Traduzir

Rádio Graciosa


12 janeiro 2018

Resumo Semanal de 8 a 12 de Janeiro de 2018

Executivo camarário aprovou fundos de maneio

O executivo camarário de Santa Cruz da Graciosa reuniu pela primeira vez no ano de 2018, na última Quinta-feira, nos Paços de Concelho.
Na ordem de trabalhos foi aprovado por maioria, com 3 votos a favor do PS e 2 abstenções dos vereadores do PSD, a constituição de fundos de maneio, a favor do presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, no valor global de 2.500 euros.
Os valores destes fundos destinam-se a despesas com combustíveis, refeições, estadas e representação de serviços.
A favor da técnica superior Isabel Silva, foi aprovado um fundo no valor de 250 euros, para despesas com transportes e comunicações.
Na primeira reunião camarária de 2018, foi ainda aprovado, por unanimidade, proceder à arrematação em hasta pública, da ervagem da Serra das Fontes, cujo ato público decorrerá no próximo dia 26 de Janeiro.






Câmara Municipal distribuiu 146 mil euros de apoios

O executivo camarário, aprovou a 21 de Dezembro várias candidaturas das coletividades, no valor global de 44 mil euros, sendo a maior fatia destinada aos clubes desportivos. Foram ainda apoiadas filarmónicas, coros, casas do povo e diversas associações, que terminaram as suas candidaturas.
No âmbito dos protocolos de desenvolvimento desportivo, foi aprovada a celebração de acordos no valor de 40.000 euros com o Sporting de Guadalupe que compete no Campeonato de Portugal, 20 mil euros para o Maritimo no Campeonato de Futebol dos Açores e 11.500 euros ao Santa Cruz SC, que se encontra na 2ª divisão de voleibol, em séniores femininos.
O executivo camarário aprovou ainda duas propostas do presidente Manuel Avelar Santos, que vista ao apoio da atividade desportiva por parte dos clubes do Concelho. No âmbito de apoio ao transporte para treinos e jogos dos atletas dos escalões de formação, foram aprovados 13.550 euros, sendo que o Graciosa FC recebe 3.900 euros, o SC Marítimo 3.400 euros, o Santa Cruz SC 2.700 euros, o GD Luzense 1.450 euros, o GDM Praiense 1.400 euros e o SC Guadalupe recebe 700 euros.
Uma outra proposta foi de apoio ao futebol sénior, no valor global de 10.500 euros, com a distribuição de 3.500 euros pelos 3 clubes que tem este escalão, Graciosa FC, GD Luzense e GDM Praiense. Na aprovação deste apoio, o vereador António Reis alertou que tem que haver um “compromisso por parte dos clubes para que cumpram a sua parte”.
O executivo camarário aprovou ainda 6.400 euros de apoio à natalidade, correspondente a candidaturas de 9 bebés nascidos em 2017.






Graciosa com aumento de 11% nos desembarques em 2017

No que diz respeito ao mês de Dezembro, a ilha que apresentou maior crescimento homólogo, foi a Graciosa com 15,8%, seguindo-se Flores com 14,0%, Faial com 12,0%, São Jorge com 11,8%, São Miguel com 11,0% e Terceira com 9,9%.
Em sentido inverso, a ilha do Corvo registou um decréscimo homólogo de 2,1%.
No último mês de 20107, o Aeródromo da Graciosa registou 1.806 desembarques, um aumento de 247 desembarques, em comparação com os 1.559 registados em Dezembro de 2016. Os dados do Serviço Regional da Estatística revelam ainda que também nos embarques houve aumento, ao passar dos  1.5631 de Dezembro de 2016, para os 1.765 de Dezembro último.
Fazendo uma análise do ano de 2017, por via aérea desembarcaram na Graciosa 26.206 passageiros, um aumento de 11%, em comparação com o ano de 2016. Nos embarques, foram registados 26.168 ao longo do ano de 2017, o que corresponde a uma variação homóloga positiva de 10,4%.
Ao longo do ano de 2017, a Graciosa foi escalada por 643 aviões.






Câmara Municipal lançou cartaz do Carnaval 2018

A semana de Carnaval 2018 decorre de 7 a 13 de Fevereiro, pelos clubes da Graciosa e adivinha-se muita folia, dança e fantasias.
Começa também muito trabalho para todos os intervenientes desta festa, com clubes, costureiras e figurantes a começarem os preparativos para mais um típico Carnaval Graciosense.






Aluno da Escola Secundária de Santa Cruz da Graciosa vence concurso para logótipo dos Jogos Desportivos Escolares

O aluno Francisco Bettencourt Mendonça, da Escola Básica Integrada de Santa Cruz da Graciosa, venceu o concurso para a criação do logótipo dos Jogos Desportivos Escolares de 2018, promovidos pela Direção Regional do Desporto.
O concurso contou com um total de 30  propostas, da autoria de 37 alunos, de 14 escolas, de sete ilhas dos Açores.
Os Jogos Desportivos Escolares apresentam como tema plurianual “Desporto Escolar Açores ProSucesso”, que se manterá até 2020, por associação ao Plano Integrado de Promoção do Sucesso Escolar - ProSucesso.
Para a edição deste ano foi definido o tema “JDE – Jogos de Excelência”.






Tiago Avelar Santos eleito Militante Honorário da Juventude Socialista dos Açores

Pelo seu trabalho meritório, Tiago Avelar Lima Santos foi eleito Militante Honorário da Juventude Socialista dos Açores no passado dia 16 de Dezembro de 2017, no XIII Congresso Regional da Juventude Socialista, que decorreu na Ribeira Grande, ilha de São Miguel.






Contos tradicionais europeus esta semana na Graciosa

A segunda fase do projeto “Conta-me outros contos – Sortido de histórias da Europa” arrancou Terça-feira na ilha Graciosa, com a realização de três sessões dirigidas às escolas e uma sessão intergeracional, na Biblioteca Municipal de Santa Cruz.






Dia da Sagrada Família foi celebrado com encontro de casais

Realizou-se no dia 30 de dezembro, véspera do Dia da Sagrada Família, mais um encontro de casais da ilha Graciosa que celebravam 1, 10, 25 e 50 anos de casados.
A celebração, envolvendo os casais decorreu na igreja de Nossa Senhora da Guadalupe.






Projeto Younicos ainda não entrou em funcionamento

Depois da conclusão da Central de Baterias, no Quitadouro e do parque eólico de 4.5-megawatt, na Serra Branca, o projeto de cerca de 24 milhões de euros, pioneiro no mundo, estava no verão de 2017 em fase de testes, mas ainda não entrou em funcionamento.


Twitter Facebook Favorites More