Traduzir

Rádio Graciosa


19 janeiro 2018

Resumo Semanal 15 a 19 Janeiro de 2018


Conselho Executivo congratula-se com prémio ganho por Francisco Mendonça

O aluno Francisco Bettencourt Mendonça, da Escola Básica Integrada de Santa Cruz da Graciosa, venceu, na semana passada, o concurso para a criação do logótipo dos Jogos Desportivos Escolares de 2018, promovidos pela Direção Regional do Desporto.
A Rádio Graciosa pediu uma reação ao Conselho Executivo sobre este prémio, tendo aquele órgão informado que “é prática da EBS da Graciosa divulgar a toda a comunidade escolar os vários concursos, quer regionais e/ou nacionais, partindo dos intervenientes diretos (professores e alunos) a decisão de participação, sempre com o apoio do órgão de gestão.”
Sobre o “Concurso de Ideias para o Logótipo dos Jogos Desportivos Escolares 2018, “ o interesse em participar partiu do próprio aluno, Francisco Mendonça, tendo sido remetido, o seu fantástico trabalho, para a DRD que culminou como o logotipo vencedor” e a escola congratula “o aluno, Francisco Mendonça, pela sua iniciativa, autonomia e brilhantismo enquanto estudante e cidadão graciosense”, referiu a escola num esclarecimento.
Relativamente aos prémios de escola e individual, informaram-nos que é atribuído, “à escola um prémio de €400 e ao aluno €100, ambos em material desportivo”.






Obra de Requalificação dos Pauis arranca este ano

O Projeto e Requalificação dos Pauis, uma das obras mais importantes a decorrer em 2018 na Graciosa, já está aprovado pelo Programa de Apoio 2020.
Manuel Avelar Santos, presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, disse que o proteto, depois da aprovação a fundos comunitários, segue agora para o Tribunal de Contas.
O autarca refere que o início da obra decorrerá em 2018, mas alerta que não se trata apenas da requalificação dos pauis, mas também de toda aquela zona envolvente.




Câmara Municipal aguarda que Galp descontamine zona da antiga bomba

A zona da Vila de Santa Cruz da Graciosa abrangida pelo projeto dos Pauis, inclui a antiga Bomba da Galp.
O autarca afirma que é da responsabilidade da Galp a descontaminação daquela zona, até porque o projeto não pode ser executado, sem que a empresa proceda aos trabalhos necessários.
Avelar Santos espera que ainda no início deste ano a Galp limpe aquela zona, para que a empresa, a que seja adjudicada a obra, possa ter “terreno aberto”, para a implementação do projeto.





Dormidas na Graciosa aumentaram 5,2% entre Janeiro e Novembro de 2017

Em termos de variações homólogas acumuladas, de janeiro a novembro, todas as ilhas apresentaram variações homólogas positivas, à exceção da ilha da Corvo, com uma variação negativa de 6,8%. As ilhas das Flores, de São Miguel, de São Jorge, da Terceira, do Pico, de Santa Maria, da Graciosa e do Faial, apresentaram respetivamente variações de, 28,7%, 18,6%, 11,8%, 11,6%, 8,8%, 7,0%, 5,2% e 0,4%.  Segundo os dados do Serviço Regional de Estatística, entre Janeiro e Novembro de 2017, os estabelecimentos hoteleiros da Graciosa registaram 14.261 dormidas, um aumento de 699 dormidas em relação ao mesmo período de 2016. Nesse período, os proveitos totais foram de 596.219 euros, dos quais 115. 654 euros de proveitos na restauração e 480.565 euros de proveitos por aposento.
No que diz respeito ao mês de Novembro de 2017, o aumento foi de 24,1%, ao passar das 609 de 2016, para as 756, no mesmo mês de 2017.
No penúltimo mês de 2017, a taxa de ocupação foi de 14,4% e a estada média de 2,4 noites, correspondendo a variações homólogas positivas de 2,8 e de 3,9%, respetivamente.





Matadouro da Graciosa com diminuição de abates em 2017

A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas adiantou que, em 2017, foram abatidas 15 mil toneladas de carne de bovino nos matadouros dos Açores, menos 6,3% face a igual período de 2016.
Na Graciosa, entre Janeiro e Novembro de 2017 foram abatidos um total de 563 animais, resultando em 135.778 Kgs de carne para consumo.
Verifica-se assim um decréscimo no número de abates, ao passar dos 804 abates registados entre Janeiro e Novembro de 2016, para os 563 de igual período de 2017.
Trata-se de uma redução acentuada de mais de 200 abates, em 11 meses.





Aprovada proposta do PSD/Açores para melhoria das acessibilidades, apoio, promoção e divulgação do Carnaval da Graciosa  

O grupo parlamentar do PSD/Açores congratulou-se com a aprovação, no parlamento açoriano, do seu projeto de resolução que “recomenda ao Governo regional que desenvolva as medidas necessárias para melhorar as acessibilidades, divulgação, promoção e apoio ao carnaval da ilha Graciosa”.
João Bruto da Costa explicou que o PSD não quer “o Governo regional a mandar na folia do carnaval graciosense. Este projeto de resolução agora aprovado recomenda ao Governo regional que dê uma atenção diferenciada a uma manifestação cultural que é diferenciada no conjunto das nove ilhas e que, por isso, é importante que seja maximizada”.
O PS aprovou a proposta em defesa do Carnaval da Graciosa "apesar dos pressupostos errados da oposição".
José Ávila referiu que, “a ideia que fica, a quem lê a proposta, é de desvalorização do muito que foi feito em termos de melhoria das ligações aéreas ao longo dos últimos anos”.
Manuel Ramos, deputado socialista eleito pela Graciosa, defendeu que é importante que “haja uma organização local que concentre a promoção, divulgação e angariação de fundos, e que os distribua com equidade pelas coletividades que promovem o carnaval na ilha graciosa”.





Estão em vigor apoios à natalidade da Junta de Freguesia de Santa Cruz

A Junta de Freguesia de Santa Cruz da Graciosa tornou público que desde o dia 1 de janeiro de 2018, entrou em vigor o Regulamento de Natalidade da Junta de Freguesia de Santa Cruz da Graciosa.
Assim, segundo comunicação da autarquia santacruzense, “qualquer santa-cruzense residente há pelo menos 2 anos na freguesia de Santa Cruz da Graciosa, está habilitado a requerer o respetivo apoio financeiro”, que a Junta dará “por cada bebé que nascer na freguesia de Santa Cruz da Graciosa”.

O objetivo desta iniciativa é “apoiar as famílias e assim também criar incentivos ao incremento da natalidade na nossa Ilha”.

Twitter Facebook Favorites More