Traduzir

Rádio Graciosa


20 outubro 2017

Resumo Semanal de 16 a 20 de Outubro de 2017

 Workshop de Patchwork na Graciosa

O Centro Regional de Apoio ao Artesanato promoveu na Ilha Graciosa um workshop de patchwork.
Esta ação de formação, com a colaboração da formadora Salomé Vieira, decorreu na Biblioteca Municipalde Santa Cruz da Graciosa, com 12 formandas
Insere-se projeto “A Hora do Ofício”, um espaço vocacionado para a preservação da tradição e fomento à Inovação no reforço da competitividade das empresas artesanais nos Açores.




Dormidas na Graciosa com redução de 0,4% em Agosto

Em termos de variações homólogas acumuladas, de janeiro a agosto, todas as ilhas apresentaram variações homólogas positivas, à exceção da ilha da Corvo, com uma variação negativa de 0,2%. As ilhas das Flores, 36,5%, de São Miguel, 22,1%, da Terceira, 11,1%, do Pico, 9,8%, de São Jorge, 9,5%, de Santa Maria, 6,4%, da Graciosa 5,6 e do Faial, com 1,6%, apresentaram variações positivas.
Relativamente ao mês de Agosto, a Graciosa regista uma redução de 0,4%, devido ao registo de 2.218 dormidas, menos 8 dormidas, do que as 2.226 registados no mesmo mês de 2016. Apesar desta descida, a taxa de ocupação aumentou 1%, mas a estada média desceu 1,9%, ao passar das 2,6 noites em 2016, para as 2,5 noites, em Agosto último.
De Janeiro a Agosto, os proveitos totais foram de 467.529 euros e os proveitos por aposento 373.236 euros, registando-se melhorias e 6,6 e 5,5% respetivamente, em comparação com 2016.





Coro da Matriz de Santa Cruz da Graciosa vai em digressão ao Continente

Durante a digressão, o coro vai realizar dois concertos, o primeiro na cidade de Vendas Novas, no dia 27, pelas 21h30 e o segundo em Castro Verde, no dia seguinte, pelas 21h00.
O Coro da Matriz vai retribuir as visitas e os concertos que os coros continentais, de ambas as cidades, realizaram à ilha Graciosa.





Conselho de Ilha dá parecer positivo ao plano regional para 2018 mas alerta que níveis de execução devem aumentar

O plano consagra para a Graciosa 32 milhões 959 mil euros de investimento, no entanto há uma redução de 2,63% em relação a 2017.
Os conselheiros deram parecer favorável, na generalidade, ao documento, por se verificar que está garantida a continuidade e conclusão de grandes obras como é o caso da Adega, Matadouro, proteção da orla costeira da Barra e há também verba, para investimento do Aeroporto da Graciosa.
No parecer enviado pelo Conselho de Ilha Graciosa, é feita no entanto uma ressalva, pois há situações tidas como prementes, que tinham sido abordadas no memorando do encontro com o Governo Regional, em Junho, que não aparecem no plano para 2018. É o caso da proteção da orla marítima dos Fenais, recuperação da Muralha da praia e beneficiação do Porto Afonso.
O Conselho de Ilha alerta ainda para as continuas baixas taxas de execução dos planos regionais anuais.





Vereadores do PSD lamentam “retrocesso na transparência e sã convivência democrática”

Na primeira reunião de Câmara, os vereadores da oposição, eleitos nas listas do PSD, aproveitaram para desejar ao executivo um bom trabalho em prol de todos os Graciosenses e “manifestaram disponibilidade para colaborar com o executivo, para que a Graciosa possa progredir”, numa “atitude de determinação, vontade de ajudar e energia”.
Os vereadores do PSD, António Reis e Cláudia Cunha, lamentaram no entanto que a maioria socialista tenha optado por excluir a presença de um elemento do PSD, do júri de atribuição de apoios às colectividades da ilha, ao contrário de que sucedeu no mandato anterior. Referem os vereadores que esta atitude “representa um retrocesso na transparência e sã convivência democrática”.





14ª Edição do Convívio Graciosense reuniu mais de 400 graciosenses

Este ano, o evento homenageou os professores e explicadores, que “contribuíram para os sonhos dos graciosenses”.
O grupo musical convidado foi os "Arregaita", numa noite em que graciosenses de Califórnia, Canadá, graciosa, Nova Iorque, Sommerville, Peabody, etc. Da Graciosa apenas se deslocou um empresário e a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa não se fez representar, como habitualmente, tendo em conta que devido às eleições de 1 de Outubro, ainda não estava em funções.






João Costa fez perguntas sobre turismo, acessibilidades, termas e centro de resíduos

Na interpelação sobre turismo, que se realizou Quarta-feira, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, o deputado João Costa do PSD, fez perguntas sobre o fato da Graciosa, ser a ilha que menos cresceu, em termos de turismo nos Açores.
O deputado graciosense, nas questões à Secretária do Turismo, Ambiente e Energia, relativas à ilha Graciosa, perguntou ainda sobre as acessibilidades, o Carnaval, as Termas do Carapacho e o Centro de Resíduos.
Na resposta, Marta Guerreiro, Secretária do Turismo, Ambiente e Energia, disse que sobre o Carapacho, há um grupo de trabalho que está a preparar o caderno de encargos.
A secretária afirmou ainda que a tutela está a avaliar o produto carnaval das ilhas Terceira e Graciosa, mas sobre os resíduos e as acessibilidades não disse nada.




Manuel José Ramos interpelou Governo sobre Turismo em Espaço Rural

Na interpelação sobre o turismo, o deputado graciosense referiu que “até agosto deste ano, a Graciosa recebeu cerca de 4.285 hóspedes só na Hotelaria Tradicional” e o movimento de passageiros desembarcados na ilha “também registou um crescimento homólogo de 16,4%”, aumento este que “também se reflete na subida dos proveitos totais para a ilha Graciosa”, como consequência do empreendedorismo e valorização do património.
O deputado do PS destacou ainda a importância das Termas do Carapacho, como potencial para o turismo da saúde e bem-estar, e a “implementação de viagens turísticas ao ilhéu da Praia da Graciosa”, referindo que é necessário medidas concretas para a concretização destes objetivos.





Nomeação de júris e delegações de competências na primeira reunião do executivo camarário

O executivo camarário reuniu pela primeira vez na última terça-feira, depois da tomada de posse.
Na ordem de trabalhos, foi votada a delegação de competências no presidente da Câmara, aprovado o Regimento e constituídos os fundos de maneio.
Na reunião, que se realizou nos paços de Concelho, foram ainda nomeados diversos júris.
O Júri para atribuição de bolsas de estudo tem como efetivos Conceição Cordeiro, o António Reis e a técnica superior Isabel Silva e como suplentes, António Lourenço e o coordenador técnico José Jorge Cunha. Neste assunto, o vereador António Reis propôs que a vereadora Cláudia Cunha ocupasse o lugar de António Lourenço, mas o presidente da Câmara não alterou a sua proposta.
A comissão de análise para atribuição de subsídios às coletividades, gerou também discordância, porque o presidente da Câmara propunha um lugar de suplente, a um vereador da oposição, que não foi aceite. Assim, esta comissão é constituída por Conceição Cordeiro, António Lourenço e a técnica superior Cláudia Silva, sendo suplentes José Jorge Cunha e Isabel Tomás Silva, ambos técnicos do município.
A Comissão que analisa o apoio à natalidade ficou composta por Conceição Cordeiro, Cláudia Cunha e José Jorge Cunha. São suplentes, Cláudia Silva e Isabel Silva.
Na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, o município será representado peça psicóloga Daniela Santos, e como suplente o presidente da Câmara.
Manuel Avelar Santos representará o município no Núcleo Local de Inserção e em conjunto com Conceição Cordeiro, na Assembleia Intermunicipal da Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores.



Twitter Facebook Favorites More