Traduzir

Rádio Graciosa


16 dezembro 2017

Resumo Semanal de 11 a 15 de Dezembro de 2017


Município de Santa Cruz da Graciosa opta por isenção da derrama, IMI familiar e variação do IRS a 3%

Por unanimidade foi aprovada a isenção de derrama a todas as empresas sediadas no concelho, tal como tem acontecido nos últimos anos.
Também por unanimidade foi aprovado que o IMI, no próximo ano continue a ser familiar e a variação do IRS em 3%. O vereador do PSD, António Reis, ainda sugeriu uma alteração do IRS para 2.5%, mas Avelar Santos disse que o Município tem poucas receitas, comprometendo-se no entanto a pensar para 2019 essa descida.





Santa Casa da Praia necessita de mais espaço para acolher idosos

A Santa Casa da Misericórdia da Praia realizou a sua tradicional Festa de Natal do Idoso.
As maiores necessidades da instituição passam por obras no edifício do lar, que conta já com 12 anos desde a sua inauguração, essencialmente uma ampliação da área disponível.
A instituição já acolhe quase quatro dezenas de utentes, estando quartos de dois utentes, a ser utilizados já por três, devido à falta de espaço para albergar todos aqueles que necessitam.
No evento, foi apresentado o coro sénior daquela instituição, que resulta de uma parceria com a Academia Musical da Ilha Graciosa.





Câmara Municipal poderá comprar antiga Casa dos Magistrados

Na reunião camarária, o vereador António Reis perguntou como decorria o processo relativo àquele edifício, tendo Avelar Santos informado que continua a haver negociações com o Instituto de Gestão do Património do Ministério da Justiça.
O autarca adiantou que a solução passa pela aquisição da referida casa, por parte do município. Avelar Santos disse tratar-se de um grande investimento, mas que seria útil para albergar serviços municipais, estando a aguardar uma resposta, que espera seja positiva, uma vez que se trata de mudança de propriedade entre entidades públicas.






Campanha SOS Cagarro com balanço de 88 salvamentos

Ao longo de toda a campanha, a média de salvamentos por dia foi constante, com 4 a 5 salvamentos diários.
A nível de iniciativas e participantes, decorreram 9 brigadas públicas, com um total de 164 pessoas envolvidas e 10 ações de sensibilização e educação ambiental para 141 alunos e professores das escolas da ilha.






Desembarques na Graciosa aumentaram 9,1% em Novembro

Na Graciosa, desembarcaram em Novembro, por via aérea, 1.756 passageiros, o que corresponde a um aumento homólogo de 9,1%. Também nos embarques houve aumento, ao passar dos 1.814 passageiros de Novembro do ano passado, para os 1.905 passageiros, em novembro deste ano.
Segundo o Serviço Regional de Estatística, no período acumulado de janeiro a Novembro, desembarcaram no Aeródromo da Graciosa 24.400 passageiros, sendo a variação homóloga positiva de 10,8%, em comparação com os 22.034 desembarques de igual período do ano passado.
No passado mês de Novembro, a Graciosa foi escalada por 51 aviões.





Câmara Municipal aprova mais de 20 mil euros de apoios a coletividades

Foi aprovada mais uma tranche de apoios às coletividades da ilha, no valor de 20.535 euros, às 14 coletividades que terminaram os processos de candidatura. A atribuição destes apoios foi aprovada por maioria, 3 votos a favor dos membros do PS e 2 abstenções dos vereadores do PSD. António Reis disse que as instituições tem que ser pressionadas para cumprirem o prazo de entrega das candidaturas e justificou a abstenção, com a opinião já demonstrada em reuniões anteriores, de que um vereador PSD deveria fazer parte da comissão de análise e assim ter acesso aos valores dos relatórios.
O executivo camarário aprovou ainda, por unanimidade, um apoio de 200 euros à Filarmónica Recreio dos Artistas, para ajudar nas despesas com uma formação. Sobre este assunto, o vereador do PSD António Reis, disse-se “incomodado” com a falta de regras para este tipo de apoios e demonstrou a sua opinião de que este tipo de workshops deveriam ser feitos através da Academia, de forma rentabilizar os recursos humanos.
Com vista a reativação do Grupo de Escuteiros de São Mateus, o município aprovou um apoio de 500 euros.






PS chumbou Projecto de Resolução para inclusão da Graciosa na Linha Lilás da Atlanticoline

O grupo parlamentar PSD Açores recomendou, através de uma iniciativa legislativa, que o Governo proceda à inclusão da ilha Graciosa na “linha lilás” da Atânticoline.
O PSD/A recomendava, assim, que o Governo Regional fornecesse instruções à Atlânticoline, a fim de integrar a ilha Graciosa na “linha lilás” por via da otimização da utilização dos navios da empresa em questão.
Em sede de comissão, a proposta foi aprovada por maioria, com votos a favor do PSD, com abstenção de todos os outros partidos, que deixaram a decisão para o plenário.
O Projecto de Resolução para inclusão da Graciosa na Linha Lilás da Atlanticoline foi apresentado na Quarta-feira e chumbado, apenas com os votos contra do PS, incluindo os deputados da Graciosa.
O deputado João Costa entende que os deputados socialistas “votaram contra a Graciosa, contra a opinião de empresários, agricultores, pescadores, autarquia e conselho de ilha.”
José Ávila, deputado do PS eleito pela Graciosa afirma que os deputados socialistas não concordam com a proposta, “porque não ia acrescentar nada de novo ou melhorar as ligações marítimas de e para a Ilha Graciosa”.
Manuel Ramos, deputado do PS eleito pela Graciosa, reforçou a necessidade de se apresentarem propostas “exequíveis e ponderadas”, o que não é o caso.
Também o deputado Ricardo Ramalho usou da palavra durante o debate, salientando os dados positivos do Turismo na Graciosa e realçando a resposta que o executivo socialista já tem prevista, com construção de um navio ferry com capacidade para 650 pessoas e 150 viaturas.





Alho da Graciosa é valorizado pelos melhores chefs portugueses

O alho da Graciosa tem qualidades que são muito apreciadas e por isso a sua procura não é só no mercado regional, mas também nacional, onde alguns dos melhores chefs do país procuram o produto.
É caso de José Avillez, que conquistou 1 estrela Michelin no Tavares e 2 no Belcanto, que é também autor de livros, programas de rádio e televisão.
Considerado uma das grandes referências da cozinha em Portugal, José Avillez é um grande apreciador do alho da Graciosa.
Esta notícia despertou interesse em algumas entidades graciosenses, que estão a estudar a possibilidade de organizar um evento, que dê maior notoriedade a este produto.







Vice-presidente do governo “esconde informação” sobre finanças públicas, acusa João Costa

O deputado do PSD/Açores João Bruto da Costa afirmou que o vice-presidente do governo “escondeu informação” sobre as finanças públicas ao Tribunal de Contas, tendo apelado ao presidente do governo para “pôr termo à impunidade política” do titular da pasta das Finanças.
Num debate sobre o parecer do Tribunal de Contas à Conta da Região de 2016, o deputado graciosense salientou que a maioria socialista e o governo “não podem assobiar para o lado perante as conclusões do Tribunal de Contas”.
João Bruto da Costa lembrou que, segundo o Tribunal de Contas, a Conta da Região de 2016 está “afetada por erros e omissões materialmente relevantes”, o que comprova que o governo regional socialista “não gosta de prestar contas” e sente-se “acossado sempre que lhe é exigida transparência”.







Atlânticoline continuará a aumentar número de toques com a Graciosa, garante Ana Cunha

As ligações à Graciosa, salientou Ana Cunha, “têm sido asseguradas pela linha Amarela, com privilégio das ligações diretas, em detrimento de transbordos, aumentando o conforto dos passageiros e conseguindo, assim, melhores condições logísticas no transporte”.
A Secretária Regional apontou, nesse sentido, alguns dos indicadores positivos do atual modelo, como os 80 toques na Graciosa, “que aumentarão em 2018".
Para a titular da pasta dos Transportes, a inclusão da ilha Graciosa na linha Lilás da Atlânticoline, que liga as ilhas do Faial, Pico, São Jorge e Terceira (Angra do Heroísmo), de 15 de junho a 16 de setembro, levaria "à diminuição dos recursos afetos ao 'Triângulo' e ao aumento dos custos diretos e indiretos para a exploração da Atlânticoline”.





PS desmente “falsas acusações contra deputado Manuel Ramos”

Refere o PS em comunicado que, “Manuel Ramos esclareceu logo que tinha estado na reunião de Conselho de Ilha enquanto deputado e que nessas condições não tinha direito a voto”.
O PS entregou a ata da reunião, que demonstra que “Manuel Ramos falou verdade em plenário ao contrário da oposição que tentou denegrir a imagem do parlamentar”.
O Grupo Parlamentar do PS defendeu que “ a defesa da ilha Graciosa nunca acontecerá através do bota-abaixo e da calúnia, mas sim através de um trabalho sério e permanente.”





Deputado do PCP defende inclusão da Graciosa na linha Lilás

Na sua intervenção no Parlamento Regional, o deputado do PCP, João Paulo Corvelo, no âmbito do debate do Projeto de Resolução do PSD "Inclusão da Graciosa na Linha Lilás da Atlânticoline", defendeu que a Ilha da Graciosa não pode continuar marginalizada em termos do transporte marítimo de passageiros e que os graciosenses não podem continuar a ser considerados como açorianos de segunda no Grupo Central do arquipélago.
João Paulo Corvelo relembrou ainda uma Resolução Política do X Congresso Regional do PCP de 2016, citando: "“Quanto ao transporte marítimo de passageiros, regista-se como muito positiva a entrada ao serviço dos novos ferries com capacidade de transporte de viaturas entre as ilhas do Triângulo (Faial, Pico e S. Jorge) alargando este serviço à ilha Terceira na época alta. O PCP considera que esta experiência não só deve ser reforçada nas suas frequências como este serviço deve ser alargado a todo o Grupo Central.”





Gina Ávila deixa Conselho de Administração da Unidade de Saúde da Ilha Graciosa

Gina Ávila deixa, a seu pedido, o Conselho de Administração da Unidade de Saúde da Ilha Graciosa.

Numa missiva, enviada às instituições que colaboram com a USIG, Gina Ávila afirma que deixa o cargo que ocupou nos últimos 17 anos, com empenho e dedicação.

Twitter Facebook Favorites More