que promove este evento.
Manuel Avelar Santos, presidente da Câmara, afirmou que foi com satisfação que assistiu a “um grande espetáculo”, que demonstra aquilo que é o nosso Carnaval.
O autarca disse ainda que o investimento do Município é para continuar, pois o Carnaval da Graciosa “é um marco importante das festividades de Inverno” na nossa ilha.





RTP não gravou Desfile de Carnaval da Graciosa e Município aprova voto de protesto contra “deficiente cobertura do Carnaval Graciosense” pela RTP Açores

A RTP Açores não gravou o desfile de Carnaval da Graciosa, que habitualmente difunde na Terça-feira de Entrudo.
O executivo camarário de Santa Cruz da Graciosa, reunido esta Quinta-feira, na Junta de Freguesia da Luz, aprovou por unanimidade, um protesto contra a RTP Açores, pela “deficiente cobertura do Carnaval Graciosense do presente ano”.
Na reunião, o presidente da Câmara explicou todas as diligências feitas, para que a equipa da RTP viesse à Graciosa. O município tinha deliberado suportar as despesas de deslocação e estadia da equipa de reportagem, concordando com aquilo que a RTP pediu, conforme explicou Manuel Avelar Santos.
No voto de protesto, o Município refere que “sempre se disponibilizou para colaborar com aquela instituição, encarregando-se das despesas com as deslocações e estadias das equipas que têm vindo a esta ilha pelo carnaval ao longo dos anos, como aliás aconteceu este ano”, por isso não entende, nem aceita “que não tenham vindo à Graciosa nesta época fazer reportagem de um dos carnavais mais expressivos da região.”
Para que idêntica situação não volte a acontecer, o executivo de Santa Cruz da graciosa sugere que no próximo ano “os responsáveis da RTP Açores iniciem atempadamente o processo de deslocação da equipa de reporteres à ilha Graciosa".
Deste voto será dado conhecimento à Direção da RTP Açores.






Aprovada iniciativa legislativa para justificação de faltas de acompanhantes de grávidas

A Assembleia da República (AR) aprovou na semana passada, uma iniciativa legislativa dos deputados do PSD/Açores que preconiza garantias para que os acompanhantes de grávidas nas deslocações inter-ilhas tenham as suas faltas ao trabalho justificadas, no âmbito da legislação laboral.
A proposta nasceu do facto dos Açores não terem unidades hospitalares para providenciar partos em segurança em todas as ilhas, “o que cria a natural liberdade de escolha às grávidas, nomeadamente das ilhas de Santa Maria, Graciosa, Pico, São Jorge, Flores e Corvo, para determinarem onde vão realizar o seu parto.






Entradas na Caldeira gratuitas para residentes a partir de 1 de Abril

Os residentes nos Açores vão passar a dispor de entradas gratuitas em todos os centros ambientais, geridos pela Direção Regional do Ambiente e nas áreas protegidas com visitação controlada.
A iniciativa entra em vigor a partir de 1 de abril, sendo a validação da residência realizada através do Cartão de Cidadão.
Trata-se da concretização de uma medida anunciada pelo Presidente do Governo Regional e tem como grande objetivo beneficiar quem vive nos Açores.





30ª Regata da Autonomia sempre vai passar pela Graciosa

Com um percurso que se prevê que comece, a 29 de Julho, na Madalena do Pico, com escalas em Angra do Heroísmo, Praia da Vitória (Terceira) e São Mateus da Graciosa, e terminús no Faial, no dia 5 de Agosto (em pleno Festival Náutico da Semana do Mar), a “Atlantis Cup - Regata da Autonomia” 2018 completa, assim, o objectivo de tocar em todas as Ilhas, afirmando-se como a Regata da Autonomia, presente nas 9 parcelas açóricas.
Além da competição e do convívio, esta Regata celebra a Autonomia Regional alcançada em 1976 e plasmada na Constituição da República Portuguesa.
O envolvimento destas quatro Ilhas e de cinco Municípios Açorianos nesta Prova Náutica, constitui, pelos contactos que se estabelecem e pelas visitas que se realizam, uma mais-valia para o conhecimento dos Açores e das suas seculares Tradições.
Recorde-se que inicialmente a regata apenas passaria ao largo da Graciosa, tendo a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa feito esforços para que o evento tivesse a Graciosa como um dos pontos de visita, o que foi conseguido com sucesso.





Proposta de Plano Municipal de Emergência de Protecção Civil de Santa Cruz da Graciosa em discussão pública

A Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa submeteu a consulta pública a Proposta de Plano Municipal de Emergência de Protecção Civil de Santa Cruz da Graciosa.
O referido plano, um dos mais importantes do concelho, encontra-se à disposição do público para consulta no edifício da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, sito no Largo Vasco da Gama, Santa Cruz da Graciosa, durante as horas normais de expediente e no sítio oficial do município na Internet em www.cm-graciosa.pt.





Junta de Santa Cruz terminou intervenção no Charco do Junco

A Junta de Freguesia de Santa Cruz interveio no Charco do Junco na Canada da Achada, situado no lugar do Bom Jesus, durante os meses de Janeiro e Fevereiro.
O espaço encontrava-se muito degradado e para que seja visitável e seja dada alguma dignidade à zona, a Junta decidiu intervir.





Graciosa registou aumento de 4,7% das dormidas em 2017

Em 2017, foram registadas 14.795 dormidas na hotelaria graciosense, um aumento de 658 dormidas em comparação com 2016 (variação positiva de 4,7%).
Apesar deste aumento, o mês de Dezembro foi negativo, com reduções de 7,1% nas dormidas, de 0,8 na taxa de ocupação e de 3,8% na estada média.
Em 2017, o setor turístico rendeu 614.277 euros de proveitos totais, dos quais 117.676 euros de proveitos na restauração e 496.601 de proveitos por aposento.





Twitter Facebook Favorites More