Traduzir

Rádio Graciosa


24 novembro 2017

Resumo Semanal de 20 a 24 de Novembro de 2017

 
Pontos de Recolha de vestuário, têxteis, calçado e brinquedos em Santa Cruz e São Mateus

Na Graciosa estão colocados dois contentores de recolha, um ecoponto da Rua do Mercado, próximo à Santa Casa de Santa Cruz da Graciosa e outro em São Mateus, junto da Santa Casa da Misericórdia da Vila da Praia, pois são estas instituições que os vão gerir.
Esta rede pretende dar uma segunda vida a estes produtos que, uma vez entrados na cadeia dos resíduos, não são objeto de valorização e acabam sendo eliminados, em aterro ou em incineradora.





Câmara Municipal aprovou apoios de Natal às escolas e instituições

Para as crianças das escolas do primeiro ciclo, jardins-de-infância e da Creche O Balão, será atribuído um apoio de 5 euros, por criança matriculada.
Para as Festas de Natal dos idosos, as Santa Casas de Santa Cruz da Graciosa e da Vila da Praia, vão receber 1200 euros.
O convívio de Natal dos trabalhadores da autarquia está agendado para 15 de Dezembro, com oferta de lembranças aos trabalhadores e às crianças até aos 12 anos.





JSD/Graciosa lança a campanha “Seja Solidário” à procura de tampas de plástico

A JSD/Graciosa entregará a totalidade angariada a uma instituição social do concelho, para que, com a sua ajuda, possa usufruir do projector Tampinha, activo desde 2005 e que apoia instituições de solidariedade social com material ortopédico.






PSD propõe preço máximo de 90 euros nas viagens inter-ilhas

O presidente do PSD/Açores anunciou que o partido vai propor no Orçamento da Região para 2018 uma descida média de 25 por cento das passagens aéreas inter-ilhas, cujo preço máximo não poderá exceder os 90 euros.
Duarte Freitas, salientou que “estão reunidas todas as condições” para baixar o preço das passagens aéreas inter-ilhas, lembrando que o Estado, a partir de 2018, vai comparticipar as obrigações de serviço público na Região com uma verba superior a cinco milhões de euros.
Para o PSD, é “incompreensível” que, em muitos casos, seja mais caro deslocar-se dentro da Região do que viajar para o continente, sendo que a mobilidade inter-ilhas “é fundamental para o desenvolvimento da nossa Região e para que tenhamos um verdadeiro mercado interno”.






Parque empresarial da ilha Graciosa arranca ainda antes do final do ano

Avelar Santos afirmou que o contrato foi assinado a 3 de Agosto e a consignação da obra a 10 de Novembro, à empresa Tecnovia Açores.
O parque empresarial, investimento de cerca de um milhão de euros, na zona do Quitadouro, vai ter 18 lotes, distribuídos por 33 mil metros quadrados e a obra tem um prazo de execução de 365 dias. A obra está candidatada a fundos comunitários e poderá ter uma comparticipação de 85 por cento.
No local, já estão instaladas uma carpintaria e uma queijaria, havendo já outras empresas que já contactaram a câmara manifestando interesse em ocupar lotes.






Jorge Sousa é o novo presidente da Sociedade Filarmónica União Praiense

A Sociedade Filarmónica União Praiense reuniu em Assembleia Geral Ordinária, no último Domingo, para discussão e votação da Conta de Gerência do exercício de 2016/2017 e eleição dos novos Corpos Gerentes para o mandato de 2017/2018.
Jorge Miguel Bettencourt Sousa é o novo presidente de uma direçao, composta por muitos jovens da freguesia.





Conselho de Ilha Graciosa deu parecer favorável ao Plano Regional Anual para 2018

A anteproposta do plano consagrava para a Graciosa 32 milhões 959 mil euros de investimento, com uma redução de 2,63% em relação a 2017.
Em relação à anteproposta há poucas alterações, à excepção de um aumento de 440 mil euros, na área de proteção civil, o que os conselheiros consideraram positivo, daí manterem o parecer igual ao da ante proposta, ou seja, favorável, na generalidade, por se verificar que está garantida a continuidade e conclusão de grandes obras como é o caso da Adega, Matadouro, proteção da orla costeira da Barra e há também verba para investimento no Aeroporto da Graciosa. No parecer continuará uma ressalva, sobre situações tidas como prementes, que tinham sido abordadas no memorando do encontro com o Governo Regional, em Junho, que não aparecem no plano para 2018.
Vítor Mendes, presidente do Conselho de Ilha, disse que esperava mais alguma alteração em relação à anteproposta, ficando a aguardar que no plano de 2019 apareçam incluídas aquelas medidas que, não foram tidas em conta no de 2018.





Intrusão salina e alteração da água na origem afetaram qualidade da água no 3º trimestre

Analisando o relatório, verifica-se que existem diversos parâmetros em que as análises efetuadas, não corresponderam na totalidade aos valores previstos.
É o caso de E.Coli com 80%, Bactérias Coliformes com 86,6%, Enterococos com 75% e Nitritos em que apenas 50% das análises corresponderam aos valores previstos por lei. Segundo o relatório, a causa apontada é “alteração pontual da qualidade da água na origem”.
Nos parâmetros condutividade e oxidabilidade ambos com 93,3%, cloretos e sódio com 25%, sendo a causa a intrusão salina.
Apesar de haver a indicação de que a água é apta a consumo, a verdade é que a sua qualidade tem vindo a piorar.





Criada Comissão Permanente na primeira reunião da Assembleia Municipal

Na primeira reunião deste órgão, com a nova constituição após as eleições de Outubro, estiveram em apreciação e votação oito pontos.
Destaca-se a criação da Comissão Permanente da Assembleia Municipal, cujo trabalho terá como objetivo o aperfeiçoamento do funcionamento daquele órgão. Por unanimidade foi aprovada a única lista apresentada, ficando a comissão composta por João Teixeira, Guilhermino Rocha, João Natal Bettencourt, Maria do Natal Cordeiro, Tiago Avelar, Marco Nuno Silva e José Ávila.
A prorrogação de protocolos com as juntas de freguesia até ao final do ano foi aprovada por unanimidade, já o protocolo com a Junta de Freguesia de Guadalupe no valor de 4.000 euros, para manutenção do Campo de Futebol Sintético daquela freguesia, foi aprovado por maioria, com 18 votos a favor e uma abstenção.

Neste encontro foram ainda eleitos os representantes da assembleia para o Conselho Consultivo da Unidade de Saúde da Ilha Graciosa, Lizete Albuquerque e Eutimio Ortins como efetivos e Nélia Pereira e Daniel Silva como suplentes.
Na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, a Assembleia será representada por Cristina Fraga, João Costa, Nélia Pereira e Carlos Alberto Melo.
Os 4 elementos que vão integrar o Conselho Ilha Graciosa são Tiago Avelar, Maria do Natal Cordeiro, José Ataíde e Bruno Silveira.
O presidente de junta escolhido, para representar as juntas de freguesia da ilha, no XXIII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses, foi George Ortins como efetivo sendo Marco Nuno Silva o suplente.





Corte no abastecimento de água e condicionamento da circulação automóvel devido a obra em rede de águas

A câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa informou que no âmbito da obra de remodelação de abastecimento de água GROTAS II, haverá condicionamentos nos próximos dias.

Os trabalhos desta empreitada decorrem agora na estrada Regional nº 3 - 2ª, no troço compreendido entre a Canada do Campo e o Café Leão. Assim a circulação automóvel deve ser feita com precaução e sempre que possível circulem em estradas alternativas, porque neste troço a circulação está condicionada pelos trabalhos         .

Twitter Facebook Favorites More