Traduzir

Rádio Graciosa


13 setembro 2017

Curso de Guias de Parques Naturais começa na Graciosa a 1 de Outubro

A Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo, através da Direcção Regional do Ambiente, irá promover a realização do curso de Guias de Parques Naturais dos Açores, nas ilhas Graciosa, São Jorge e Terceira, com o objetivo de valorizar o conhecimento das áreas protegidas e os serviços prestados pelos profissionais que conduzem grupos de turistas a essas zonas.

Os cursos, para os quais inscrições estão abertas, vão certificar profissionais para acompanhar e guiar grupos de pessoas às áreas protegidas e para a interpretação ambiental e cultural do meio envolvente, dando seguimento aos esforços que têm sido desenvolvidos com vista à melhoria da qualidade de serviços dos Parques Naturais dos Açores.

Esta iniciativa, que resulta de uma parceria entre a Direção Regional do Ambiente e o Turismo dos Açores, com a colaboração da Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo, terá início a 1 de Outubro, na Graciosa, a 6 de Outubro, em São Jorge e 7 de Outubro na Terceira.

O curso de Guias de Parques Naturais dos Açores, abrange vertentes como comunicação, técnicas de socorrismo e resgate, conhecimentos sobre património natural e histórico-cultural, noções de turismo e orientação no terreno. Pretende-se, ainda, melhorar a qualificação dos recursos humanos das empresas de turismo ativo da Região, em prol do desenvolvimento de um turismo de natureza sustentável.

Estes cursos, com a duração de 117 horas, são homologados pela Direção Regional de Emprego e Qualificação Profissional e visam certificar profissionais para acompanhar e guiar grupos de pessoas nas áreas dos parques naturais, tendo como público-alvo todas as pessoas que pretendem exercer as atividades nas áreas protegidas.



Twitter Facebook Favorites More