Traduzir

Rádio Graciosa


14 agosto 2017

Santa Cruz da Graciosa celebra o seu Feriado Municipal

O Concelho de Santa Cruz da Graciosa celebra esta Segunda-feira o seu dia.
Este feriado municipal, tal como acontece em outros concelhos açorianos, celebra-se todos os anos na segunda-feira das Festas do Concelho de Santa Cruz da Graciosa, em honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres.
Santa Cruz da Graciosa é o nome da vila desta ilha com cerca de 1 800 habitantes, que é sede do município com o mesmo nome e que conta com 60,94 km² de área e cerca de 4 200 habitantes, subdividido em 4 freguesias. As freguesias de Santa Cruz da Graciosa são; Guadalupe, Luz, Praia (ou São Mateus) e Santa Cruz da Graciosa. O município ocupa toda a ilha Graciosa.
O concelho de Santa Cruz da Graciosa recebeu foral no ano de 1486.


Sobre a heráldica do concelho, a actual existe desde 1962, quando foi publicada no Diário do Governo n. º 167, II Série, de 17 de Julho daquele ano.
As armas, constam de negro, com um cacho de uvas de ouro folhado e sustido do mesmo. Orla de verde, carregada de seis faixas ondeadas de prata. Em chefe, subvertido na orla, um açor de sua cor, voante, tendo nas garras um escudete das quinas. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco com os dizeres "Santa Cruz da Graciosa", de negro. Bandeira - Amarela. Cordões e borla de ouro e verde. Haste e lança douradas. Selo - Circular, tendo ao centro as peças das armas, sem indicação dos esmaltes. Em volta, dentro de círculos concêntricos, os dizeres "Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa".

Twitter Facebook Favorites More