Traduzir

Rádio Graciosa


13 novembro 2017

Comissão Permanente de Economia deu parecer favorável à inclusão da Graciosa na Linha Lilás

A Comissão Permanente de Economia reuniu nos dias 29 de Junho  e no dia 26 de Outubro, a fim de analisar e dar parecer sobre o Projeto de Resolução n.º 36/XI do PSD, que recomenda ao Governo Regional que desenvolva as medidas necessárias à inclusão da Graciosa na “Linha Lilás” da Atlânticoline, a que deu um parecer positivo.
O parecer da Comissão de Economia foi aprovado por maioria, com votos favoráveis do PSD e  abstenção de PS, CDS-PP e BE que reservaram a posição para o Plenário.
A proposta sustenta que “a exclusão da ilha Graciosa da designada “linha lilás” da Atlânticoline não contribui para o combate ao isolamento nem promove o potencial da ilha Graciosa apoiando a economia da ilha” e por isso propõe que o Governo Regional dê instruções à Atlânticoline, no sentido de incluir a ilha Graciosa na designada “linha lilás”, através da optimização da utilização dos navios ao serviço daquela empresa pública regional.”

A Comissão procedeu à audição do Secretário Regional dos Transportes e Obras Públicas e do Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa.
Em Junho, o secretário na altura Vítor Fraga disse que “o transporte marítimo é um fator de promoção da coesão social e do desenvolvimento e que ano, após ano, temos aumentado os serviços prestados à Ilha da Graciosa”. Segundo o governante, “as ligações marítimas têm sido asseguradas por outra linha que não a linha lilás, uma vez que esta última é uma ligação sazonal e prejudicaria a Ilha Graciosa ao reduzir a capacidade de transporte de viaturas.” O secretário fez-se acompanhar do Presidente da Atlânticoline, que referiu que “as ligações à ilha Graciosa têm sido asseguradas pelos navios de maior dimensão e, desde 2007, a Graciosa está incluída na linha amarela”, reforçando ainda que “em cada toque são disponibilizados cerca de 630 lugares para o desembarque e mais 630 lugares para o embarque, registando apenas uma ocupação 8%. Referiu ainda que “entre 2011 e 2016, registou-se um decréscimo de passageiros na Graciosa na ordem dos 40%;
Referiram ainda que “a inserção da Graciosa na linha Lilás implicaria uma diminuição dos recursos afetos ao triângulo” e que daria um prejuízo de 215 mil euros à Atlânticoline.
O Presidente da Câmara Municipal declarou que os transportes aéreos na Graciosa têm funcionado muito bem e as ligações e horários dos navios também aumentaram.
Quanto aos transportes marítimos e linha lilás, Avelar Sabtos “referiu que deveríamos experimentar a inclusão da Graciosa na linha lilás, pelo menos durante um ano, analisar os resultados e avaliar como correu a operação.”
Além disso, indicou que os navios, que fazem a operação da linha lilás, têm uma capacidade reduzida para o transporte de viaturas e colocam algumas limitações a este respeito. Por fim, referiu que as festas da Graciosa coincidem com outras festividades na Região, pelo que deve ser tido algum cuidado na elaboração dos horários dos navios".

A Comissão Permanente de Economia solicitou ainda pareceres a diversas entidades, designadamente os conselhos das ilhas do Grupo Central, Câmara do Comércio e Indústria da Horta, Associação Comercial da Ilha do Pico, Núcleo Empresarial de S. Jorge, Núcleo Empresarial da Ilha Graciosa, Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo, Associação de Agricultores da Ilha Graciosa e Associação de Pescadores da Ilha Graciosa.
Os conselhos de Ilha de Graciosa e Terceira deram pareceres favoráveis, o do Faial preferiu não se pronunciar, enquanto que o Conselho de Ilha do Pico mostrou-se contra, por entender que  a alteração na linha "lilás" ia implicar a substituição do navio "Mestre Simão" pelo "Cruzeiro das Ilhas" (que não transporta viaturas),  numa viagem da linha "verde" que serve o "triângulo". No entanto, o Conselho de Ilha do Pico reconhece, que os Graciosenses tem legitimidade para reivindicar melhores transportes e que devem as entidades competentes encontrar soluções, que não prejudiquem o modelo implementado no "triângulo".


Twitter Facebook Favorites More