Traduzir

Rádio Graciosa


04 agosto 2017

Resumo Semanal de 31 de Julho a 4 de Agosto de 2017

Deputados da Graciosa unidos contra mau serviço da Atlanticoline 

José Ávila e Manuel José Ramos do Partido Socialista e João Costa do Partido Social Democrata, manifestam juntos através de uma comunicação ao Secretário Regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares, o seu desagrado pelo serviço prestado pela Atlanticoline SA. aos escuteiros da ilha. 
A nota de imprensa conjunta, refere que os escuteiros graciosenses expuseram aos deputados alguns problemas sentidos na viagem de regresso à Graciosa, nos dias 20 e 21 de julho, nomeadamente com o transporte das bagagens dos jovens.
Os deputados do PS e do PSD eleitos pela Graciosa, numa posição conjunta, manifestam preocupação com o ocorrido e solicitam ao Governo Regional dos Açores, que assuma junto da empresa transportadora a necessidade de avaliação dos factos relatados para que os mesmos não se voltem a repetir.





Projeto “Nosso mar, nossa ilha, Graciosa 2017” decorre de 3 a 13 de Agosto

O Projeto Nosso mar, nossa ilha 2017, vai decorrer na Graciosa entre 3 e 13 de Agosto, através de uma parceria entre a Associação de Pescadores Graciosenses e o Projeto de Investigação Representações sociais dos atores da Pesca Artesanal Açoriana sobre as políticas públicas para a gestão sustentável dos recursos marinhos das Ilhas Reserva da Biosfera, CICS.NOVA, Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Universidade Nova de Lisboa.
Este projeto tem como objetivo global a promoção de ações de reflexão e debate crítico em torno das questões e desafios que se apresentam atualmente à atividade piscatória da Graciosa, bem como ao uso sustentável do Mar da Biosfera por todos os restantes usuários.
A Semana Pensar a nossa ilha (também) debaixo de água tem como objetivo juntar os cidadãos graciosenses e visitantes da ilha em torno de uma ação de cidadania marítima, com vista à reflexão partilhada sobre questões relacionadas com o uso responsável e sustentável do Mar da Biosfera, nomeadamente em relação à exploração profissional e lúdica dos recursos marinhos e preservação dos habitats.





Medicina, direito, economia e enologia são áreas prioritárias às bolsas de estudo 2017/2018

Por unanimidade, foi aprovado pelo executivo camarário de Santa Cruz da Graciosa, que para as bolsas de estudo a estudantes do ensino superior, do ano letivo 2017/2018, sejam prioritárias as áreas de medicina, direito, economia e enologia.





Câmara Municipal vai adjudicar limpeza das estradas municipais a uma empresa graciosense

No espaço de comentários desta semana, Conceição Cordeiro, reconheceu que algumas estão em mau estado, o que se deve à opção de não colocar herbicida nas estradas, optando pela limpeza manual, mas com o sol e a chuva, a erva cresceu muito depressa e não conseguiram chegar a todas. Acresce o fato de, nesta época, os trabalhadores municipais estarem mais ocupados com as festas de verão.
A vice-presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa revelou que o município decidiu convidar empresas, sediadas na Graciosa, que fazem este serviço, para apresentarem propostas, que serão posteriormente analisadas, para que seja adjudicado este trabalho, para que as estradas municipais sejam limpas.





Miniatura de bote baleeiro é peça de Agosto no Museu da Graciosa

Durante este mês a peça em destaque é uma Canoa Baleeira, em miniatura, datação da década 80, que representa o bote baleeiro "N. S.  d' Ajuda". Este objeto de artesanato foi doado por Rufino Pereira.
Na coleção do segundo semestre, patente até 31 Dezembro, está uma mostra de algumas das peças da coleção de olaria do Museu da Graciosa, onde se destacam o talhão, o alguidar, as salgadeiras, as bilhas, as panelas, os vasos, as pias, as canalizações, as telhas, entre outras.
Entre 1 de Agosto e 7 de Outubro, os visitantes do Museu podem ainda apreciar a exposição “A Festa do Divino na Ilha Graciosa”, uma mostra fotográfica, que apresenta as festas do Espírito Santo, desde estruturas, passando pelos rituais de culto e pelas cerimónias.





Município não conseguiu aprovação do arquiteto para todas as alterações que pretendia no pavilhão municipal

Conceição Cordeiro, vice-presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, disse que a obra deverá arrancar dentro de 2 semanas e o seu prazo de execução é de 4 a 5 meses.
No entanto, na obra não vai decorrer de acordo com o objetivo inicial da autarquia, que era de alterar todo o tipo de material a usar, pois não conseguiram a autorização do arquiteto. 
A grande dificuldade deve-se ao fato do arquiteto da obra, possuir direitos sobre o edifício por 15 anos, conforme estipula a lei e por isso todas as alterações terão que ser por ele aprovadas.
Em relação a dois painéis do pavilhão, não houve a aprovação do arquiteto, no entanto haverá alterações por exemplo ao nível das clarabóias, de modo a evitar as infiltrações de água.





Desenvolvimento Local de Base Comunitária para as Pescas em implementação nos Açores

Foram publicadas Quarta-feira, em Jornal Oficial, duas portarias da Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia com vista à operacionalização nos Açores de medidas do Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) do Programa Operacional Mar 2020.




José Gregório é o mandatário das listas do Partido Socialista

O professor José Gregório é o mandatário das listas do Partido Socialista, lideradas por Manuel Avelar, que concorrem à Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Juntas de Freguesia de Santa Cruz, São Mateus, Luz e Guadalupe.





José Aguiar é mandatário das listas do PSD

José Ramos de Aguiar é o mandatário das listas do Partido Social-democrata, lideradas por António Reis, que concorrem à Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Juntas de Freguesia de Santa Cruz, Praia, Luz e Guadalupe.




Autoridade Marítima alerta que banhistas devem protejer sempre os seus bens

A Polícia Marítima aconselha que em período de época balnear, em que as zonas balneares recebem diariamente um número considerável de utentes, os banhistas devem precaver-se dos furtos, protegendo sempre os seus bens com algumas medidas básicas, que podem evitar constrangimentos na ida à praia. 
A Polícia Marítima aconselha que se evite levar para a praia bens valiosos, levando apenas o essencial para a prática balnear.
Em caso de presumível furto contacte a Polícia Marítima da Graciosa  pelo 912 344 866.


Twitter Facebook Favorites More