Traduzir

Rádio Graciosa


16 outubro 2017

Workshop de Patchwork a decorrer na Graciosa até 20 de outubro


O Centro Regional de Apoio ao Artesanato está a promover na Ilha Graciosa um workshop de patchwork, que começou no dia  09 e termina a 20 de outubro, data prevista para exposição dos trabalhos realizados.
Esta ação de formação conta com a colaboração da formadora Salomé Vieira, que se encontra a ministrar o curso na Biblioteca Pública de Santa Cruz da Graciosa, a 12 formandas, que aguardavam com ansiedade a oportunidade de pôr em prática esta forma tradicional, sempre criativa de abordagem aos retalhos.
Trata-se no fundo, de uma materialização de fragmentos geográficos, de continuidades e descontinuidades que os graciosenses, tal como todos os
açorianos transportam no seu imaginário arquipelágico.
De origem rural e de gosto bem popular, os trabalhos executados em retalhos caracterizam-se pela rusticidade da matéria empregue, pela multiplicidade estética e pela sua multifuncionalidade. Tratam-se de colchas ou mantas feitas com retalhos de fazendas diversas, de cores vivas, em composições geométricas ou aleatórias. Serviam como cobertor, tapete, ou ainda para exibir nas janelas em dias de festa.

Esta formação desenvolve-se através do projeto “A Hora do Ofício”, um espaço vocacionado para a preservação da tradição e fomento à Inovação no reforço da competitividade das empresas artesanais nos Açores. 

Twitter Facebook Favorites More