Traduzir

Rádio Graciosa


11 agosto 2017

Resumo semanal de 7 a 11 de Agosto de 2017


Avelar Santos, João Teixeira, George Ortins, Luzia Cordeiro, Paulo Cunha e Manuel José Ramos são os cabeças de lista pelo PS na Graciosa

O Partido Socialista da Graciosa procedeu, no dia 4 de Agosto, à entrega das listas candidatas às próximas Eleições Autárquicas, no Tribunal de Santa Cruz.
Estiveram presentes o atual presidente e cabeça de lista à Câmara Municipal deste município, Manuel Avelar, acompanhado pelos mandatários, José Gregório e José Ávila, o candidato à Assembleia Municipal, João Teixeira, e outros integrantes das listas do Partido Socialista.





António Reis, Rodrigo Silveira, Marco Nuno Silva, Livramento Silva, Manuel Jesus Silva e Natal Cordeiro são cabeças de lista pelo PSD Graciosa

O PSD Graciosa entregou também a 4 de Agosto, no Tribunal de Santa Cruz da Graciosa, as listas candidatas às eleições autárquicas do próximo dia 1 de Outubro de 2017.
A lista completa à Câmara Municipal é:
1- António Reis
2- Claúdia Cunha
3- Adolfo Vasconcelos
4- Tiago Louro
5- Susana Melo e Silva
6- Ricardo Nuno Melo
7- Lara Sousa
8- Augusto Espinola
9- Manuel António Silveira





PSP da Graciosa foi reforçada com 4 agentes

Em reposta a um pedido de esclarecimento, fomos informados que “atentos a uma justa e equitativa distribuição dos elementos policiais no Comando Regional dos Açores, a Esquadra de Santa Cruz da Graciosa foi recentemente reforçada com mais quatro elementos da classe de Agentes.”
Dos quatro agentes que foram colocados na Graciosa, três são jovens graciosenses que cumpriam serviço em São Jorge, enquanto aguardavam oportunidade para regressar à sua terra.
No que concerne ao policiamento das festas de Santo Cristo dos Milagres, altura em que habitualmente há um reforço extra, fomos informados que o policiamento por altura das festas  “será efetuado por todo o efetivo policial da Esquadra local”.





Santa Cruz da Graciosa engalanada para as Festas de Santo Cristo 2017

As árvores da Praça Fontes Pereira de Melo foram enfeitadas com mantos de crochet, elaborados por artesãs da Graciosa, uma iniciativa que se realiza pelo segundo ano consecutivo.
Durante as últimas duas semanas, os trabalhadores do município procederam à colocação da iluminação, da autoria dos eletricistas do município, inspirada no moinho de vento da Graciosa.
O Concelho de Santa Cruz da Graciosa está  em festa, de 10 a 15 de Agosto, esperando-se uma enchente de gente, para assistir às festas religiosas e profanas, ao Festival Ilha Branca e à Feira Taurina da Graciosa.
As Festas de Santo Cristo dos Milagres são as maiores festas da Graciosa e por isso a Segunda-feira destas festas é Feriado Municipal no Concelho de Santa Cruz da Graciosa.





Santo Cristo é alvo de devoção de milhares de graciosenses e emigrantes

Na tarde de Sábado, terá inicio a parte religiosa das festas, a cargo da Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz da Graciosa, com a trasladação da imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres, da Igreja da Misericórdia, para a Igreja Matriz.
A imagem, alvo de devoção de milhares de graciosenses e emigrantes, estará durante três dias exposta na Matriz. A tradição continuará no Domingo, com a grande procissão de Santo Cristo a sair à rua às 18h30, para percorrer as principais ruas da vila de Santa Cruz da Graciosa e na Segunda-feira a imagem regressa ao seu templo.
A imagem secular, padroeira do Concelho de Santa Cruz da Graciosa, apenas sai da sua igreja, por altura destas festas. Esta imagem é objeto de grande devoção popular e em torno dela organiza-se, no segundo domingo de Agosto, a procissão do Senhor Santo Cristo da Graciosa, a maior festividade religiosa da ilha.






Recolha de resíduos não sofrerá alterações

A recolha de resíduos, no Concelho de Santa Cruz da Graciosa, vai manter-se apesar das festas concelhias e os feriados municipal e nacional, da próxima semana.
A Câmara Municipal informou que nos feriados, do dia 14 e 15 de Agosto, não serão efectuadas alterações, na recolha de resíduos sólidos urbanos.                                                                  





Sporting de Guadalupe prepara-se para o Campeonato de Portugal Prio

A prova inicia-se a 20 de Agosto, com um novo modelo competitivo e à equipa da Graciosa coube em sorteio a Série D, constituída por equipas da região de Lisboa (zona centro) e pelas equipas açorianas do Lusitânia e Praiense.
O Guadalupe joga na 1ª jornada, em casa do 1º de Dezembro e vai estrear-se no seu campo a 27 de Agosto, frente ao Vilafranquense.
Sob o comando técnico de Bruno Àlvares, o Guadalupe tem mandado vir reforços nas últimas semanas, de modo a completar a equipa.





Graciosa registou aumento de 17,4% nos desembarques em Julho

. A ilha que apresentou maior crescimento homólogo foi o Corvo com 44,6%, seguindo-se São Miguel com 28,8%, São Jorge com 22,3%, Graciosa com 17,4%, Terceira com 17,3% e Flores com 14,3%.
Em sentido inverso, a ilha do Pico registou decréscimo homólogo de 7,6% no desembarque de passageiros.
De Janeiro a Julho, desembarcaram 13.339 passageiros no Aeroporto da Graciosa, mais 1.393 do que os registados em igual período de 2016. Nos desembarques, no mesmo período, foram registados 14.329, mais 1.336 do que em período homólogo do ano passado.
Nestes sete meses, a Graciosa foi escalada por 369 aviões.





Câmara Municipal espera muita gente nas festas do Concelho de Santa Cruz da Graciosa

A Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, que organiza a vertente profana das Festas de Santo Cristo, espera muita gente nos 5 dias de festa.
Manuel Avelar Santos, presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa disse esperar que o tempo ajude, sendo que tudo está pronto para que seja uma grande festa.
O autarca destacou o grande número de visitantes que se regista na ilha, destacando que se trata de “um ano excepcional de emigrantes”, com muito graciosenses e suas famílias a visitarem a Graciosa neste Verão.
Sobre os transportes, o autarca afirma que “poderiam ser melhores”, embora tenha sido acedido o pedido feito à Atlanticoline, para que o barco de Segunda-feira, saia depois da meia noite, para permitir que, quem se desloca por um período curto à Graciosa, possa assistir à tourada de praça daquele dia.





Projeto Nosso mar, nossa ilha 2017 alerta para a importância de proteger o nosso mar

O Projeto Nosso mar, nossa ilha 2017, está a decorrer na Graciosa entre 3 e 13 de Agosto, através de uma parceria entre a Associação de Pescadores Graciosenses e o Projeto de Investigação Representações sociais dos atores da Pesca Artesanal Açoriana sobre as políticas públicas para a gestão sustentável dos recursos marinhos das Ilhas Reserva da Biosfera, CICS.NOVA, Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Universidade Nova de Lisboa.
Este projeto tem como objetivo global a promoção de ações de reflexão e debate crítico em torno das questões e desafios que se apresentam atualmente à atividade piscatória da Graciosa, bem como ao uso sustentável do Mar da Biosfera por todos os restantes usuários.
Lázaro Silva, presidente da Associação de Pescadores Graciosenses faz um balanço muito positivo do evento, que só não correu melhor porque o tempo não ajudou.
O Diretor Regional das Pescas, Luís Rodrigues, participou no fórum e disse que o governo vê “com bons olhos” este tipo de iniciativas, em que são os próprios pescadores e as suas associações, que organizam eventos e atividades na defesa dos ecossistemas e dos recursos marinhos do nosso arquipélago.






Clube Naval da Ilha Graciosa recebe cerca de 11 mil euros de apoio ao património baleeiro

O Clube Naval da Ilha Graciosa vai receber cerca de 11 mil euros, conforme consta do despacho. Assim, são 8.471,00€ para conservação e recuperação dos botes “Serra Branca” SG-116-B e “São João” SG-103-B, eda lancha “Estefânia Correia” SG-85-B – e 2.804,40€ para aquisição de meios de salvamento.
Os apoios, de acordo com o despacho do Secretário Regional da Educação e Cultura, contemplam ainda 10 projetos de formação nas artes de velejar e remar em botes baleeiros e de aquisição de meios de salvamento.





Twitter Facebook Favorites More