Traduzir

Rádio Graciosa


25 setembro 2017

Governo e Associações Agrícolas analisaram o setor agrícola na Graciosa

João Ponte, Secretário Regional da Agricultura e Florestas, esteve Sexta-feira na Graciosa para uma reunião com as direções da Associação dos Agricultores da Ilha Graciosa e da Associação de Jovens Agricultores Graciosenses.
À saída do encontro, o governante afirmou que na Graciosa, estão em curso investimentos de cerca de sete milhões de euros no setor agrícola, que visam tornar as explorações mais competitivas, contribuir para aumentar o rendimento dos agricultores, afirmar e desenvolver a agricultura na ilha.
João Ponte adiantou que os investimentos em curso abrangem três áreas muito diferentes, como é o caso da modernização das infraestruturas públicas, nomeadamente o melhoramento de caminhos agrícolas e o abastecimento de água, o reforço da rede regional de abate e da capacidade produtiva.
João Ponte destacou também que está em curso na Graciosa a construção de um novo matadouro.
Nos últimos anos, houve uma grande inversão ao nível da exportação, passando de gado vivo para gado em carcaça, o que se traduz “em mais valias para o setor e para o rendimento dos agricultores”.

Outro dos investimentos em curso que vai reforçar a capacidade produtiva na ilha ao nível do vinho, meloa, alho e mel é a obra da Adega e Cooperativa da Ilha Graciosa, tendo João Ponte anunciado que o Governo, em colaboração com a cooperativa e as associações agrícolas, está a trabalhar para reforçar o quadro técnico na ilha, através da contratação de técnicos superiores na área da medicina veterinária e da agropecuária.

Nesse sentido, o Secretário Regional afirmou esperar que “a breve trecho” seja possível dotar a ilha Graciosa com estes dois novos técnicos superiores, de modo a tornar as explorações “ainda mais competitivas e preparadas para vencer os desafios da agricultura no futuro”.

Twitter Facebook Favorites More