Traduzir

Rádio Graciosa


22 fevereiro 2018

Nova Torre de Controlo do Aeródromo da ilha Graciosa concluída dentro de um ano

A empreitada de construção da nova Torre de Controlo do Aeródromo da ilha Graciosa, que visa a melhoria da operacionalidade e da sua segurança, foi entregue esta semana, conforme avança a NoRevista.
Adjudicada pela SATA de Gestão de Aeródromos, S.A à empresa AFAVIAS Açores, S.A., a empreitada está orçada em 1.377.000,00 € e com um prazo de execução de 365 dias.
A nova Torre de Controlo, terá três pisos e será dotada de uma Sala para o Centro de Alimentação de Pista e Controlo do Sistema de Iluminação de Pista (CAP) no rés-do-chão, de uma Sala de Meteorologia no 1º andar e de uma Sala de Controlo no 2º andar (VCR).
No lado sul deste corpo adjacente ficarão agrupados os compartimentos destinados à sala de equipamentos e arrecadação geral, posto de transformação, grupo gerador de emergência, arquivo, instalações sanitárias e copa. No lado norte do corpo, ficará o gabinete da direção, a sala de reuniões/COE e um gabinete para funcionários.
A nível dos exteriores, prevê-se o arranjo de uma área envolvente a todo o edifício da torre de controlo e um arruamento de acesso ao edifício, com origem no pátio fronteiro ao edifício do Serviço de Luta Contra Incêndios. Os arranjos exteriores compreendem ainda um passeio envolvente ao edifício da Torre de Controlo e um estacionamento para veículos ligeiros do lado leste do edifício em frente à sua entrada principal.

Com a implementação desta Torre de Controlo será possível dotar o serviço “Aerodrom Flight Information Service” (AFIS) das condições indispensáveis ao apoio da Operação de Aeronaves, bem como instalar o Serviço de Operações Aeroportuárias (SOA) numa área independente e perfeitamente dedicada, criar um Centro de Operações de Emergência (COE) e permitir que o Serviço de Meteorologia Aeronáutica disponha de um espaço que garanta a visibilidade sobre os quatro quadrantes.

Twitter Facebook Favorites More