Traduzir

Rádio Graciosa


27 janeiro 2017

Resumo Semanal 23 a 27 Janeiro 2017


Crise sísmica ao largo da Graciosa dá sinais de abrandamento

Mantém-se a tendência decrescente da atividade sísmica que se tem registado na região epicentral a W da ilha Graciosa desde o dia 20 de janeiro.
Os últimos 3 eventos foram registados na madrugada de Quarta-feira, todos de baixa magnitude, não havendo conhecimento de mais sismos terem sido sentidos pela população, à exceção dos dois de maior magnitude, verificados no último Sábado.
Recorde-se que segundo informação do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) já foram registados mais de 62 eventos sísmicos.






Membros do PSD Graciosa eleitos para órgãos regionais do partido

O PSD/Açores reuniu na Ribeira Grande, o seu XXII Congresso Regional, que contou com a presença do líder nacional do PSD, Pedro Passos Coelho e 200 congressistas, que elegeram os novos órgãos regionais do PSD/Açores.
No encontro, Duarte Freitas, presidente do PSD/Açores garantiu que o partido vai fazer uma “oposição ativa” que denuncie o “despesismo” da governação socialista, combatendo as “políticas erradas que prejudicam os açorianos”.
Relativamente à eleição dos órgãos regionais, Adolfo Vasconcelos é vogal da comissão politica regional, Bruno Silveira e Rui Filipe Melo são membros do Conselho Regional.
João Costa, presidente da Comissão Politica de Ilha do PSD Graciosa, tem lugar, por inerência, nestes dois órgãos.





Obras da Adega e Cooperativa Agrícola da Graciosa estarão prontas no segundo trimestre

A obra, no valor de 1 milhão e 140 mil euros, dotará o edifício da Adega de uma área de 1.529 metros quadrados, que se divide em quatro zonas distintas, nomeadamente a Unidade de processamento de alhos, Unidade de Mel e compotas, Unidade de processamento hortofrutícola e a unidade de vinificação moderna e com todas as condições para a produção dos vinhos Pedras Brancas..
As obras estão a decorrer bem e devem estar concluídas antes do mês de Maio, ainda a tempo da nova época frutícola e da vindima de 2017, conforme nos disse João Picanço, presidente da Adega.
Quando esta fase estiver terminada, cabe aos associados e produtores tirarem proveito do espaço, podendo até tratar outros produtos, não só a meloa, vinho e alhos.
João Picanço disse ainda que a instituição terá que se reforçar com pessoal qualificado, no entanto tem havido dificuldades na contratação de técnicos.
As expectativas para 2017 são as melhores na Adega e Cooperativa Agrícola da Ilha Graciosa.





PSD quer “forte campanha de promoção” das Termas do Carapacho

O deputado do PSD/Açores João Bruto da Costa propôs uma “forte campanha de promoção” das Termas do Carapacho, como forma de recuperar o “bom nome” da infraestrutura turística após os “danos assinaláveis” causados pelo governo regional.
“Os danos que a atuação do governo regional provocou no bom nome daquela infraestrutura exigem uma forte campanha de promoção e valorização das qualidades termais existentes no Carapacho, na ilha Graciosa”, afirma o deputado graciosense.
Em requerimento enviado à Assembleia Legislativa dos Açores, o parlamentar eleito pela ilha Graciosa questionou também o governo regional sobre as obras que ainda decorrem nas Termas do Carapacho e já deveriam estar concluídas “no passado mês de novembro de 2016”.





Junta de Guadalupe recuperou Poços da Ribeirinha

A Junta de Freguesia da Guadalupe, em colaboração com outras entidades, procedeu à recuperação dos Poços recebedores de Agua no caminho dos Poços, na localidade da Ribeirinha.
Nas primeiras semanas de Janeiro, decorreram os trabalhos de maior exigência e com apoio de máquinas, numa colaboração entre Junta de Freguesia, Secretaria da Habitaçao e Transportes e Câmara Municipal.
A requalificação daquela zona não só a fortalece em termos de segurança, como também em termos de embelezamento.






Junta de Freguesia da Luz procedeu a trabalhos de limpeza

A Junta de Freguesia da Luz está a realizar esta semana uma atividade integrada no programa ECO FREGUESIA, Freguesia Limpa 2016.
Os trabalhadores da autarquia da Luz procederam a várias limpezas, em vários locais da freguesia que resultaram numa quantidade considerável de resíduos.





PS Graciosa iniciou caminho rumo às Autárquicas 2017, mas ainda sem candidato confirmado

O PS Graciosa promoveu na noite desta Quinta-feira, um debate denominado “As Autarquias Locais e o Desenvolvimento Local”.
O evento insere-se no processo relativo à elaboração do programa para as Autárquicas 2017, e contou com a presença de Álamo de Menezes, Presidente da Câmara de Angra do Heroísmo.
Avelar Santos, Secretário Coordenador do PS Graciosa, disse que é intenção do partido abrir-se não só aos militantes, mas a todos os graciosenses, no sentido de recolher contributos para a elaboração de um bom programa, para os próximos quatro anos na Graciosa.
Questionado sobre se irá se recandidatar, Avelar Santos disse que ainda nada está definido, pois agora é que se está a iniciar todo o processo. O atual autarca afirma que os órgãos do partido de ilha serão ouvidos ainda, devendo ficar tudo definido ainda no primeiro trimestre.
Álamo de Menezes, presidente da Câmara de Angra e com uma experiência de 16 anos no Governo Regional, foi o orador convidado da noite.
O autarca afirma que avizinham-se mudanças nos próximos 4 anos, resultantes de mudanças nas politicas nacionais e internacionais que se refletem a nível regional e é preciso preparar estratégias para saber responder a esses desafios.






Paróquia de Nossa Senhora da Luz acolhe 2ª Festival Pautas de Luz

Nos dias 27, 28 e 29 de Janeiro, realiza-se na Igreja de Nossa Senhora da Luz, a 2ª edição do Festival Pautas de Luz.
O evento realiza-se a partir das 20 horas, nos três dias, dedicados à Festa das Candeias.
Esta Sexta-feira, o dia é dedicado à música popular, com grupos de folclore, escuteiros e jovens.

No Sábado, tocam as filarmónicas da ilha e no Domingo, os grupos corais e a Banda de Sopros da Graciosa.

Twitter Facebook Favorites More